CBO 2341-20 - Professor de computação (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da ciência da computação e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de computação (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de computação (no ensino superior)

O Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20 ministra aulas práticas e teóricas na área da ciência da computação e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da computação, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, coletando e analisando dados, montando bancos de dados.

Desenvolve softwares, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros.

Utiliza simulação numérica em testes de hipóteses compreensão de fenômenos e validação de modelos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Assessora na solução de problemas que envolvem a implantação de sistemas computacionais Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias computacionais e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas.

Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões.

Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de subáreas da ciência da computação Pode atuar somente no ensino, ou em ensino e pesquisa Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-20 deve planejar e implementar cursos e disciplinas, realizar pesquisas, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, comunicar-se, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, coordenar atividades acadêmico-científicas, lecionar matemática, estatística, computação, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, colaborar em atividades institucionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-20

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20

Um Professor de computação (no ensino superior) (ou sinônimo) deve manter-se atualizado, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, disponibilizar material didático on line, empreender projetos em negócios, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, reformular suas idéias, orientar mestrandos, elaborar cursos de extensão, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, revisar periodicamente a grade curricular, coordenar cursos de extensão, integrar o corpo editorial de publicações científicas, participar de comissões de organização de eventos, participar da administração de órgãos de classe, dar concretude aos conceitos abstratos, realizar visitas científicas, elaborar projetos pedagógicos, coletar e analisar dados, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, demonstrar objetividade, escrever artigos técnicos científicos, coordenar a política científica de bibliotecas, orientar monografias de conclusão de curso, orientar alunos para a criação de novos empreendimentos, escrever resenhas, orientar a vida acadêmica dos alunos, construir protótipos de modelos e produtos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, dirigir unidades acadêmicas, desenvolver teorias, chefiar departamentos, orientar doutorandos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, ministrar aulas presencialmente ou a distância, realizar intercâmbios técnico-científicos, disseminar resultados de pesquisa, participar da organização de processos de seleção, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, elaborar cursos de aperfeiçoamento, assessorar pesquisas da comunidade, orientar estágios docentes - ped-capes, participar de eventos científicos, assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, orientar estudantes para competições academicas, produzir textos didáticos, relacionar teoria a prática, orientar estágios, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, constituir grupos de pesquisa, preparar apresentações, demonstrações e exposições, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, proferir palestras, investigar o estado da arte do tema proposto, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, representar a categoria em órgãos colegiados, produzir software e hardware, levantar questões a serem investigadas, participar de comissões, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, avaliar o desempenho do aluno, demonstrar criatividade, interpretar resultados, assessorar a criação de empresas-júniores, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, elaborar cursos de especialização, coordenar a política científica de laboratórios, trabalhar interdisciplinarmente, desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais, planejar disciplinas, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, orientar alunos em atividade de iniciação científica, criar lista de discussão, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, dominar sua área de conhecimento, elaborar projetos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, orientar estágios de pós-doutorado, preparar aulas e avaliações, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, propor novos métodos de ensino, implantar laboratórios, assessorar profissionais de diversas áreas, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, coordenar cursos de pós-graduação, projetar laboratórios de ensino, montar bancos de dados, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, buscar fontes de financiamento, utilizar correio eletrônico - e-mail, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, assessorar, científicamente, a organização de eventos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, trabalhar em equipe, definir o perfil do corpo docente e discente, participar da administração de associações científicas, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, implementar laboratórios de ensino, orientar auxiliares de ensino - graduados, manifestar empatia, avaliar o desempenho funcional de seus pares, assessorar as atividades das empresas-júniores, orientar alunos monitores - graduandos, editar livros e revistas, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar cursos de graduação, averiguar adequação de modelos visando a validação, coordenar eventos científicos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, elaborar critérios para admissão de alunos, testar hipóteses, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas.

Cargos e salários CBO 2341-20 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Computação (No Ensino Superior)

Professor de Computação (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Computação (No Ensino Superior) CBO 2341-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.512 e 10.938 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 493 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-20.
Salário Professor de Informática (no Ensino Superior)

Professor de Informática (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Informática (no Ensino Superior) CBO 2341-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.512 e 10.938 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 493 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-20.