CBO 2343-05 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2343-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Condições de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.

Funções dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • realizar avaliações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar cursos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • Atividades dos cargos CBO 2343-05

    Entre as principais atribuições dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 estão as de:

    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • buscar recursos financeiros;
    • planejar aulas de campo;
    • participar de entidades de classe;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • ministrar aulas expositivas;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • ministrar cursos de extensão;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • montar laboratórios de ensino;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • elaborar projetos institucionais;
    • ministrar palestras;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • preparar textos, apostilas;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • orientar estagiários;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • escrever livros didáticos;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • prestar consultoria;
    • coordenar convênios;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • coordenar projetos;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • elaborar plano de orientação;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • preparar exercícios e provas;
    • realizar visitas técnicas;
    • definir linhas de pesquisa;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • preparar acervo técnico;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • participar de exposições e mostras;
    • propor novas disciplinas;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • elaborar projetos de interesse social;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • associar ensino e pesquisa;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • participar de bancas de concursos;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • preparar aula de laboratório;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • promover seminários e discussões;
    • associar ensino e extensão;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • orientar monitores;
    • analisar informações coletadas;
    • preparar material audiovisual;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • trabalhar em equipe;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • elaborar pareceres;
    • supervisionar estágios;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • executar experimentos e observações;
    • realizar projetos de extensão;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • disponibilizar informações na internet;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • participar de órgãos colegiados;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • participar de comissões;
    • preparar material multimeios;
    • coordenar laboratórios;
    • chefiar departamento;
    • processar as informações levantadas;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • criar página na internet para disciplina;
    • discutir resultados em equipe;
    • reestruturar disciplinas;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • executar levantamento de campo;
    • dar entrevistas;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • ministrar aulas de campo;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • ensinar através do projeto;
    • participar da avaliação de cursos;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;

    Cargos e salários CBO 2343-05 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

    Salário Professor de Arquitetura

    Professor de Arquitetura: Brasil

    • 176
    • Brasil
    • 7.223 - 24.314
    • 21h
    O profissional no cargo de Professor de Arquitetura CBO 2343-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.223 e 24.314 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2343-05.