CBO 2343-05 - Professor de arquitetura

Entenda o que fazem os professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de arquitetura e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de arquitetura

Planeja e executa processo de ensino de arquitetura em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a arte e a técnica de conceber e desenvolver projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Promove atividades práticas e coordena a realização de visitas técnicas. Supervisiona processo de concepção de projetos arquitetônicos por grupos de alunos. Coordena reunião de alunos para análise de temas de interesse em arquitetura. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria em áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento de ensino de arquitetura, estabelecendo objetivos, metodologia e sequência de conteúdos a serem ministrados. Prevê o uso de estúdios de “design”, laboratórios de apoio ao ensino e à pesquisa, e canteiros experimentais. Seleciona “softwares”, aplicativos e outros recursos tecnológicos. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e elabora instrumentos e procedimentos de avaliação. Estabelece cronograma das aulas.

Ministra aulas sobre a arte e a técnica de conceber e desenvolver projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Promove atividades de ensino com diferentes objetivos, como escolha de sistemas construtivos, organização de obras e canteiros, emprego adequado e econômico dos materiais de construção, entre outros. Orienta a utilização do BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling). Programa e coordena a realização de visitas técnicas, tais como as efetivadas para observação e análise de construções incorporadas ao patrimônio histórico arquitetônico.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para inovar e propor projetos que correspondam às expectativas de indivíduos e grupos sociais, numa realidade social em permanente transformação.

Supervisiona grupos de alunos na concepção de projetos em arquitetura e em áreas correlatas. Define prazo e disponibiliza uso de estúdios de “design” e laboratórios. Acompanha os trabalhos dos grupos, analisando a consideração de aspectos culturais, econômicos, estéticos, técnicos, ambientais e de acessibilidade. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, o reconhecimento da realidade social, a atitude crítica, o exercício da imaginação, a criatividade e a conduta ética, durante a elaboração do projeto.

Coordena reunião de grupos de alunos para estudo de temas de interesse, como o impacto das inovações tecnológicas na arquitetura. Pode conduzir o exame de novas tecnologias, tais como uso de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto em levantamentos topográficos para elaboração de projeto de arquitetura, automatização de ambientes a partir da aplicação de conceitos de Internet das Coisas e de outras inovações, e uso da realidade virtual para apresentação de projeto. Faz comentários ao final dos trabalhos sobre as conclusões das análises.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.

Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.

Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de arquitetura.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.

Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.

Mantém-se atualizado em relação às inovações em arquitetura, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos científicos.

Planeja e desenvolve atividades de pesquisa, executando projetos em arquitetura, urbanismo e paisagismo. Divulga resultados de pesquisas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA E DESCRITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TEORIA DOS ERROS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES ANALÍTICOS, CIENTÍFICOS, DE GERENCIAMENTO DE DADOS, ENTRE OUTROS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÓTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ACÚSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 4 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA DINÂMICA DOS FLUIDOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOFÍSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEODÉSIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) GEODÉSIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) BIM - BUILDING INFORMATION MODELING 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS APLICADAS À ARQUITETURA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) ECOLOGIA URBANA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) INTERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS ÀS ATIVIDADES DE OCUPAÇÃO HUMANA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL INSTALAÇÕES PREDIAIS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUÇÃO 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL PROCESSOS CONSTRUTIVOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL OUTROS ELEMENTOS (CONSTRUÇÃO CIVIL) TECNOLOGIA E GESTÃO DA PRODUÇÃO DE OBRAS CIVIS: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS, EDIFÍCIOS, OBRAS DE INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS 4 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE CONCRETO 4 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS 4 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE MADEIRAS 4 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS 4 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS METÁLICAS 4 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DAS ESTRUTURAS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES E ESCAVAÇÕES 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL MECÂNICAS DAS ROCHAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL OBRAS DE TERRA E ENROCAMENTO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL PAVIMENTOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO HISTÓRIA DO URBANISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TEORIA DA ARQUITETURA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TEORIA DO URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA DE INTERIORES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA INDUSTRIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPAÇO URBANO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) ARQUITETURA VERDE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE OBJETOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) LUMINOTÉCNICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO CONCEITUAÇÃO DE PAISAGISMO E METODOLOGIA DO PAISAGISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO PAISAGISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO ESTUDOS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO PROJETOS DE ESPAÇOS LIVRES URBANOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN DE INTERIORES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO DECORAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) LABORATÓRIOS, ESTÚDIOS DE DESIGN, CANTEIROS EXPERIMENTAIS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUITETURA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE ARQUITETURA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL HISTÓRIA URBANA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL POLÍTICA URBANA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL TEORIA DA URBANIZAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL TEORIA DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL MÉTODOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL TÉCNICA DE PREVISÃO URBANA E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL MÉTODOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL TÉCNICAS DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO URBANA E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL MÉTODOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E PROJETO URBANOS E REGIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL SERVIÇOS URBANOS E REGIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL INFRAESTRUTURAS URBANAS E REGIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL SERVIÇOS URBANOS E REGIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL LEGISLAÇÃO URBANA E REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECONOMIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) SOLOS URBANOS E RURAIS E A GUARDA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA URBANA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA URBANA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA RURAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA RURAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ARQUEOLOGIA ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ARQUEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ARQUEOLOGIA HISTÓRICA) ARQUEOLOGIA HISTÓRICA E PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE ARQUITETURA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE ARQUITETURA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ARQUITETURA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ARQUITETURA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS PÚBLICAS: QUESTÕES FUNDIÁRIAS E IMOBILIÁRIAS, MORADIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 3 3 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE APLICADA A PROJETO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICO 3 3 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) MAQUETES 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • realizar avaliações;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • participar de atividades administrativas;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • planejar cursos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • montar laboratórios de ensino;
  • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
  • elaborar projetos de interesse social;
  • ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos;
  • elaborar projeto de pesquisa;
  • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
  • elaborar relatório de pesquisa;
  • criar metodologia de pesquisa;
  • ministrar cursos de extensão;
  • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
  • ministrar aulas para ensino a distância;
  • corrigir provas, exercícios e projetos;
  • montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais;
  • elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização;
  • participar de associações científicas e técnicas;
  • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
  • ministrar aulas de campo;
  • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
  • assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços;
  • executar experimentos e observações;
  • coordenar laboratórios;
  • traduzir textos científicos e técnicos;
  • participar de comissões de seleção de alunos;
  • avaliar teses, dissertações, monografias;
  • coordenar programas de pós-graduação;
  • coordenar convênios;
  • prestar consultoria;
  • criar página na internet para disciplina;
  • elaborar pareceres;
  • participar de entidades de classe;
  • ministrar aulas práticas - em laboratório;
  • participar de exposições e mostras;
  • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
  • orientar alunos de graduação - tutoria;
  • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
  • participar da organização de congressos e eventos;
  • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
  • preparar textos, apostilas;
  • desenvolver métodos de ensino;
  • orientar monitores;
  • elaborar plano de orientação;
  • associar ensino e pesquisa;
  • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
  • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
  • gerir órgãos de administração superior da universidade;
  • definir linhas de pesquisa;
  • publicar trabalhos em anais de congressos;
  • ensinar através do projeto;
  • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
  • participar de bancas de concursos;
  • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
  • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
  • reestruturar disciplinas;
  • preparar material multimeios;
  • coordenar seminários de avaliação;
  • discutir resultados em equipe;
  • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
  • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
  • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
  • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
  • pesquisar através do projeto - espaços e ambientes;
  • participar de comissão de seleçao de docentes;
  • promover seminários e discussões;
  • executar levantamento de campo;
  • preparar exercícios e provas;
  • ministrar aulas expositivas;
  • escrever livros didáticos;
  • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
  • divulgar trabalhos através da internet;
  • coordenar ensino e curso de graduação;
  • negociar direitos sobre patentes;
  • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
  • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
  • associar ensino e extensão;
  • orientar alunos para exames, concursos e competições;
  • participar de órgãos colegiados;
  • planejar aulas de campo;
  • preparar material audio-visual;
  • analisar informações coletadas;
  • ministrar palestras;
  • ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc;
  • realizar visitas técnicas;
  • participar de congressos, eventos etc;
  • participar de comissões;
  • capacitar recursos humanos para pesquisa;
  • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
  • atender alunos no apoio a atividade didática;
  • chefiar departamento;
  • ter titulação na área ou em áreas afins;
  • elaborar projetos institucionais;
  • dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços;
  • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
  • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
  • preparar acervo técnico;
  • buscar recursos fnanceiros;
  • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
  • participar da avaliação de cursos;
  • supervisionar estágios;
  • elaborar dossiê para obtenção de patente;
  • estimular processo de ensino-aprendizado;
  • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
  • coordenar cursos e programas de extensão;
  • dirigir associações científicas e técnicas;
  • disponibilizar informações na internet;
  • conhecer idiomas estrangeiros;
  • ensinar a projetar espaços e ambientes;
  • dominar o uso de recursos didáticos;
  • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
  • promover intercâmbio entre universidades;
  • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
  • participar de reestruturação de currículos;
  • ministrar aulas práticas - de atelier;
  • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
  • realizar projetos de extensão;
  • propor novas disciplinas;
  • preparar aula de laboratório;
  • dar entrevistas;
  • participar de projetos sociais e comunitários;
  • orientar estagiários;
  • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
  • representar a instituição em programas institucionais;
  • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar em conselhos e órgãos reguladores;
  • processar as informações levantadas;
  • coordenar projetos;
  • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-05

CBO 2343-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de arquitetura que pertence ao grupo dos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior