CBO 2346-48 - Professor de literatura francesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura francesa CBO 2346-48 Ministra aulas para ensino de literatura francesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-48 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-48
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura francesa
O Professor de literatura francesa CBO 2346-48 planeja e ministra aulas de literatura francesa para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura francesa, considerando-se movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, principais autores e obras da literatura de expressão francesa Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, interculturalidade, análise da produção literária francesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua francesa, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, de textos e contextos, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura francesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura francesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua francesa frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura francesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura francesa Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-48 deve demonstrar competências pessoais, participar de atividades de qualificação profissional, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-48
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura francesa CBO 2346-48
Um Professor de literatura francesa (ou sinônimo) deve realizar estudos interdisciplinares, supervisionar estágios, organizar edições didáticas de obras literárias, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, discutir questões sociais e culturais, em classe, demonstrar capacidade de análise e síntese, realizar atualização bibliográfica, indicar bibliografia, desenvolver atividades de pós-doutorado, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., preparar aulas, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, elaborar glossários, participar da elaboração de propostas curriculares, participar da organização de bancas examinadoras, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, trabalhar em equipe, programar atividades de pesquisa, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, elaborar tese de doutorado, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, discutir propostas curriculares, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar exames para concursos, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar antologias, orientar dissertações de mestrado, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar dissertação de mestrado, montar equipe de pesquisa, avaliar grade curricular, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, representar os pares em comissões externas a instituição, escrever verbetes, elaborar dicionários e/ou sinalários, discutir resultados da produção discente, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar projetos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, realizar revisão de textos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, elaborar críticas literárias, realizar palestras, conferências, etc, traduzir textos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de reflexão, participar da correção de exames, realizar levantamento bibliográfico, programar atividades de laboratório de língua e informática, demonstrar capacidade de observação, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, editar publicações científicas, promover intercâmbios científicos e culturais, relacionar teoria e prática, realizar atividades de editoração, planejar grades curriculares, promover o estudo de textos, organizar concursos acadêmicos e literários, promover estudos inter e transdisciplinares, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, organizar publicações científicas, analisar princípios metodológicos da área, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., estabelecer critérios de avaliação, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de júri de premiação acadêmica e científica, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, participar de intercâmbios científicos e culturais, elaborar relatórios e monografias, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, ministrar cursos de ensino a distância, avaliar as necessidades dos alunos, avaliar exame nacional de cursos, planejar orçamento, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, orientar teses de doutorado, atualizar conteúdos programáticos, elaborar material didático e paradidático, realizar discussões teórico-metodológicas, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, preparar instrumentos de avaliação, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, organizar horários, cronogramas, etc, articular conhecimento de diferentes áreas, estruturar projetos pedagógicos na área, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar de júri de premiação cultural, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, definir conteúdos programáticos, escrever textos relacionados a pesquisa, dar atendimento individual aos alunos, implementar grades curriculares, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, programar o uso de equipamentos de apoio, distribuir disciplinas, preparar programas de cursos, estimular senso crítico dos alunos, demonstrar capacidade de interagir com outros, orientar alunos na apresentação de trabalhos, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de discussões sobre a área, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, demonstrar capacidade de liderança, participar de colegiados, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, coletar dados e materiais para pesquisa, selecionar textos para estudo.