CBO 2342-10 - Professor de química (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de química e disciplinas afins no ensino superior na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de química, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de química (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de química (ensino superior)
O Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de química e disciplinas afins às áreas de química no ensino superior, na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, preparando demonstrações experimentais para uso aulas, introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da química e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre química e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em química, por meio da literatura atual Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-10 deve agir na administração de instituições de ensino superior, desenvolver atividades de pesquisa, definir a infra-estrutura pertinente, estruturar processos seletivos, atualizar conhecimentos, realizar atividades de extensão, coordenar cursos, participar do processo de avaliação institucional, demonstrar competências pessoais, exercer atividades didáticas, atuar em políticas públicas, formar profissionais, preparar material didático.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10
Um Professor de química (ensino superior) (ou sinônimo) deve gerar patentes, entrevistar candidatos, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, demonstrar curiosidade, divulgar método científico, atuar em colegiados, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, saber expressar-se em público, planejar laboratório de ensino, produzir mídia eletrônica, realizar estágios exógenos, apresentar trabalhos em eventos científicos, elaborar prestação de contas, chefiar departamentos, dirigir trabalho de final de curso, elaborar normas, elaborar estrutura curricular, cursar pós-graduação estrito senso, ministrar cursos de aperfeiçoamento, assessorar órgãos públicos, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, atender aluno em atividade de recuperação, escrever roteiros de laboratório, ministrar cursos de especialização, atender aluno extraclasse, coordenar projetos de pesquisa, gerar conhecimento, realizar atividades de educação continuada, dirigir unidades, ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior, proferir conferências, planejar salas de aula, executar projetos de pesquisa, elaborar instrumento de avaliação, prestar consultoria ad-hoc, atualizar curriculum vitae, escrever livros, coordenar disciplinas, dirigir instituições, executar o projeto pedagógico, elaborar plano de ensino, produzir relatórios, preparar provas, produzir instrumentos de avaliação, orientar iniciação científica, divulgar os resultados em revistas científicas, propor projeto pedagógico, desenvolver instrumentação, corrigir provas, propor ementas, orientar alunos em projetos de especialização, orientar alunos em pós-graduação, supervisionar estágios, respeitar ética profissional, executar estrutura curricular, cursar especialização, orientar dissertação de mestrado, introduzir experimentos, comunicar-se com eficiência, manter atualizada a cultura geral, participar de seminários, aprender de forma autônoma e contínua, prestar serviços técnico-científicos, planejar bibliotecas, avaliar estágio probatório, interagir com o ensino médio e fundamental, coordenar disciplinas teóricas, participar em comissões, produzir pareceres, orientar tese de doutorado, participar de congressos, organizar atividades de extensão, orientar monografias, definir diretrizes curriculares, adequar projeto pedagógico, avaliar o processo ensino-aprendizagem, elaborar orçamento, formar recursos humanos, organizar eventos, formular projetos de pesquisa, organizar eventos científicos, participar do conselho regional e federal de química, prestar consultoria, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, definir procedimentos, planejar aula teórica, cursar pós-graduação lato senso, selecionar professores, participar de sociedades científicas nacionais, avaliar o projeto pedagógico, organizar dados, avaliar textos, planejar aula experimental, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, demonstrar espírito empreendedor, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, panejar salas de instrumentos, coordenar laboratório de ensino, tutorar alunos, planejar laboratório de pesquisa, atualizar experimentos, coordenar cursos, demonstrar senso crítico, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, participar em bancas de concurso, participar de cursos de aperfeiçoamento, realizar estágios de pós-doutorado, executar perícias, ministrar aulas de química no ensino superior, participar de atividades de extensão, acompanhar a instalação dos equipamentos, coletar dados, dominar os conteúdos pertinentes a área, participar em bancas examinadoras.