CBO 2392-25 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2392-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
Funções
pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar de atividades pedagógico-administrativas, formar profissionais para atuação na Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, avaliar as necessidades educacionais dos alunos.
Atividades
participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, participar de associações da categoria, planejar atividades extraclasse, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, ministrar aulas de orientação para o trabalho, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, participar da organização de eventos sobre prevenção, encaminhar alunos para avaliações específicas, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, dominar diferentes formas de comunicação, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração do plano de ensino, orientar estágios dos alunos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, demonstrar capacidade de motivar o outro, encaminhar aluno para ensino regular, orientar voluntários para educação especial em comunidades, atuar em programas de habilitação educacional, implementar programas de atendimento educacional, dominar conteúdos e metodologias da área, planejar programas de intervenção educacional individual, registrar notas e conteúdos em diários de classe, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, atuar em programas de reabilitação educacional, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de administrar frustações, ensinar as atividades de vida diária (avd), recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, dominar braile, realizar atividades para orientação e mobilidade, preparar professores para classes de inclusão, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, participar de programas de inclusão escolar, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, pesquisar temas de educação especial, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, elaborar material visual para alunos, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar plano de aulas, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da elaboração de textos sobre temas da área, demonstrar capacidade de improvisação, orientar trabalho em sala de leitura, definir conteúdos escolares, participar das associações da área, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, elaborar registros de avanços dos alunos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, transcrever textos em tinta para o braile, analisar novas teorias para implementação prática, demonstrar flexibilidade, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, atuar em programas de estimulação essencial, participar de conselhos de classe, criar materiais didático-pedagógicos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, elaborar projetos com instituições não escolares, participar de palestras e cursos, analisar propostas pedagógicas, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), demonstrar capacidade de liderança, alfabetizar em braile, participar de fóruns de saúde e educação, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, ensinar atividades recreativas, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar criatividade, estudar as propostas da legislação educacional, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, estudar a língua escrita da língua de sinais, avaliar os resultados dos projetos, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, preparar a comunidade para uso do braile, ensinar língua portuguesa, elaborar programas de atendimento educacional, avaliar rendimento escolar, coordenar curso, participar de reuniões pedagógicas, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, ensinar as atividades de vida autônoma, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, participar de projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, prestar assessoria à comunidade escolar, demonstrar capacidade de observação, proceder com ética, avaliar comunicação receptiva dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de planejamento, elaborar relatórios, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, adequar o currículo às necessidades dos alunos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar projetos de pesquisa, corrigir trabalhos dos alunos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, ministrar palestras e cursos, elaborar projetos de estimulação essencial, preparar materiais de autocontrate, transcrever textos em tipos ampliados, dominar língua de sinais, participar da elaboração do currículo escolar.