CBO 2343-05 - Professor de arquitetura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de arquitetura CBO 2343-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da arquitetura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena cursos de arquitetura, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios.
Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2343-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de arquitetura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de arquitetura
O Professor de arquitetura CBO 2343-05 ministra aulas práticas e teóricas na área da arquitetura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pessoas, pesquisa de campo), ensinando a projetar espaços, ambientes, equipamentos e produtos, realizando visitas técnicas e promovendo seminários e discussões técnicas Prepara aulas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino das aulas teóricas, práticas e de campo, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios, criando página na internet para disponibilizar informações da disciplina.
Orienta alunos em atividades didáticas, elaborando plano de orientação, orientando trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica, orientando mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo.
Seleciona e orienta monitores Avalia alunos, elaborando e corrigindo provas, exercícios e projetos, avaliando seminários, relatórios e trabalhos técnicos e científicos.
Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Participa do processo de seleção e avaliação de docentes e funcionários de apoio aos cursos.
Pode participar da avaliação de cursos de arquitetura e de cursos de unidades congêneres, elaborando pareceres Atua no planejamento de cursos de graduação, pós-graduação e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, propondo novas disciplinas, participando da reestruturação de currículos e disciplinas.
Gerencia pesquisas, definindo linhas de pesquisa, elaborando projeto de pesquisa, buscando recursos financeiros junto a órgãos financiadores, coordenando projetos, montando estrutura de pesquisa, gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais.
Executa pesquisas, criando metodologia de pesquisa, executando levantamento de campo, experimentos e observações, processando e analisando as informações coletadas, discutindo resultados em equipe, elaborando relatório de pesquisa Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode participar de exposições e mostras destinadas à divulgação de trabalhos, ensaios, projetos de edifícios, cidades e paisagens Pode conceder entrevistas Atua em atividades de extensão, elaborando e participando de projetos de interesse social e comunitário, realizando projetos de extensão, ministrando cursos de extensão, prestando consultoria, participando de corpo editorial de revistas, periódicos e anais de congressos.
Pode participar da organização de congressos e eventos, dirigir associações científicas e técnicas, representar a instituição em programas institucionais, assessorar e dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços e atender a comunidade em assuntos dentro da sua própria especialidade Participa de atividades administrativas, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se numa área específica da arquitetura Mantem-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2343-05 deve planejar cursos, orientar alunos, participar de atividades administrativas, preparar aulas e recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos, ensinar conteúdos específicos, atuar em atividades de extensão, realizar avaliações, gerenciar e executar pesquisas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2343-05
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de arquitetura CBO 2343-05
Um Professor de arquitetura (ou sinônimo) deve participar de comissões, divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia, traduzir textos científicos e técnicos, participar da avaliação de cursos de unidades congêneres, orientar alunos para exames, concursos e competições, participar de associações científicas e técnicas, participar em conselhos e órgãos reguladores, executar levantamento de campo, pesquisar através do projeto - espaços e ambientes, avaliar teses, dissertações, monografias, montar laboratórios de ensino, participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc, montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais, participar de comissões de seleção de alunos, ministrar palestras, coordenar projetos, coordenar laboratórios, participar de entidades de classe, chefiar departamento, participar de projetos sociais e comunitários, publicar trabalhos em anais de congressos, estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética, apoiar pesquisadores e professores visitantes, ministrar aulas práticas - em laboratório, criar metodologia de pesquisa, avaliar trabalhos técnicos e científicos, participar de órgãos colegiados, preparar material multimeios, discutir resultados em equipe, coordenar programas de pós-graduação, elaborar dossiê para obtenção de patente, orientar alunos de graduação - tutoria, prestar consultoria, divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens, dirigir centros e núcleos de pesquisa, informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais, ter iniciativa de participar de intercâmbio científico, gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais, ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada, participar de bancas de concursos, ministrar aulas para ensino a distância, promover seminários e discussões, definir linhas de pesquisa, representar a instituição em programas institucionais, corrigir provas, exercícios e projetos, trabalhar em equipe, participar da avaliação de cursos, elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização, dirigir associações científicas e técnicas, dirigir unidades acadêmicas, institutos, propor novas disciplinas, dar entrevistas, estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo, criar página na internet para disciplina, elaborar relatório de pesquisa, elaborar projetos institucionais, ministrar aulas práticas - de atelier, participar de processo de avaliação de docentes e funcionários, dominar o uso de recursos didáticos, manter-se atualizado no seu campo de atividade, orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso, elaborar pareceres, promover intercâmbio entre universidades, participar de exposições e mostras, participar de comissão de seleçao de docentes, participar de reestruturação de currículos, supervisionar estágios, escrever livros didáticos, ensinar através do projeto, participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos, participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo, processar as informações levantadas, orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento, publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados, analisar informações coletadas, atender a comunidade em assuntos da própria especialidade, capacitar recursos humanos para pesquisa, estimular processo de ensino-aprendizado, coordenar seminários de avaliação, ensinar a projetar espaços e ambientes, coordenar cursos e programas de extensão, disponibilizar informações na internet, participar da organização de congressos e eventos, ministrar aulas expositivas, participar de congressos, eventos etc, coordenar ensino e curso de graduação, ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos, atender alunos no apoio a atividade didática, elaborar projetos de interesse social, conhecer idiomas estrangeiros, ministrar aulas de campo, orientar estagiários, ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc, gerir órgãos de administração superior da universidade, preparar material audio-visual, coordenar convênios, elaborar plano de orientação, ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos, publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados, associar ensino e pesquisa, assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços, executar experimentos e observações, orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística, preparar aula de laboratório, orientar monitores, negociar direitos sobre patentes, divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital, buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores, preparar exercícios e provas, orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens, planejar aulas de campo, participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos, ministrar cursos de extensão, desenvolver métodos de ensino, preparar acervo técnico, dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços, divulgar trabalhos através da internet, preparar textos, apostilas, elaborar projeto de pesquisa, reestruturar disciplinas, realizar visitas técnicas, buscar recursos fnanceiros, associar ensino e extensão, ter titulação na área ou em áreas afins, ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos, assessorar órgãos de administração superior da universidade, realizar projetos de extensão.