CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-05 deve divulgar conhecimentos da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, avaliar as necessidades educacionais dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de improvisação, orientar trabalho em sala de leitura, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, ensinar atividades recreativas, atuar em programas de habilitação educacional, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, ministrar palestras e cursos, participar de programas de inclusão escolar, demonstrar flexibilidade, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, elaborar relatórios, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, analisar propostas pedagógicas, prestar assessoria a comunidade escolar, demonstrar capacidade de observação, pesquisar estratégias de aquisição de língua, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, pesquisar o uso de tecnologias, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, criar materiais didático-pedagógicos, planejar programas de intervenção educacional individual, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, elaborar material visual para alunos, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, elaborar programas de atendimento educacional, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de motivar o outro, demonstrar capacidade de liderança, atuar em programas de reabilitação educacional, dominar diferentes formas de comunicação, confeccionar materiais didático-pedagógicos, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, proceder com ética, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, ensinar as atividades de vida diária - avd, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar da organização de eventos sobre prevenção, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, definir conteúdos escolares, elaborar projetos de pesquisa, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de planejamento, atuar em programas de estimulação essencial, orientar estágios dos alunos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, elaborar registros de avanços dos alunos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, pesquisar língua escrita de sinais, dominar conteúdos e metodologias da área, avaliar os resultados dos projetos, avaliar o desempenho linguístico do surdos, participar de fóruns de saúde e educação, preparar professores para classes de inclusão, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, encaminhar alunos para avaliações específicas, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, registrar notas e conteúdos em diários de classe, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, estabelecer parcerias com as famílias, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar capacidade de administrar frustações, demonstrar criatividade, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa, participar de conselhos de classe, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, participar de associações da categoria, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar plano de aulas, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, avaliar conhecimento do aluno iniciante, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar da elaboração do currículo escolar, criar materiais para comunicação alternativa, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, avaliar comunicação receptiva dos alunos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, ministrar aulas de orientação para o trabalho, acompanhar treinamento do aluno em empresas, estudar a língua escrita da língua de sinais, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar das associações da área, participar da elaboração de textos sobre temas da área, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, ensinar as atividades de vida autônoma, participar de palestras e cursos, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, orientar voluntários para educação especial em comunidades, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, analisar novas teorias para implementação prática, implementar programas de atendimento educacional, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar tolerância, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, pesquisar temas de educação especial, participar da elaboração do plano de ensino, ensinar língua portuguesa, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar de projetos de pesquisa, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, elaborar projetos de estimulação essencial, pesquisar a língua de sinais, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, encaminhar aluno para ensino regular, avaliar rendimento escolar, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, divulgar a língua de sinais para a comunidade, coordenar curso, dominar braile, elaborar projetos com instituições não escolares, planejar atividades extra-classe, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, corrigir trabalhos dos alunos, estudar as propostas da legislação educacional, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais.