CBO 2341-15 - Professor de estatística (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de estatística (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de estatística (no ensino superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-15 deve planejar e implementar cursos e disciplinas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, lecionar matemática, estatística, computação, colaborar em atividades institucionais, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, orientar alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-15

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15

Um Professor de estatística (no ensino superior) (ou sinônimo) deve chefiar departamentos, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, preparar apresentações, demonstrações e exposições, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, desenvolver teorias, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, representar a categoria em órgãos colegiados, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, elaborar cursos de especialização, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, elaborar critérios para admissão de alunos, ministrar aulas presencialmente ou a distância, coordenar cursos de extensão, disseminar resultados de pesquisa, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, montar bancos de dados, realizar diagnósticos sociodemográficos, orientar estágios, implementar laboratórios de ensino, realizar visitas científicas, integrar o corpo editorial de publicações científicas, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, dirigir unidades acadêmicas, coletar e analisar dados, relacionar teoria a prática, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, assessorar, científicamente, a organização de eventos, disponibilizar material didático on line, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, coordenar cursos de graduação, trabalhar interdisciplinarmente, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, trabalhar em equipe, orientar estudantes para competições academicas, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, projetar laboratórios de ensino, participar de eventos científicos, coordenar eventos científicos, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, assessorar a criação de empresas-júniores, propor novos métodos de ensino, criar lista de discussão, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, manter-se atualizado, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, elaborar projetos, orientar auxiliares de ensino - graduados, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, participar de comissões, escrever artigos de opinião na imprensa, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, utilizar correio eletrônico - e-mail, orientar a vida acadêmica dos alunos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, definir o perfil do corpo docente e discente, interpretar resultados, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, preparar aulas e avaliações, orientar alunos monitores - graduandos, coordenar cursos de pós-graduação, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, orientar doutorandos, participar da organização de processos de seleção, participar da administração de órgãos de classe, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, assessorar as atividades das empresas-júniores, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, assessorar profissionais de diversas áreas, orientar alunos em atividade de iniciação científica, avaliar o desempenho funcional de seus pares, dar concretude aos conceitos abstratos, dominar sua área de conhecimento, coordenar a política científica de bibliotecas, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, levantar questões a serem investigadas, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, avaliar o desempenho do aluno, assessorar pesquisas da comunidade, escrever artigos técnicos científicos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, buscar fontes de financiamento, demonstrar objetividade, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, revisar periodicamente a grade curricular, empreender projetos em negócios, orientar estágios docentes - ped-capes, coordenar a política científica de laboratórios, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, proferir palestras, elaborar cursos de extensão, participar de comissões de organização de eventos, participar da administração de associações científicas, testar hipóteses, orientar estágios de pós-doutorado, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, planejar disciplinas, implantar laboratórios, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, reformular suas idéias, produzir textos didáticos, orientar mestrandos, editar livros e revistas, averiguar adequação de modelos visando a validação, elaborar cursos de aperfeiçoamento, orientar monografias de conclusão de curso, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, investigar o estado da arte do tema proposto, modelar fenômenos, dados e processos, demonstrar criatividade, manifestar empatia, realizar intercâmbios técnico-científicos, elaborar projetos pedagógicos, escrever resenhas, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, constituir grupos de pesquisa, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos.

Cargos e salários CBO 2341-15 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Estatística (No Ensino Superior)

Professor de Estatística (No Ensino Superior): Brasil

  • 50
  • Brasil
  • 3.282 - 7.844
  • 19h
O profissional no cargo de Professor de Estatística (No Ensino Superior) CBO 2341-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.282 e 7.844 para uma jornada de trabalho média de 19h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-15.
Salário Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior): Brasil

  • 50
  • Brasil
  • 3.282 - 7.844
  • 19h
O profissional no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 2341-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.282 e 7.844 para uma jornada de trabalho média de 19h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-15.