CBO 2394-30 - Supervisor de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Supervisor de ensino CBO 2394-30 Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental
CBO 2394-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Supervisor de ensino
O Supervisor de ensino CBO 2394-30 planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.
Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.
, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.
Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.
Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.
Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-30 deve implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-30
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Supervisor de ensino CBO 2394-30
Um Supervisor de ensino (ou sinônimo) deve buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, visitar escolas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, criar espaços de participação/interação, dimensionar os problemas, realizar entrevistas, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, compreender o contexto, demonstrar capacidade de observação, organizar encontros, congressos e seminários, selecionar bibliografia, saber ouvir, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, avaliar instituição escolar, participar das avaliações externas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, assessorar escolas/instituições, administrar progressão da aprendizagem, estimular participação dos diferentes sujeitos, administrar tempo, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, verificar cumprimento das metas, participar da avaliação proposta pela instituição, planejar reuniões com equipes de trabalho, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, construir instrumentos de avaliação, elaborar textos de orientação, acompanhar produção dos alunos, construir sistema de avaliação, administrar conflitos, avaliar planos diretores, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, assessorar trabalho docente, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, elaborar relatórios, articular ação da escola com outras instituições, divulgar resultados de avaliação, avaliar desempenho das classes/turmas, promover cursos, oficinas e orientação técnica, pesquisar práticas educativas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, demonstrar flexibilidade, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, detectar problemas educacionais, observar desempenho das classes, propor mudanças no projeto pedagógico, publicar experiências pedagógicas, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, respeitar as diversidades, equalizar informações, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, organizar grupos de estudos, administrar recursos de trabalho, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, emitir pareceres, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, selecionar referencial teórico-científico, saber integrar as informações, produzir material de apoio pedagógico, analisar desempenho das classes, participar de cursos, seminários e congressos, formar equipes de trabalho, avaliar desempenho profissional dos educadores, assessorar escolas no planejamento e no atendimento a demanda por vagas, organizar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, demonstrar criatividade, contextualizar historicamente a escola, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, promover trocas de experiências, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, fornecer subsídios teóricos, demonstrar pró-atividade, estruturar os tempos pedagógicos, propor soluções para problemas educacionais detectados, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar implementação de projetos educacionais, trabalhar em equipe, criar mecanismos de participação/interação, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, divulgar deliberações, administrar demanda por vagas, identificar princípios norteadores da escola/instituição, divulgar experiências pedagógicas.