CBO 2392-05 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
Funções
preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar de atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos da Área, formar profissionais para atuação na Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, pesquisar sobre temas de interesse da Área.
Atividades
demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, criar materiais para comunicação alternativa, pesquisar língua escrita de sinais, ensinar as atividades de vida diária (avd), realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de planejamento, avaliar o desempenho linguístico do surdos, elaborar projetos com instituições não escolares, orientar estágios dos alunos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, demonstrar criatividade, divulgar a língua de sinais para a comunidade, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, preparar professores para classes de inclusão, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, participar da elaboração do plano de ensino, participar de associações da categoria, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, ensinar atividades recreativas, elaborar relatórios, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, definir conteúdos escolares, elaborar projetos de pesquisa, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, encaminhar aluno para ensino regular, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, encaminhar alunos para avaliações específicas, avaliar rendimento escolar, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, demonstrar capacidade de motivar o outro, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, participar de conselhos de classe, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, participar da elaboração de textos sobre temas da área, dominar conteúdos e metodologias da área, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar tolerância, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, elaborar material visual para alunos, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, prestar assessoria à comunidade escolar, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, planejar atividades extraclasse, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, elaborar programas de atendimento educacional, participar de projetos de pesquisa, estudar a língua escrita da língua de sinais, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, implementar programas de atendimento educacional, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, avaliar comunicação expressiva dos alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, demonstrar capacidade de liderança, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar da elaboração do currículo escolar, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), estudar as propostas da legislação educacional, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, trabalhar com recursos da linguagem da informática, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, orientar voluntários para educação especial em comunidades, demonstrar capacidade de administrar frustações, proceder com ética, atuar em programas de reabilitação educacional, elaborar plano de aulas, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, planejar programas de intervenção educacional individual, pesquisar a língua de sinais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, participar de fóruns de saúde e educação, participar da organização de eventos sobre prevenção, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar das associações da área, ministrar palestras e cursos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, analisar propostas pedagógicas, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, acompanhar treinamento do aluno em empresas, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de observação, participar de palestras e cursos, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, pesquisar o uso de tecnologias, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, corrigir trabalhos dos alunos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, coordenar curso, avaliar comunicação receptiva dos alunos, ensinar língua portuguesa, analisar novas teorias para implementação prática, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, atuar em programas de habilitação educacional, demonstrar capacidade de improvisação, orientar trabalho em sala de leitura, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, participar de reuniões pedagógicas, atuar em programas de estimulação essencial, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, dominar braile, dominar língua de sinais, elaborar registros de avanços dos alunos, criar materiais didático-pedagógicos, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, pesquisar temas de educação especial, avaliar os resultados dos projetos, demonstrar flexibilidade, pesquisar estratégias de aquisição de língua, dominar diferentes formas de comunicação, elaborar projetos de estimulação essencial, estabelecer parcerias com as famílias, elaborar instrumentos de avaliação, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias.