CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial

O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.

Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de educação especial.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.

Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.

Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.

Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.

Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.

Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.

Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2392-05 deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, formar profissionais para atuação na Área, divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05

Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos (ou sinônimo) deve dominar braile, demonstrar capacidade de improvisação, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, encaminhar alunos para avaliações específicas, proceder com ética, estudar a língua escrita da língua de sinais, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, preparar professores para classes de inclusão, participar de palestras e cursos, ensinar as atividades de vida diária - avd, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar de projetos de pesquisa, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar criatividade, prestar assessoria a comunidade escolar, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, elaborar programas de atendimento educacional, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, pesquisar língua escrita de sinais, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, avaliar rendimento escolar, demonstrar capacidade de planejamento, pesquisar o uso de tecnologias, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de observação, orientar estágios dos alunos, participar das associações da área, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar projetos com instituições não escolares, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, elaborar instrumentos de avaliação, implementar programas de atendimento educacional, avaliar comunicação receptiva dos alunos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, registrar notas e conteúdos em diários de classe, criar materiais didático-pedagógicos, pesquisar estratégias de aquisição de língua, elaborar relatórios, acompanhar treinamento do aluno em empresas, demonstrar tolerância, participar da elaboração do plano de ensino, ministrar palestras e cursos, atuar em programas de habilitação educacional, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, analisar propostas pedagógicas, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar plano de aulas, participar da elaboração do currículo escolar, planejar atividades extra-classe, demonstrar capacidade de liderança, criar materiais para comunicação alternativa, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar da organização de eventos sobre prevenção, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, corrigir trabalhos dos alunos, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, demonstrar capacidade de administrar frustações, orientar trabalho em sala de leitura, criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa, dominar língua de sinais, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, analisar novas teorias para implementação prática, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, dominar conteúdos e metodologias da área, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de motivar o outro, divulgar a língua de sinais para a comunidade, planejar programas de intervenção educacional individual, participar da elaboração de textos sobre temas da área, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, pesquisar temas de educação especial, elaborar material visual para alunos, coordenar curso, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, atuar em programas de estimulação essencial, participar de programas de inclusão escolar, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, demonstrar flexibilidade, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar de associações da categoria, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, estabelecer parcerias com as famílias, estudar as propostas da legislação educacional, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, avaliar conhecimento do aluno iniciante, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, definir conteúdos escolares, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar de conselhos de classe, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, participar de fóruns de saúde e educação, ministrar aulas de orientação para o trabalho, avaliar os resultados dos projetos, participar de reuniões pedagógicas, ensinar língua portuguesa, pesquisar a língua de sinais, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar projetos de pesquisa, avaliar o desempenho linguístico do surdos, ensinar atividades recreativas, orientar voluntários para educação especial em comunidades, atuar em programas de reabilitação educacional, encaminhar aluno para ensino regular, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar registros de avanços dos alunos.

Cargos e salários CBO 2392-05 - Professores de educação especial

Salário Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos

Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Pedagogo em Educação Especial de Surdos

Pedagogo em Educação Especial de Surdos: Brasil

O profissional no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação

Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação: Brasil

O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação

Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)

Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial)

Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos

Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

O profissional no cargo de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.745 e 4.870 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 477 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.