CBO 2392-25 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de educação especial CBO 2392-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

Descrição dos cargos da categoria Professores de educação especial

Os Professores de educação especial CBO 2392-25 promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Condições de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções dos Professores de educação especial CBO 2392-25

Professores de educação especial devem:

  • formar profissionais para atuação na Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • Atividades dos cargos CBO 2392-25

    Entre as principais atribuições dos Professores de educação especial CBO 2392-25 estão as de:

    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • dominar língua de sinais;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • coordenar curso;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • elaborar relatórios;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • alfabetizar em braile;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • participar de conselhos de classe;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • ensinar língua portuguesa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • participar de associações da categoria;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • ensinar atividades recreativas;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • ministrar palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • orientar estágios dos alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • definir conteúdos escolares;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • dominar braile;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • proceder com ética;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • planejar atividades extraclasse;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • demonstrar tolerância;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • participar das associações da área;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • elaborar material visual para alunos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;

    Cargos e salários CBO 2392-25 - Professores de educação especial

    Salário Pedagogo em Educação Especial de Cegos

    Pedagogo em Educação Especial de Cegos: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Cegos CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Braile

    Professor de Braile: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Braile CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Cegos

    Professor de Cegos: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Cegos CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos

    Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Reabilitação Funcional de Cego

    Professor de Reabilitação Funcional de Cego: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Reabilitação Funcional de Cego CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Reabilitação Visual

    Professor de Reabilitação Visual: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Reabilitação Visual CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Sorobã

    Professor de Sorobã: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Sorobã CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Professor de Alunos com Deficiência Visual

    Professor de Alunos com Deficiência Visual: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Visual CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.
    Salário Monitor de Braile

    Monitor de Braile: Brasil

    • 151
    • Brasil
    • 2.023 - 4.086
    • 32h
    O profissional no cargo de Monitor de Braile CBO 2392-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 4.086 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-25.