CBO 2341-20 - Professor de computação (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da ciência da computação e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de computação (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de computação (no ensino superior)

O Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20 ministra aulas práticas e teóricas na área da ciência da computação e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da computação, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, coletando e analisando dados, montando bancos de dados.

Desenvolve softwares, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros.

Utiliza simulação numérica em testes de hipóteses compreensão de fenômenos e validação de modelos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Assessora na solução de problemas que envolvem a implantação de sistemas computacionais Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias computacionais e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas.

Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões.

Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de subáreas da ciência da computação Pode atuar somente no ensino, ou em ensino e pesquisa Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-20 deve avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, planejar e implementar cursos e disciplinas, orientar alunos, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, colaborar em atividades institucionais, lecionar matemática, estatística, computação, coordenar atividades acadêmico-científicas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, realizar pesquisas, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-20

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20

Um Professor de computação (no ensino superior) (ou sinônimo) deve escrever resenhas, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, implementar laboratórios de ensino, orientar estudantes para competições academicas, assessorar a criação de empresas-júniores, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, demonstrar criatividade, definir o perfil do corpo docente e discente, empreender projetos em negócios, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, orientar alunos para a criação de novos empreendimentos, elaborar critérios para admissão de alunos, orientar auxiliares de ensino - graduados, assessorar as atividades das empresas-júniores, reformular suas idéias, coordenar eventos científicos, produzir software e hardware, orientar a vida acadêmica dos alunos, projetar laboratórios de ensino, utilizar correio eletrônico - e-mail, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, produzir textos didáticos, disseminar resultados de pesquisa, elaborar projetos, relacionar teoria a prática, manter-se atualizado, construir protótipos de modelos e produtos, coordenar cursos de graduação, coordenar cursos de extensão, participar da administração de órgãos de classe, participar da administração de associações científicas, orientar alunos em atividade de iniciação científica, averiguar adequação de modelos visando a validação, participar de comissões, elaborar cursos de extensão, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais, orientar monografias de conclusão de curso, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, coordenar a política científica de bibliotecas, realizar visitas científicas, trabalhar interdisciplinarmente, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, representar a categoria em órgãos colegiados, elaborar cursos de aperfeiçoamento, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, preparar apresentações, demonstrações e exposições, orientar estágios docentes - ped-capes, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, orientar estágios, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, proferir palestras, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, orientar estágios de pós-doutorado, manifestar empatia, coletar e analisar dados, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, investigar o estado da arte do tema proposto, testar hipóteses, disponibilizar material didático on line, orientar doutorandos, assessorar, científicamente, a organização de eventos, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, propor novos métodos de ensino, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, elaborar cursos de especialização, buscar fontes de financiamento, coordenar a política científica de laboratórios, participar da organização de processos de seleção, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, orientar alunos monitores - graduandos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, dar concretude aos conceitos abstratos, escrever artigos de opinião na imprensa, planejar disciplinas, demonstrar objetividade, ministrar aulas presencialmente ou a distância, assessorar pesquisas da comunidade, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, integrar o corpo editorial de publicações científicas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, participar de comissões de organização de eventos, implantar laboratórios, dominar sua área de conhecimento, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, orientar mestrandos, revisar periodicamente a grade curricular, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, editar livros e revistas, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, constituir grupos de pesquisa, coordenar cursos de pós-graduação, chefiar departamentos, assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais, montar bancos de dados, avaliar o desempenho funcional de seus pares, preparar aulas e avaliações, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, trabalhar em equipe, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, dirigir unidades acadêmicas, realizar intercâmbios técnico-científicos, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, criar lista de discussão, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, desenvolver teorias, assessorar profissionais de diversas áreas, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, interpretar resultados, avaliar o desempenho do aluno, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, escrever artigos técnicos científicos, elaborar projetos pedagógicos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, levantar questões a serem investigadas, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, participar de eventos científicos.

Cargos e salários CBO 2341-20 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Computação (No Ensino Superior)

Professor de Computação (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Computação (No Ensino Superior) CBO 2341-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.662 e 11.130 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-20.
Salário Professor de Informática (no Ensino Superior)

Professor de Informática (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Informática (no Ensino Superior) CBO 2341-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.662 e 11.130 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-20.