CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Descrição dos cargos da categoria Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Condições de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Funções dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • Atividades dos cargos CBO 2394-05

    Entre as principais atribuições dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 estão as de:

    • administrar tempo;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • organizar encontro de educandos;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • auto avaliar-se;
    • selecionar referencial teórico;
    • divulgar deliberações;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • formar equipes de trabalho;
    • traçar metas educacionais;
    • elaborar textos de orientação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • pesquisar práticas educativas;
    • assessorar o trabalho docente;
    • elaborar relatórios;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • promover trocas de experiências;
    • compreender o contexto;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular a solidariedade;
    • estimular o respeito mútuo;
    • entrevistar;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • organizar grupos de estudos;
    • demonstrar versatilidade;
    • expressar-se com clareza;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • interagir com os pais;
    • administrar conflitos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • emitir pareceres;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • planejar ações de operacionalização;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • construir sistema de avaliação;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • estimular o senso crítico;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • atualizar-se continuamente;
    • traçar objetivos educacionais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar proatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • formar-se continuamente;
    • estimular valores estéticos;
    • administrar recursos de trabalho;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • respeitar a autoria do educador;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • administrar a demanda por vagas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • avaliar a instituição escolar;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • socializar informações;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • desenvolver a autoestima;
    • respeitar as diversidades;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • dimensionar os problemas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estimular o senso de justiça;
    • estudar continuamente;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • participar das avaliações externas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • estimular a cooperação;
    • equalizar informações;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • observar o desempenho das classes;
    • analisar o desempenho das classes;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • selecionar bibliografia;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar reuniões;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • estimular a criatividade;

    Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

    Salário Coordenador Pedagógico

    Coordenador Pedagógico: Brasil

    • 19.555
    • Brasil
    • 2.979 - 7.807
    • 38h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.807 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 19.555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries

    Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries: Brasil

    • 19.555
    • Brasil
    • 2.979 - 7.807
    • 38h
    O profissional no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.807 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 19.555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Auxiliar de Curso

    Coordenador Auxiliar de Curso: Brasil

    • 19.555
    • Brasil
    • 2.979 - 7.807
    • 38h
    O profissional no cargo de Coordenador Auxiliar de Curso CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.807 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 19.555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador de Disciplina e Área de Estudo

    Coordenador de Disciplina e Área de Estudo: Brasil

    • 19.555
    • Brasil
    • 2.979 - 7.807
    • 38h
    O profissional no cargo de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.807 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 19.555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador de Ensino

    Coordenador de Ensino: Brasil

    • 19.555
    • Brasil
    • 2.979 - 7.807
    • 38h
    O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.807 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 19.555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Escolar

    Coordenador Escolar: Brasil

    • 19.555
    • Brasil
    • 2.979 - 7.807
    • 38h
    O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.807 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 19.555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Teresina

    Coordenador Pedagógico: Teresina, PI

    • 100
    • Teresina, PI
    • 2.765 - 6.555
    • 41h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 2.765 e 6.555 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Mogi das Cruzes

    Coordenador Pedagógico: Mogi das Cruzes, SP

    • 44
    • Mogi das Cruzes, SP
    • 2.611 - 5.410
    • 38h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 2.611 e 5.410 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Caxias do Sul

    Coordenador Pedagógico: Caxias do Sul, RS

    • 63
    • Caxias do Sul, RS
    • 2.242 - 4.826
    • 36h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 2.242 e 4.826 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Palmas

    Coordenador Pedagógico: Palmas, TO

    • 30
    • Palmas, TO
    • 3.848 - 10.097
    • 41h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 3.848 e 10.097 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico

    Coordenador Pedagógico: Brasil

    • 624
    • Brasil
    • 2.259 - 2.475
    • 40h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.259 e 2.475 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 624 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Uberlândia

    Coordenador Pedagógico: Uberlândia, MG

    • 111
    • Uberlândia, MG
    • 2.463 - 5.373
    • 36h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.463 e 5.373 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Belém

    Coordenador Pedagógico: Belém, PA

    • 187
    • Belém, PA
    • 2.860 - 6.463
    • 39h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.860 e 6.463 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Guarulhos

    Coordenador Pedagógico: Guarulhos, SP

    • 145
    • Guarulhos, SP
    • 3.329 - 7.810
    • 41h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 3.329 e 7.810 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Rio Branco

    Coordenador Pedagógico: Rio Branco, AC

    • 35
    • Rio Branco, AC
    • 2.290 - 5.205
    • 34h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 2.290 e 5.205 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Londrina

    Coordenador Pedagógico: Londrina, PR

    • 104
    • Londrina, PR
    • 2.882 - 6.850
    • 36h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.882 e 6.850 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 104 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico

    Coordenador Pedagógico: Brasil

    • 5.496
    • Brasil
    • 3.293 - 3.608
    • 39h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.293 e 3.608 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 5.496 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
    Salário Coordenador Pedagógico Palhoça

    Coordenador Pedagógico: Palhoça, SC

    • 28
    • Palhoça, SC
    • 4.481 - 11.969
    • 36h
    O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Palhoça - SC, ganha entre 4.481 e 11.969 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 28 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.