CBO 2392-05 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de educação especial.
      • Profissionais do ensino.

Funções

divulgar conhecimentos da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, atuar no processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área.

Atividades

avaliar o desempenho linguístico do surdos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, pesquisar língua escrita de sinais, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, estudar a língua escrita da língua de sinais, criar materiais para comunicação alternativa, dominar braile, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, pesquisar estratégias de aquisição de língua, encaminhar alunos para avaliações específicas, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, ensinar atividades recreativas, divulgar a língua de sinais para a comunidade, demonstrar criatividade, participar da elaboração de textos sobre temas da área, participar das associações da área, atuar em programas de habilitação educacional, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, criar materiais didático-pedagógicos, elaborar projetos de estimulação essencial, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, avaliar comunicação receptiva dos alunos, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, avaliar rendimento escolar, participar de conselhos de classe, registrar notas e conteúdos em diários de classe, orientar voluntários para educação especial em comunidades, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, participar da elaboração do plano de ensino, demonstrar capacidade de improvisação, planejar programas de intervenção educacional individual, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, proceder com ética, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, implementar programas de atendimento educacional, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, coordenar curso, participar de projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, analisar novas teorias para implementação prática, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de motivar o outro, elaborar relatórios, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, pesquisar a língua de sinais, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar tolerância, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar de palestras e cursos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, elaborar material visual para alunos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, orientar trabalho em sala de leitura, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, prestar assessoria à comunidade escolar, avaliar os resultados dos projetos, participar da elaboração do currículo escolar, participar de associações da categoria, adequar o currículo às necessidades dos alunos, atuar em programas de estimulação essencial, participar de programas de inclusão escolar, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, avaliar comunicação expressiva dos alunos, orientar estágios dos alunos, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de observação, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, analisar propostas pedagógicas, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, dominar diferentes formas de comunicação, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, corrigir trabalhos dos alunos, elaborar plano de aulas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, ensinar as atividades de vida diária (avd), criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, encaminhar aluno para ensino regular, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de fóruns de saúde e educação, dominar conteúdos e metodologias da área, pesquisar temas de educação especial, demonstrar flexibilidade, elaborar projetos com instituições não escolares, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, demonstrar capacidade de planejamento, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, elaborar registros de avanços dos alunos, estudar as propostas da legislação educacional, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de liderança, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar da organização de eventos sobre prevenção, preparar professores para classes de inclusão, acompanhar treinamento do aluno em empresas, definir conteúdos escolares, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, ensinar língua portuguesa, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, atuar em programas de reabilitação educacional, estabelecer parcerias com as famílias, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar programas de atendimento educacional, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, demonstrar capacidade de administrar frustações, dominar língua de sinais, planejar atividades extraclasse, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ensinar a língua portuguesa como segunda língua.

Cargos e salários CBO 2392-05 - Professores de educação especial

Salário Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)

Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial): Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial)

Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial): Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos

Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos

Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Pedagogo em Educação Especial de Surdos

Pedagogo em Educação Especial de Surdos: Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação

Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação: Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação

Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação: Brasil

  • 432
  • Brasil
  • 2.682 - 5.158
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.682 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.