CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Atividades
averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, fornecer subsídios teóricos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, criar espaços de participação/interação, assessorar trabalho docente, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, levantar necessidades educacionais e sociais, observar desempenho das classes, verificar cumprimento das metas, demonstrar pró-atividade, organizar grupos de estudos, selecionar referencial teórico-científico, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, demonstrar flexibilidade, planejar ações de operacionalização, detectar problemas educacionais, participar das avaliações externas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, administrar tempo, elaborar textos de orientação, administrar conflitos, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, analisar desempenho das classes, participar da avaliação proposta pela instituição, criar mecanismos de participação/interação, saber integrar as informações, acompanhar trajetória escolar do aluno, participar de cursos, seminários e congressos, selecionar bibliografia, avaliar desempenho profissional dos educadores, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar capacidade de observação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, organizar encontro de educandos, publicar experiências pedagógicas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, organizar reuniões com equipes de trabalho, divulgar experiências pedagógicas, estimular participação dos diferentes sujeitos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, planejar reuniões com equipes de trabalho, trabalhar em equipe, pesquisar práticas educativas, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, caracterizar perfil dos alunos, emitir pareceres, propor mudanças no projeto pedagógico, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, respeitar as diversidades, demonstrar criatividade, divulgar resultados de avaliação, contextualizar historicamente a escola, divulgar deliberações, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, traçar metas educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, promover cursos, oficinas e orientação técnica, construir instrumentos de avaliação, avaliar instituição escolar, atuar em conselhos de classe e de escola, traçar objetivos educacionais, compreender o contexto, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, promover trocas de experiências, articular ação da escola com outras instituições, administrar demanda por vagas, construir sistema de avaliação, estruturar os tempos pedagógicos, dimensionar os problemas, organizar encontros, congressos e seminários, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, avaliar implementação de projetos educacionais, acompanhar produção dos alunos, realizar entrevistas, equalizar informações, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, formar equipes de trabalho, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, intervir na aplicação de medidas disciplinares, elaborar relatórios, avaliar desempenho das classes/turmas, saber ouvir, administrar recursos de trabalho, observar processo de trabalho no contexto escolar, produzir material de apoio pedagógico.