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CBO 2341-15 - Professor de estatística (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de estatística (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de estatística (no ensino superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-15 deve coordenar atividades acadêmico-científicas, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, colaborar em atividades institucionais, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, realizar pesquisas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, lecionar matemática, estatística, computação, planejar e implementar cursos e disciplinas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-15

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15

Um Professor de estatística (no ensino superior) (ou sinônimo) deve disponibilizar material didático on line, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, demonstrar objetividade, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, reformular suas idéias, orientar alunos monitores - graduandos, avaliar o desempenho do aluno, assessorar as atividades das empresas-júniores, editar livros e revistas, averiguar adequação de modelos visando a validação, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, orientar auxiliares de ensino - graduados, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, implementar laboratórios de ensino, coletar e analisar dados, implantar laboratórios, orientar a vida acadêmica dos alunos, orientar doutorandos, desenvolver teorias, manter-se atualizado, investigar o estado da arte do tema proposto, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, definir o perfil do corpo docente e discente, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, orientar estágios de pós-doutorado, orientar estágios, assessorar, científicamente, a organização de eventos, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, dar concretude aos conceitos abstratos, participar de comissões de organização de eventos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, interpretar resultados, escrever artigos de opinião na imprensa, escrever resenhas, coordenar cursos de graduação, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, buscar fontes de financiamento, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, coordenar a política científica de bibliotecas, criar lista de discussão, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, proferir palestras, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, coordenar a política científica de laboratórios, modelar fenômenos, dados e processos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, elaborar cursos de especialização, dominar sua área de conhecimento, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, chefiar departamentos, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, representar a categoria em órgãos colegiados, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, levantar questões a serem investigadas, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, elaborar cursos de aperfeiçoamento, participar de comissões, assessorar pesquisas da comunidade, coordenar cursos de extensão, coordenar cursos de pós-graduação, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, orientar mestrandos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, assessorar a criação de empresas-júniores, integrar o corpo editorial de publicações científicas, manifestar empatia, dirigir unidades acadêmicas, montar bancos de dados, empreender projetos em negócios, testar hipóteses, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, projetar laboratórios de ensino, coordenar eventos científicos, elaborar projetos, elaborar critérios para admissão de alunos, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, preparar apresentações, demonstrações e exposições, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, preparar aulas e avaliações, trabalhar interdisciplinarmente, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, elaborar cursos de extensão, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, trabalhar em equipe, assessorar profissionais de diversas áreas, orientar estudantes para competições academicas, ministrar aulas presencialmente ou a distância, realizar visitas científicas, realizar intercâmbios técnico-científicos, demonstrar criatividade, realizar diagnósticos sociodemográficos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, participar da organização de processos de seleção, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, constituir grupos de pesquisa, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, escrever artigos técnicos científicos, participar da administração de órgãos de classe, disseminar resultados de pesquisa, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, orientar alunos em atividade de iniciação científica, participar de eventos científicos, revisar periodicamente a grade curricular, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, propor novos métodos de ensino, orientar estágios docentes - ped-capes, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, produzir textos didáticos, participar da administração de associações científicas, avaliar o desempenho funcional de seus pares, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, planejar disciplinas, relacionar teoria a prática, orientar monografias de conclusão de curso, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, utilizar correio eletrônico - e-mail, elaborar projetos pedagógicos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos.

Cargos e salários CBO 2341-15 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Estatística (No Ensino Superior)

Professor de Estatística (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Estatística (No Ensino Superior) CBO 2341-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.580 e 8.207 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-15.
Salário Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 2341-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.580 e 8.207 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-15.