CBO 2346-32 - Professor de literatura portuguesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura portuguesa CBO 2346-32 Ministra aulas, para ensino de língua e literatura portuguesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-32 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-32
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura portuguesa
O Professor de literatura portuguesa CBO 2346-32 planeja e ministra aulas de língua e literatura portuguesa para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura portuguesa, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária portuguesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura portuguesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura portuguesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua portuguesa frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura portuguesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-32 deve realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, prestar assessoria e consultoria, divulgar conhecimentos científicos, participar de atividades de qualificação profissional, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-32
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura portuguesa CBO 2346-32
Um Professor de literatura portuguesa (ou sinônimo) deve montar equipe de pesquisa, participar da elaboração de propostas curriculares, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, organizar antologias, preparar aulas, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, dar atendimento individual aos alunos, escrever textos relacionados a pesquisa, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar grade curricular, analisar princípios metodológicos da área, articular conhecimento de diferentes áreas, prever recursos financeiros para pesquisa, editar publicações científicas, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, preparar instrumentos de avaliação, organizar edições didáticas de obras literárias, ministrar cursos de ensino a distância, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, atualizar conteúdos programáticos, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, discutir resultados da produção discente, participar de júri de premiação cultural, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, realizar atividades de editoração, orientar teses de doutorado, elaborar material didático e paradidático, orientar alunos na apresentação de trabalhos, implementar grades curriculares, definir conteúdos programáticos, selecionar textos para estudo, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, elaborar glossários, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover intercâmbios científicos e culturais, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar projetos, planejar grades curriculares, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, desenvolver metodologias científicas de trabalho, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de liderança, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, organizar concursos acadêmicos e literários, estabelecer critérios de avaliação, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, distribuir disciplinas, participar de discussões sobre a área, preparar programas de cursos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar de intercâmbios científicos e culturais, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar estudos interdisciplinares, trabalhar em equipe, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, estimular senso crítico dos alunos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, desenvolver atividades de pós-doutorado, demonstrar capacidade de reflexão, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, planejar orçamento, participar da correção de exames, promover o estudo de textos, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, promover estudos inter e transdisciplinares, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, realizar discussões teórico-metodológicas, analisar dados e materiais de pesquisa, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, avaliar as necessidades dos alunos, participar de colegiados, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, avaliar exame nacional de cursos, demonstrar capacidade de interagir com outros, elaborar tese de doutorado, escrever verbetes, realizar atualização bibliográfica, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar exames para concursos, indicar bibliografia, participar da organização de bancas examinadoras, programar o uso de equipamentos de apoio, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, discutir propostas curriculares, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, relacionar teoria e prática, programar atividades de pesquisa, estruturar projetos pedagógicos na área, representar os pares em comissões externas a instituição, organizar horários, cronogramas, etc, orientar dissertações de mestrado, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar palestras, conferências, etc, elaborar críticas literárias, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, supervisionar estágios, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar revisão de textos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, traduzir textos, elaborar dicionários e/ou sinalários, realizar levantamento bibliográfico, elaborar relatórios e monografias, elaborar dissertação de mestrado, organizar publicações científicas, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização.