CBO 2343-05 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2343-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Condições de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.

Funções dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • gerenciar e executar pesquisas;
  • planejar cursos;
  • participar de atividades administrativas;
  • atuar em atividades de extensão;
  • realizar avaliações;
  • orientar alunos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • Atividades dos cargos CBO 2343-05

    Entre as principais atribuições dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 estão as de:

    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • prestar consultoria;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • participar de entidades de classe;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • preparar aula de laboratório;
    • ministrar cursos de extensão;
    • buscar recursos financeiros;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • ensinar através do projeto;
    • participar de bancas de concursos;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • dar entrevistas;
    • escrever livros didáticos;
    • definir linhas de pesquisa;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • processar as informações levantadas;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • preparar material audiovisual;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • ministrar aulas de campo;
    • elaborar projetos institucionais;
    • ministrar palestras;
    • executar levantamento de campo;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • promover seminários e discussões;
    • preparar material multimeios;
    • preparar exercícios e provas;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • montar laboratórios de ensino;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • associar ensino e extensão;
    • coordenar convênios;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • preparar acervo técnico;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • participar de exposições e mostras;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • coordenar laboratórios;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • analisar informações coletadas;
    • realizar visitas técnicas;
    • discutir resultados em equipe;
    • supervisionar estágios;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • elaborar pareceres;
    • realizar projetos de extensão;
    • orientar monitores;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • coordenar projetos;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • preparar textos, apostilas;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • participar da avaliação de cursos;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • criar página na internet para disciplina;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • associar ensino e pesquisa;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • elaborar plano de orientação;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • participar de comissões;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • participar de reestruturação de currículos;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • executar experimentos e observações;
    • planejar aulas de campo;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • disponibilizar informações na internet;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • participar de órgãos colegiados;
    • chefiar departamento;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • reestruturar disciplinas;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • ministrar aulas expositivas;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • propor novas disciplinas;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • orientar estagiários;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • participar de congressos, eventos etc;

    Cargos e salários CBO 2343-05 - Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

    Salário Professor de Arquitetura

    Professor de Arquitetura: Brasil

    • 187
    • Brasil
    • 4.187 - 10.889
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Arquitetura CBO 2343-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.187 e 10.889 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2343-05.