CBO 2392-25 - Professor de alunos com deficiência visual
Entenda o que fazem os professores de educação especial no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de alunos com deficiência visual e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de alunos com deficiência visual
O Professor de Alunos com Deficiência Visual participa do planejamento do ensino, realiza ação docente e faz avaliação da aprendizagem, na educação especial para alunos com deficiência visual. Analisa informações sobre os alunos, para criar as condições necessárias para inclusão em classes da educação escolar. Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual. Presta orientações sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva. Conduz o aprendizado do sistema braille de forma simultânea ao processo de alfabetização. Forma profissionais para atuação em educação especial de alunos com deficiência visual. Divulga conhecimentos sobre educação especial. Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da educação especial. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2392-25
Participa na construção de plano para desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência visual.
Planeja atividade de exploração, pelo aluno, do espaço concreto da sala de aula e do trajeto rotineiro (como entrada da escola, pátio, cantina, entre outros ambientes). Estabelece relacionamento com a família dos alunos, para conhecer melhor suas necessidades, hábitos e comportamentos. Incentiva o processo natural de interação entre alunos com deficiência visual e os demais da turma. Estimula a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, na superação de dificuldades.
Providencia recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – tais como sorobã (instrumento para realização de cálculos) e lupas eletrônicas portáteis para alunos com baixa visão - e presta orientações sobre o seu uso.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual. Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos. Prepara materiais de alto contraste. Adapta jogos pedagógicos em braille e tipos ampliados. Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão. Grava textos em diferentes suportes.
Participa da implementação do currículo escolar, fazendo a adequação do ensino dos componentes curriculares às necessidades educacionais de cada aluno com deficiência visual.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos didáticos. Elabora planos de aulas. Planeja a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual.
Realiza a ação docente, ensinando conteúdos formativos. Conduz o aprendizado do sistema braille de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização.
Promove o uso de computador pelos alunos com deficiência visual, iniciando com treinamento de digitação. Orienta aluno a usar leitor de tela (“software” que converte texto em voz), para ouvir o conteúdo exibido na tela do computador, “smartphone” ou “tablet”. Orienta aluno com baixa visão a utilizar “softwares” ampliadores de tela ou de caracteres, que aumentam o tamanho da fonte e das imagens na tela do computador.
Avalia o processo de ensino-aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos. Avalia estilos e ritmos de aprendizagem. Registra o rendimento escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Elabora relatórios sobre os avanços dos alunos.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.
Pode encaminhar e orientar alunos com deficiência visual para realização de ensino profissional.
Forma profissionais para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual. Promove cursos sobre o alfabeto braille e sobre noções básicas do sistema.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, participando de reuniões, seminários e outros eventos.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – e a legislação educacional. Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias. Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos e às descobertas de equipamentos e materiais para uso de alunos com deficiência visual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CONVERSÃO ONLINE DE TEXTO PARA FALA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CBT - TREINAMENTO BASEADO EM COMPUTADOR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: CONCEITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, BARREIRAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E SOCIEDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PESQUISA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO DO ENSINO, DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, ESTILOS, CATEGORIZAÇÕES, DIMENSÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CONTEÚDOS E METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DE: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO, PÚBLICO ALVO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DEFICIÊNCIA VISUAL: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM, COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, PRÁTICAS DOCENTES RECOMENDADAS, AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E DE VIDA AUTÔNOMA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE SOROBÃ | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PAPEL DA FAMÍLIA, PAPEL DA ESCOLA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CONCEITO, FERRAMENTAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CONCEITOS E FUNDAMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE) SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA BRAILLE | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 2 |
Condições de Trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Formar profissionais para atuação na Área;
- Divulgar conhecimentos da Área;
- Preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
- Participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
- Atuar no processo de ensino-aprendizagem;
- Participar de atividades pedagógico-administrativas;
- Participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
- Pesquisar sobre temas de interesse da Área;
- Participar de reuniões pedagógicas;
- Demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- Demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- Participar da elaboração do plano de ensino;
- Pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- Realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- Demonstrar tolerância;
- Participar de conselhos de classe;
- Conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- Avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- Indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- Atuar em programas de habilitação educacional;
- Ensinar língua portuguesa;
- Ensinar as atividades de vida autônoma;
- Demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- Participar de fóruns de saúde e educação;
- Preparar materiais de auto-contraste;
- Desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- Divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- Participar da elaboração do currículo escolar;
- Prestar assessoria a comunidade escolar;
- Preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Alfabetizar em braile;
- Elaborar registros de avanços dos alunos;
- Demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Pesquisar o uso de tecnologias;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Ensinar as atividades de vida diária - avd;
- Dominar língua de sinais;
- Participar de programas de inclusão escolar;
- Participar da organização de eventos sobre prevenção;
- Demonstrar capacidade de motivar o outro;
- Criar materiais didático-pedagógicos;
- Elaborar projetos com instituições não escolares;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- Contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- Transcrever a tinta textos em braile dos alunos;
- Participar de associações da categoria;
- Prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- Recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- Elaborar material visual para alunos;
- Implementar programas de atendimento educacional;
- Encaminhar aluno para ensino regular;
- Coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend;
- Participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- Elaborar relatórios;
- Ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- Ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
- Demonstrar flexibilidade;
- Selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- Dominar diferentes formas de comunicação;
- Trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- Acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- Preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- Estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- Trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- Transcrever textos em tipos ampliados;
- Analisar propostas pedagógicas;
- Analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- Prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
- Orientar trabalho em sala de leitura;
- Organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- Corrigir trabalhos dos alunos;
- Elaborar programas de atendimento educacional;
- Encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- Demonstrar capacidade de planejamento;
- Demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- Atuar em programas de estimulação essencial;
- Realizar atividades para orientação e mobilidade;
- Adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- Criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- Avaliar os resultados dos projetos;
- Elaborar projetos de estimulação essencial;
- Ensinar atividades recreativas;
- Participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- Ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- Participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- Coordenar curso;
- Preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- Estabelecer parcerias com as famílias;
- Demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- Dominar conteúdos e metodologias da área;
- Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Elaborar plano de aulas;
- Avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos;
- Atuar em programas de reabilitação educacional;
- Estudar a língua escrita da língua de sinais;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- Participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- Encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- Participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- Preparar professores para classes de inclusão;
- Participar de palestras e cursos;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- Confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- Preparar a comunidade para uso do braile;
- Realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva;
- Avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- Elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- Gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc;
- Definir conteúdos escolares;
- Participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Proceder com ética;
- Dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- Analisar novas teorias para implementação prática;
- Transcrever textos em tinta para o braile;
- Planejar programas de intervenção educacional individual;
- Orientar estágios dos alunos;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Criar materiais para comunicação alternativa;
- Participar das associações da área;
- Demonstrar capacidade de administrar frustações;
- Pesquisar temas de educação especial;
- Adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
- Estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- Analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- Registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- Elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- Estudar as propostas da legislação educacional;
- Dominar braile;
- Planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- Planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- Planejar atividades extra-classe;
- Avaliar rendimento escolar;
- Participar de projetos de pesquisa;
- Orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- Participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- Demonstrar criatividade;
- Preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- Ministrar palestras e cursos;
- Encaminhar alunos para avaliações específicas;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Alunos com Deficiência Física
- Professor de Reabilitação Visual
- Professor de Sorobã
- Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
- Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
- Monitor de Braile
- Professor de Alunos com Deficiência Visual
- Pedagogo em Educação Especial de Cegos
- Professor de Braile
- Professor de Cegos
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-25
CBO 2392-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de alunos com deficiência visual que pertence ao grupo dos professores de educação especial, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
-
-
-
-
- Professores de educação especial
-
-