CBO 2346-52 - Professor de literatura inglesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de literatura inglesa CBO 2346-52 Ministra aulas para ensino de literatura inglesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-52 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura inglesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-52 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-52

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de literatura inglesa

O Professor de literatura inglesa CBO 2346-52 planeja e ministra aulas de literatura inglesa para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura inglesa, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão inglesa, relacionando com as áreas do conhecimento Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária inglesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua inglesa, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura inglesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura inglesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua inglesa frente às demandas sociais e políticas.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura inglesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, divulga, a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.

Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura inglesa Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal.

Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-52 deve realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, divulgar conhecimentos científicos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional, orientar alunos, realizar atividades pedagógico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-52

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de literatura inglesa CBO 2346-52

Um Professor de literatura inglesa (ou sinônimo) deve estruturar projetos pedagógicos na área, realizar levantamento bibliográfico, preparar aulas, demonstrar capacidade de liderança, participar de colegiados, organizar publicações científicas, participar de júri de premiação cultural, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir questões sociais e culturais, em classe, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, planejar orçamento, elaborar projetos, realizar revisão de textos, avaliar grade curricular, estabelecer critérios de avaliação, escrever textos relacionados a pesquisa, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, estimular senso crítico dos alunos, elaborar glossários, atualizar conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de observação, elaborar dicionários e/ou sinalários, supervisionar estágios, programar atividades de pesquisa, participar de júri de premiação acadêmica e científica, orientar alunos na apresentação de trabalhos, programar o uso de equipamentos de apoio, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, indicar bibliografia, realizar estudos interdisciplinares, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, realizar atualização bibliográfica, programar atividades de laboratório de língua e informática, editar publicações científicas, participar de discussões sobre a área, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar dissertação de mestrado, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, distribuir disciplinas, organizar antologias, promover o estudo de textos, trabalhar em equipe, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, orientar dissertações de mestrado, dar atendimento individual aos alunos, ministrar cursos de ensino a distância, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar material didático e paradidático, promover estudos inter e transdisciplinares, relacionar teoria e prática, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, planejar grades curriculares, avaliar as necessidades dos alunos, elaborar críticas literárias, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, promover intercâmbios científicos e culturais, traduzir textos, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, articular conhecimento de diferentes áreas, desenvolver atividades de pós-doutorado, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, organizar horários, cronogramas, etc, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, realizar atividades de editoração, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, demonstrar capacidade de análise e síntese, montar equipe de pesquisa, analisar princípios metodológicos da área, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., discutir resultados da produção discente, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, elaborar relatórios e monografias, discutir propostas curriculares, participar de intercâmbios científicos e culturais, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de reflexão, implementar grades curriculares, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar palestras, conferências, etc, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, escrever verbetes, coletar dados e materiais para pesquisa, orientar teses de doutorado, representar os pares em comissões externas a instituição, participar da organização de bancas examinadoras, analisar dados e materiais de pesquisa, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, elaborar tese de doutorado, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., demonstrar capacidade de interagir com outros, preparar instrumentos de avaliação, selecionar textos para estudo, organizar concursos acadêmicos e literários, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar da correção de exames, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, avaliar exame nacional de cursos, participar da elaboração de propostas curriculares, preparar programas de cursos, elaborar exames para concursos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, definir conteúdos programáticos.

Cargos e salários CBO 2346-52 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Literatura Inglesa

Professor de Literatura Inglesa: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Literatura Inglesa CBO 2346-52 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.982 e 9.794 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 146 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-52.