CBO 2392-05 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

Descrição dos cargos da categoria Professores de educação especial

Os Professores de educação especial CBO 2392-05 promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Condições de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções dos Professores de educação especial CBO 2392-05

Professores de educação especial devem:

  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • Atividades dos cargos CBO 2392-05

    Entre as principais atribuições dos Professores de educação especial CBO 2392-05 estão as de:

    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • avaliar rendimento escolar;
    • definir conteúdos escolares;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • proceder com ética;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar de palestras e cursos;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • ministrar palestras e cursos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar das associações da área;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • coordenar curso;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • demonstrar tolerância;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • planejar atividades extraclasse;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • ensinar atividades recreativas;
    • elaborar material visual para alunos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • orientar estágios dos alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • participar de conselhos de classe;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • elaborar plano de aulas;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • dominar língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • ensinar língua portuguesa;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • participar de associações da categoria;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • dominar braile;

    Cargos e salários CBO 2392-05 - Professores de educação especial

    Salário Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos

    Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

    • 341
    • Brasil
    • 2.19 - 4.387
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.19 e 4.387 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 341 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
    Salário Pedagogo em Educação Especial de Surdos

    Pedagogo em Educação Especial de Surdos: Brasil

    • 326
    • Brasil
    • 2.182 - 4.379
    • 30h
    O profissional no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.182 e 4.379 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
    Salário Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação

    Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação: Brasil

    • 341
    • Brasil
    • 2.19 - 4.387
    • 30h
    O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.19 e 4.387 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 341 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
    Salário Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação

    Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação: Brasil

    • 341
    • Brasil
    • 2.19 - 4.387
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.19 e 4.387 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 341 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
    Salário Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)

    Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial): Brasil

    • 341
    • Brasil
    • 2.19 - 4.387
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.19 e 4.387 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 341 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
    Salário Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial)

    Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial): Brasil

    • 326
    • Brasil
    • 2.182 - 4.379
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.182 e 4.379 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
    Salário Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos

    Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

    • 341
    • Brasil
    • 2.19 - 4.387
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.19 e 4.387 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 341 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.