CBO 2346-64 - Professor de outras línguas e literaturas
Entenda o que fazem os professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de outras línguas e literaturas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de outras línguas e literaturas
O Professor de Outras Línguas e Literaturas planeja e executa processo de ensino de língua - que se destaca pela quantidade de falantes nativos e por estar fora do grupo de opções tradicionais de idiomas estrangeiros estudados – e sua literatura, em curso de nível superior. Elabora plano de ensino (de chinês, japonês, árabe ou outra língua). Ministra aulas para que seus alunos aprendam e pratiquem conversação, leitura e produção de textos. Supervisiona processos de tradução. Coordena estudos sobre obras, autores e gêneros da literatura. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2346-64
Ministra aulas sobre a língua, abordando diferentes tópicos – como fonética e fonologia, estruturas de frases, uso de tempos verbais, entre outros - para que seus alunos aprendam e pratiquem conversação, leitura, e produção de textos.
Organiza alunos para realização de pesquisas sobre a história e a cultura de regiões ou país onde estão concentrados os falantes nativos da língua estudada. Promove reunião após término das pesquisas, para troca de experiências entre os alunos e sistematização das conclusões dos trabalhos.
Supervisiona o desenvolvimento de tradução por grupos de alunos, que devem considerar e refletir sobre a passagem de uma para outra realidade cultural, dando importância aos aspectos sintáticos e semânticos das versões produzidas. Estimula o desenvolvimento de atitude investigativa para resolução de problemas, capacidade de comunicação, criatividade, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.
Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Na leitura, estimula o aluno a apresentar sua análise de obra literária, para posteriormente orientá-lo no aprimoramento da lógica interpretativa. Presta apoio ao aluno na redação de textos literários.
Coordena estudos sobre literatura, orientando alunos nas análises das principais obras, dos autores e dos gêneros predominantes. Mostra a articulação das fases ou dos movimentos da literatura com os contextos histórico, sociocultural e político.
Promove a análise, pelos alunos, sobre como a literatura mantém relação com diferentes artes, estando presente em peças de teatro, filmes e outras expressões artísticas.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Proporciona aos alunos formação crítica, discutindo ideias e argumentos apresentados em artigos sobre temas relevantes na sociedade, tais como meio ambiente, imigração e direitos humanos.
Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para acompanhar a incorporação de novos termos e novas expressões idiomáticas, que refletem mudanças da cultura e do modo de viver.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.
Supervisiona estágios curriculares. Atua em programas de intercâmbio internacional, para proporcionar novas vivências aos alunos.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.
Planeja e desenvolve pesquisas em um campo relacionado à língua e à produção literária. Publica resultados de pesquisa em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNÇÕES DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) NÍVEIS DE FALA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS PARA CURSOS DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DE PRÁTICA DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE E PREPARAÇÃO DE MATERIAL E RECURSOS DIDÁTICOS DE APOIO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTERDISCIPLINARIDADE - OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS E AS INTER-RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS, APLICATIVOS E SOFTWARES PARA TRADUÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) O PROCESSO TRADUTÓRIO: TEORIAS, PESQUISAS E PRÁTICAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE CHINÊS, JAPONÊS, ÁRABE E DE OUTRAS LÍNGUAS MAIS FALADAS NO MUNDO E SUAS LITERATURAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) PLURALIDADE LÍNGUÍSTICA DE LINGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNDAMENTOS DE ESTRUTURAÇÃO DE TEXTOS: GÊNEROS E TIPOS DE TEXTO, PARAGRAFAÇÃO, ESTRUTURA, RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES TEXTUAIS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNDAMENTOS DE FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA E E SEMÂNTICA ESTILÍSTICA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ORALIDADE E ESCRITA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEXTO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTRAS LITERATURAS VERNÁCULAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTRAS LITERATURAS VERNÁCULAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ALFABETOS FONÉTICOS DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ANÁLISE, PRODUÇÃO E AUTORIA DE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS EM OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ASPECTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS EM PAÍSES DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) CULTURA E DIVERSIDADE REGIONAL NOS PAÍSES DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ESTRUTURAÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: TIPOS, GÊNEROS, CARACTERÍSTICAS E RELAÇÕES TEXTUAIS INTERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) EXPRESSÕES CULTURAIS, ARTÍSTICAS E LITERÁRIAS NO ENSINO DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E DIALETOS DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE E SEMÂNTICA DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) INTERTEXTUALIDADE, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E SUAS LITERATURAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LINGUÍSTICA, NORMAS E REGRAS GRAMATICAIS DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: GÊNEROS, MOVIMENTOS LITERÁRIOS E AUTORES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TÉCNICAS DE TRADUÇÃO DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TRADUÇÃO JORNALÍSTICA E OU ESPECIALIZADA E TERMINOLOGIA EM OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TRANSCRIÇÃO FONÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Participar de atividades de qualificação profissional;
- Ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
- Prestar assessoria e consultoria;
- Realizar atividades pedagógico-administrativas;
- Elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área;
- Demonstrar competências pessoais;
- Orientar alunos;
- Realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
- Realizar atividades de avaliação;
- Divulgar conhecimentos científicos;
- Participar da elaboração de propostas curriculares;
- Organizar concursos acadêmicos e literários;
- Realizar atualização bibliográfica;
- Analisar dados e materiais de pesquisa;
- Orientar teses de doutorado;
- Dar atendimento individual aos alunos;
- Escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- Atualizar conteúdos programáticos;
- Disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- Demonstrar capacidade de análise e síntese;
- Demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza;
- Elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos;
- Discutir resultados da produção discente;
- Discutir questões sociais e culturais, em classe;
- Participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- Elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Implementar grades curriculares;
- Elaborar projetos;
- Elaborar material didático e paradidático;
- Participar da correção de exames;
- Organizar edições didáticas de obras literárias;
- Elaborar dicionários e/ou sinalários;
- Participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.;
- Avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos;
- Pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- Estabelecer critérios de avaliação;
- Organizar horários, cronogramas, etc;
- Organizar antologias;
- Prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa;
- Participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Analisar princípios metodológicos da área;
- Selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc;
- Orientar dissertações de mestrado;
- Escrever verbetes;
- Coletar dados e materiais para pesquisa;
- Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- Estruturar projetos pedagógicos na área;
- Realizar estudos interdisciplinares;
- Editar publicações científicas;
- Elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- Definir conteúdos programáticos;
- Indicar bibliografia;
- Programar atividades de laboratório de língua e informática;
- Realizar levantamento bibliográfico;
- Estimular senso crítico dos alunos;
- Participar da organização de bancas examinadoras;
- Orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização;
- Organizar edições críticas;
- Realizar discussões teórico-metodológicas;
- Prever recursos financeiros para pesquisa;
- Realizar revisão de textos;
- Demonstrar capacidade de interagir com outros;
- Relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;
- Discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- Elaborar dissertação de mestrado;
- Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras;
- Orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- Demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- Realizar palestras, conferências, etc;
- Avaliar as necessidades dos alunos;
- Participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- Elaborar exames para concursos;
- Elaborar exames de proficiência em línguas;
- Organizar publicações científicas;
- Desenvolver atividades de pós-doutorado;
- Preparar aulas;
- Promover o estudo de textos;
- Avaliar exame nacional de cursos;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais;
- Preparar instrumentos de avaliação;
- Organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
- Desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- Elaborar tese de doutorado;
- Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- Participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação;
- Demonstrar capacidade de reflexão;
- Participar da avaliação do projeto pedagógico do curso;
- Traduzir textos;
- Promover intercâmbios científicos e culturais;
- Elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos;
- Planejar orçamento;
- Representar os pares em comissões externas a instituição;
- Analisar processos de comunicação em instituições;
- Trabalhar em equipe;
- Frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- Implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Supervisionar estágios;
- Avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos;
- Participar de intercâmbios científicos e culturais;
- Disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- Avaliar grade curricular;
- Distribuir disciplinas;
- Participar de colegiados;
- Participar de discussões sobre a área;
- Ministrar cursos de ensino a distância;
- Realizar atividades de editoração;
- Planejar grades curriculares;
- Demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- Elaborar relatórios e monografias;
- Participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;
- Organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas;
- Discutir propostas curriculares;
- Escrever textos relacionados a pesquisa;
- Elaborar glossários;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- Atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- Preparar programas de cursos;
- Promover estudos inter e transdisciplinares;
- Selecionar textos para estudo;
- Articular conhecimento de diferentes áreas;
- Avaliar desenvolvimento de alunos no curso;
- Relacionar teoria e prática;
- Participar de júri de premiação cultural;
- Programar o uso de equipamentos de apoio;
- Programar atividades de pesquisa;
- Montar equipe de pesquisa;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Linguística e Linguística Aplicada
- Professor de Filologia Românica
- Professor de Filologia e Critica Textual
- Professor de Lingüística Românica
- Professor de Semiótica
- Professor de Teoria da Literatura
- Professor de Lingüística
- Professor de Lingüística Aplicada
- Professor de Crítica Textual
- Professor de Filologia
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-64
CBO 2346-64 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de outras línguas e literaturas que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
-
-