CBO 2394-30 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-30 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Atividades
pesquisar práticas educativas, publicar experiências pedagógicas, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, avaliar desempenho profissional dos educadores, avaliar desempenho das classes/turmas, planejar reuniões com equipes de trabalho, divulgar resultados de avaliação, selecionar referencial teórico-científico, promover trocas de experiências, demonstrar pró-atividade, propor mudanças no projeto pedagógico, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, demonstrar capacidade de observação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, trabalhar em equipe, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, criar espaços de participação/interação, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, analisar desempenho das classes, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, assessorar escolas/instituições, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, organizar reuniões com equipes de trabalho, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, assessorar escolas no planejamento e no atendimento a demanda por vagas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, construir instrumentos de avaliação, saber integrar as informações, realizar entrevistas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar das avaliações externas, identificar princípios norteadores da escola/instituição, divulgar deliberações, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, selecionar bibliografia, administrar conflitos, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, demonstrar criatividade, avaliar implementação de projetos educacionais, promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar grupos de estudos, elaborar textos de orientação, visitar escolas, equalizar informações, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, divulgar experiências pedagógicas, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, demonstrar flexibilidade, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, articular ação da escola com outras instituições, saber ouvir, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, assessorar trabalho docente, construir sistema de avaliação, participar da avaliação proposta pela instituição, acompanhar produção dos alunos, estimular participação dos diferentes sujeitos, avaliar instituição escolar, administrar tempo, participar de cursos, seminários e congressos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, emitir pareceres, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, contextualizar historicamente a escola, elaborar relatórios, dimensionar os problemas, respeitar as diversidades, detectar problemas educacionais, produzir material de apoio pedagógico, compreender o contexto, fornecer subsídios teóricos, propor soluções para problemas educacionais detectados, administrar recursos de trabalho, administrar demanda por vagas, organizar encontros, congressos e seminários, criar mecanismos de participação/interação, administrar progressão da aprendizagem, verificar cumprimento das metas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, observar desempenho das classes, estruturar os tempos pedagógicos, formar equipes de trabalho, avaliar planos diretores.