CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, planejar ações de operacionalização, traçar objetivos educacionais, respeitar as diversidades, estruturar os tempos pedagógicos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, divulgar experiências pedagógicas, observar processo de trabalho no contexto escolar, formar equipes de trabalho, criar espaços de participação/interação, elaborar textos de orientação, organizar encontros, congressos e seminários, produzir material de apoio pedagógico, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, fornecer subsídios teóricos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, organizar grupos de estudos, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, avaliar instituição escolar, assessorar trabalho docente, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, realizar entrevistas, emitir pareceres, avaliar desempenho profissional dos educadores, construir sistema de avaliação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, atuar em conselhos de classe e de escola, divulgar deliberações, participar de cursos, seminários e congressos, participar das avaliações externas, observar desempenho das classes, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, compreender o contexto, propor soluções para problemas educacionais detectados, trabalhar em equipe, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, acompanhar trajetória escolar do aluno, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, detectar problemas educacionais, equalizar informações, demonstrar flexibilidade, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, administrar conflitos, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, administrar recursos de trabalho, promover cursos, oficinas e orientação técnica, divulgar resultados de avaliação, saber integrar as informações, demonstrar capacidade de observação, intervir na aplicação de medidas disciplinares, promover trocas de experiências, participar da avaliação proposta pela instituição, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, caracterizar perfil dos alunos, organizar encontro de educandos, selecionar referencial teórico-científico, avaliar implementação de projetos educacionais, demonstrar pró-atividade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, construir instrumentos de avaliação, analisar desempenho das classes, publicar experiências pedagógicas, acompanhar produção dos alunos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, avaliar desempenho das classes/turmas, levantar necessidades educacionais e sociais, pesquisar práticas educativas, administrar demanda por vagas, elaborar relatórios, articular ação da escola com outras instituições, selecionar bibliografia, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, traçar metas educacionais, saber ouvir, organizar reuniões com equipes de trabalho, verificar cumprimento das metas, propor mudanças no projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, estimular participação dos diferentes sujeitos, administrar tempo, dimensionar os problemas, contextualizar historicamente a escola.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Brasil

  • 32.527
  • Brasil
  • 3.552 - 8.336
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 8.336 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries

Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries: Brasil

  • 32.527
  • Brasil
  • 3.552 - 8.336
  • 39h
O profissional no cargo de Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 8.336 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Auxiliar de Curso

Coordenador Auxiliar de Curso: Brasil

  • 32.527
  • Brasil
  • 3.552 - 8.336
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Auxiliar de Curso CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 8.336 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Disciplina e Área de Estudo

Coordenador de Disciplina e Área de Estudo: Brasil

  • 32.527
  • Brasil
  • 3.552 - 8.336
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador de Disciplina e Área de Estudo CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 8.336 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Brasil

  • 32.527
  • Brasil
  • 3.552 - 8.336
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 8.336 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Brasil

  • 32.527
  • Brasil
  • 3.552 - 8.336
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 8.336 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 32.527 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Salvador

Coordenador Pedagógico: Salvador, BA

  • 669
  • Salvador, BA
  • 3.306 - 6.950
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.306 e 6.950 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Vila Velha

Coordenador Pedagógico: Vila Velha, ES

  • 124
  • Vila Velha, ES
  • 2.940 - 5.971
  • 36h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 2.940 e 5.971 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Governador Valadares

Coordenador Pedagógico: Governador Valadares, MG

  • 38
  • Governador Valadares, MG
  • 2.827 - 5.600
  • 37h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 2.827 e 5.600 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Vitoria

Coordenador Pedagógico: Vitoria, ES

  • 147
  • Vitoria, ES
  • 4.552 - 10.123
  • 37h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 4.552 e 10.123 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 147 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico São Carlos

Coordenador Pedagógico: São Carlos, SP

  • 36
  • São Carlos, SP
  • 2.930 - 6.273
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 2.930 e 6.273 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 36 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Rio de Janeiro

  • 3.228
  • Rio de Janeiro
  • 3.353 - 7.641
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.353 e 7.641 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 3.228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Mato Grosso

  • 420
  • Mato Grosso
  • 3.360 - 6.689
  • 38h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.360 e 6.689 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Caruaru

Coordenador Pedagógico: Caruaru, PE

  • 59
  • Caruaru, PE
  • 2.828 - 6.557
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Caruaru - PE, ganha entre 2.828 e 6.557 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Boa Vista

Coordenador Pedagógico: Boa Vista, RR

  • 74
  • Boa Vista, RR
  • 2.478 - 4.551
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Boa Vista - RR, ganha entre 2.478 e 4.551 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Pernambuco

  • 1.425
  • Pernambuco
  • 2.972 - 6.385
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.972 e 6.385 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.425 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Goiânia

Coordenador Pedagógico: Goiânia, GO

  • 365
  • Goiânia, GO
  • 3.199 - 6.439
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.199 e 6.439 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 365 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Araraquara

Coordenador Pedagógico: Araraquara, SP

  • 59
  • Araraquara, SP
  • 2.802 - 5.952
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Araraquara - SP, ganha entre 2.802 e 5.952 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.