CBO 2394-20 - Professor de técnicas e recursos audiovisuais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais CBO 2394-20 Ministra aulas de técnicas e recursos audiovisuais, considerando criação, preparação, operação e manejo, para aplicação nos processos educacionais e sua implantação no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem Promove o ensino por meio de teorias e práticas referentes a tipos, objetivos, aplicação, preparação, seleção de conteúdos e construção dos recursos, tendo em vista promover informações e conteúdos em conformidade com propostas didático-pedagógicas e com o nível e a modalidade do curso.

Pesquisa metodologias de ensino e aprendizagem, especifica ambientes pedagógicos Realiza testes e avaliações referentes à aplicação e utilização de recursos audiovisuais, propõe melhorias e atualizações Atua de acordo com a legislação educacional, com normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e preservação ambiental.

CBO 2394-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas e recursos audiovisuais

O Professor de técnicas e recursos audiovisuais CBO 2394-20 planeja o ensino de técnicas e recursos audiovisuais, considerando informações e conteúdos para atender a proposta didático-pedagógica, os níveis e as modalidade dos cursos, e sua implantação no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem Estabelece os objetivos das aulas e as atividades de ensino.

Define atividades teóricas e práticas e o uso de recursos didáticos, em consonância com o público-alvo.

Ministra aulas de técnicas e recursos audiovisuais, visando desenvolver, nos alunos de ensino técnico e tecnológico, de graduação e professores em exercício, a capacidade de criar e aplicar soluções audiovisuais (AV) para fins educacionais, como por exemplo, o uso acoplado do computador e lousa interativa Ensina fundamentos e operação de softwares de áudio, vídeo, filme e de tecnologias digitais de apoio, incluindo as aplicações e técnicas comumente usadas em processos educativos.

Promove aulas práticas e laboratoriais de técnicas de apresentações, utilizando computador, lousa interativa e softwares de comunicação e de reuniões de grupo online, entre outros, atentando para o aspecto de gerenciamento do tempo Instrui alunos e professores a criar, implementar e manter recursos AV, incluindo produção de mídia, e como contatar canais de interlocução com suporte técnico, quando necessário.

Orienta os alunos quanto aos aspectos gráficos, sonoros, de serifas e outros recursos AV.

Participa de reuniões de outras disciplinas a fim de coletar elementos para elaboração de roteiros de treinamentos de AV como recurso educacional, para professores Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conhecimentos, atitudes e valores.

Propõe atividades de análise e avaliação da efetividade de técnicas e recursos AV no processo educativo, considerando-se que esses recursos estimulam os centros sensoriais, a imaginação e a capacidade de abstração.

Ensina métodos, procedimentos e concepções teóricas para criação, preparação, operação de técnicas e recursos AV, nos processos educacionais, e sua implantação no planejamento, desenvolvimento e avaliação, considerando que tais recursos favorecem interdisciplinaridade, contextualização, compreensão de fenômenos, linguagens, códigos, processos operacionais, fatos culturais, sociais, históricos, geográficos Propõe atividades e situações de aprendizagem, numa conjugação de teorias e práticas educativas Ensina métodos e técnicas de instalação, conservação, procedimentos operacionais, identificação de necessidades de manutenção e reparo de equipamentos de áudio e vídeo.

Realiza pesquisas técnicas e didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização e programas de atualização, para obter certificações e aplicar tecnologias educacionais e da informação na criação de recursos didáticos em diferentes mídias Incentiva e orienta o uso recursos livres como, “Wikimedia”, “Wikibooks”, “Wikispecies”, entre outros Faz uso de programas proprietários de apresentações, e de criação de AV como Windows Media Center, Asy, Extron NAV Pro AV e Clearone.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de atividades, de relação dialógica, de observação individual e coletiva, e define ações para recuperação da aprendizagem Elabora documentos como planos de ensino, relatórios, material didático, procedimentos para preservação e conservação de recursos audiovisuais, requisição e controle de materiais e equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e integridade dos recursos de trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-20 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-20

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas e recursos audiovisuais CBO 2394-20

Um Professor de técnicas e recursos audiovisuais (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de observação, demonstrar pró-atividade, respeitar as diversidades, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, administrar conflitos, demonstrar flexibilidade, saber ouvir, compreender o contexto, dimensionar os problemas, saber integrar as informações, trabalhar em equipe, administrar tempo.

Cargos e salários CBO 2394-20 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais

Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais CBO 2394-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.733 e 8.719 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-20.