CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
Descrição dos cargos da categoria Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.
Condições de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades dos cargos CBO 2394-05
Entre as principais atribuições dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 estão as de:
- respeitar a alteridade;
- construir sistema de avaliação;
- promover trocas de experiências;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- respeitar a autoria do educador;
- estimular o senso crítico;
- pesquisar práticas educativas;
- planejar ações de operacionalização;
- assessorar o trabalho docente;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- demonstrar versatilidade;
- organizar encontro de educandos;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- analisar o desempenho das classes;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- demonstrar capacidade de observação;
- elaborar textos de orientação;
- coordenar reuniões;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- compreender o contexto;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- acompanhar a produção dos alunos;
- criar clima favorável de trabalho;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- criar espaços de participação/interação;
- observar conselhos de classe e de escola;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- desenvolver a autoestima;
- orientar atividades interdisciplinares;
- reunir-se com conselhos de classe;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- selecionar referencial teórico;
- criar mecanismos de participação/interação;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- participar das avaliações externas;
- administrar a demanda por vagas;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- respeitar a autonomia do educador;
- construir instrumentos de avaliação;
- traçar metas educacionais;
- atualizar-se continuamente;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- formar equipes de trabalho;
- administrar tempo;
- administrar conflitos;
- expressar-se com clareza;
- avaliar a instituição escolar;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- organizar grupos de estudos;
- demonstrar flexibilidade;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- dominar a língua portuguesa;
- estimular o senso de justiça;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- trabalhar em equipe;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- divulgar resultados de avaliação;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- emitir pareceres;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- publicar experiências pedagógicas;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- entrevistar;
- estimular a criatividade;
- estimular valores estéticos;
- selecionar bibliografia;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- equalizar informações;
- demonstrar proatividade;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- estimular a solidariedade;
- interagir com os pais;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- formar-se continuamente;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- estudar continuamente;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- observar o desempenho das classes;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- socializar informações;
- elaborar relatórios;
- divulgar experiências pedagógicas;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- estimular o respeito mútuo;
- verificar o cumprimento das metas;
- estimular a cooperação;
- divulgar deliberações;
- produzir material de apoio pedagógico;
- auto avaliar-se;
- dimensionar os problemas;
- respeitar as diversidades;
- administrar recursos de trabalho;
- traçar objetivos educacionais;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- demonstrar criatividade;
- fornecer subsídios teóricos;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- contextualizar historicamente a escola;