CBO 2346-32 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2346-32 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-32 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-32

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-32 ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Condições de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-32

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • Atividades dos cargos CBO 2346-32

    Entre as principais atribuições dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-32 estão as de:

    • indicar bibliografia;
    • selecionar textos para estudo;
    • planejar orçamento;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • discutir resultados da produção discente;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • realizar atividades de editoração;
    • participar de colegiados;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • divulgar a produção discente;
    • elaborar projetos;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • participar da correção de exames;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar tese de doutorado;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • traduzir textos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • avaliar grade curricular;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • preparar programas de cursos;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • escrever verbetes;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • orientar teses de doutorado;
    • discutir propostas curriculares;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • relacionar teoria e prática;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar dicionários;
    • promover o estudo de textos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • definir conteúdos programáticos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar glossários;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • montar equipe de pesquisa;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar concursos literários;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • organizar antologias;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • distribuir disciplinas;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • programar atividades de pesquisa;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • elaborar críticas literárias;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • publicar traduções de textos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • elaborar dissertação de mestrado;

    Cargos e salários CBO 2346-32 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

    Salário Professor de Literatura Portuguesa

    Professor de Literatura Portuguesa: Brasil

    • 103
    • Brasil
    • 3.608 - 10.204
    • 27h
    O profissional no cargo de Professor de Literatura Portuguesa CBO 2346-32 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.608 e 10.204 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-32.