CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

Entenda o que fazem os professores de educação especial no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
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  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

O Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos participa do planejamento do ensino, realiza ação docente e faz avaliação da aprendizagem, na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos. Desenvolve educação escolar bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português. Pode participar do desenvolvimento de programas de formação profissional para alunos com deficiência auditiva e surdos. Prepara materiais pedagógicos e instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva. Forma profissionais para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos. Divulga informações da área de educação especial em diversos meios de comunicação. Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2392-05

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Planeja o desenvolvimento de educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos, em classes de escolas comuns de rede regular de ensino, em classes de escolas bilíngues de surdos, ou em polos de educação bilíngue de surdos. Analisa as informações sobre os alunos - identificando casos de surdo oralizado, com deficiência auditiva sinalizante, entre outros - para criar as condições necessárias para inclusão em classes da educação escolar, a partir da educação infantil.

Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português, como segunda língua. Participa da implementação do currículo escolar, fazendo a adequação do ensino dos componentes curriculares às necessidades educacionais de cada aluno.

Elabora planos de ensino, definindo estratégias, atividades e recursos didáticos. Elabora planos de aulas, incluindo atividades com base na experiência visual dos alunos. Planeja a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando critérios que consideram também a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos. Cria material em Libras. Elabora material visual. Produz material multimídia com legendas e língua de sinais.

Realiza a ação docente, ensinando conteúdos e desenvolvendo atividades em língua de sinais e em língua portuguesa. Usa técnicas de fonética e repetição.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva, tais como “software” de comunicação alternativa (para tradução “on-line” de texto e voz para Libras) e recursos de auxílio para ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com deficiência auditiva, surdez ou surdo-cegueira. Instrui e monitora alunos em uso e cuidado de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Avalia o processo de ensino-aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos. Avalia desempenho linguístico de surdos. Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, comunicação expressiva e comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Elabora relatórios e registros de rendimento escolar dos alunos.

Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.

Pode participar do desenvolvimento de programas de formação profissional para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando no planejamento e na execução das atividades.

Pode contribuir com processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência auditiva e surdos em organização pública ou privada, disseminando a cultura de respeito pela singularidade do indivíduo e, quando necessário, participando da adequação das condições de trabalho.

Forma tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, docentes da formação profissional, e profissionais de apoio em unidade escolar.

Pode desenvolver plano individualizado de atendimento a familiares de alunos, por meio da promoção de curso de Libras.

Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de reuniões, seminários e outros eventos. Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação. Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade.

Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas –, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos. Realiza estudo de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CONVERSÃO ONLINE DE TEXTO E VOZ PARA LÍNGUA DE SINAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CBT - TREINAMENTO BASEADO EM COMPUTADOR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: CONCEITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, BARREIRAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E SOCIEDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PESQUISA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO DO ENSINO, DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, ESTILOS, CATEGORIZAÇÕES, DIMENSÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CONTEÚDOS E METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DE: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO, PÚBLICO ALVO, OUTROS ASPECTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM, COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, PRÁTICAS DOCENTES RECOMENDADAS, AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E DE VIDA AUTÔNOMA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PAPEL DA FAMÍLIA, PAPEL DA ESCOLA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA) 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CONCEITO, FERRAMENTAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CONCEITOS E FUNDAMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE) CULTURA SURDA E LIBRAS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 3 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 2 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 2 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 2 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 2

Condições de Trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • Avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • Divulgar conhecimentos da Área;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Formar profissionais para atuação na Área;
  • Participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • Participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • Participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • Pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • Atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • Avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • Implementar programas de atendimento educacional;
  • Avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos;
  • Confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • Ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
  • Dominar braile;
  • Recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • Demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • Coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend;
  • Proceder com ética;
  • Selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • Acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • Adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • Prestar assessoria a comunidade escolar;
  • Elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • Demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • Participar da elaboração do currículo escolar;
  • Analisar novas teorias para implementação prática;
  • Elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
  • Avaliar os resultados dos projetos;
  • Encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • Elaborar instrumentos de avaliação;
  • Dominar língua de sinais;
  • Definir conteúdos escolares;
  • Participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • Planejar programas de intervenção educacional individual;
  • Desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
  • Ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • Elaborar material visual para alunos;
  • Participar de fóruns de saúde e educação;
  • Elaborar registros de avanços dos alunos;
  • Planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • Demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • Participar da elaboração do plano de ensino;
  • Desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • Realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • Participar de programas de inclusão escolar;
  • Preparar professores para classes de inclusão;
  • Participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • Encaminhar aluno para ensino regular;
  • Participar de projetos de pesquisa;
  • Demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • Indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • Participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • Ensinar atividades recreativas;
  • Coordenar curso;
  • Pesquisar a língua de sinais;
  • Produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
  • Ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Avaliar rendimento escolar;
  • Dominar diferentes formas de comunicação;
  • Planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • Elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • Criar materiais didático-pedagógicos;
  • Elaborar relatórios;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • Trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • Participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • Ensinar língua portuguesa;
  • Orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • Analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • Trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • Divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • Ensinar as atividades de vida diária - avd;
  • Demonstrar capacidade de improvisação;
  • Realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva;
  • Dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Avaliar o desempenho linguístico do surdos;
  • Atuar em programas de reabilitação educacional;
  • Orientar estágios dos alunos;
  • Dominar conteúdos e metodologias da área;
  • Contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • Corrigir trabalhos dos alunos;
  • Participar de conselhos de classe;
  • Demonstrar criatividade;
  • Atuar em programas de habilitação educacional;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
  • Organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • Participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • Preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • Demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • Participar de palestras e cursos;
  • Participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • Ministrar palestras e cursos;
  • Planejar atividades extra-classe;
  • Pesquisar temas de educação especial;
  • Criar materiais para comunicação alternativa;
  • Pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos;
  • Elaborar projetos com instituições não escolares;
  • Estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • Estudar as propostas da legislação educacional;
  • Participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • Participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • Estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • Demonstrar capacidade de planejamento;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • Preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • Atuar em programas de estimulação essencial;
  • Estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • Divulgar a língua de sinais para a comunidade;
  • Encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • Participar de reuniões pedagógicas;
  • Estabelecer parcerias com as famílias;
  • Prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • Pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • Gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc;
  • Pesquisar estratégias de aquisição de língua;
  • Pesquisar língua escrita de sinais;
  • Avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • Preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • Elaborar programas de atendimento educacional;
  • Participar de associações da categoria;
  • Preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
  • Elaborar projetos de estimulação essencial;
  • Participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • Elaborar projetos de pesquisa;
  • Demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • Avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • Analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • Analisar propostas pedagógicas;
  • Demonstrar tolerância;
  • Divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
  • Desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • Planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
  • Demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • Conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • Encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • Preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • Elaborar plano de aulas;
  • Registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • Participar das associações da área;
  • Preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
  • Demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • Pesquisar o uso de tecnologias;
  • Orientar trabalho em sala de leitura;
  • Criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa;
  • Ensinar as atividades de vida autônoma;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05

CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de alunos com deficiência auditiva e surdos que pertence ao grupo dos professores de educação especial, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial