CBO 2346-08 - Professor de língua italiana - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua italiana CBO 2346-08 Ministra aulas de italiano na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua italiana e de princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos no desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos e de atividades de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-08 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-08
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua italiana
O Professor de língua italiana CBO 2346-08 planeja e ministra aulas de língua italiana para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua italiana em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas como questões sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, ao projeto pedagógico, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas referentes à língua italiana, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza a produção de conhecimentos e divulga conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicos e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando revisão de textos e traduções, participando de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos, elaborando exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua italiana Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-08 deve elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, orientar alunos, participar de atividades de qualificação profissional, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos científicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-08
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua italiana CBO 2346-08
Um Professor de língua italiana (ou sinônimo) deve apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, realizar levantamento bibliográfico, planejar orçamento, realizar palestras, conferências, etc, distribuir disciplinas, orientar dissertações de mestrado, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, avaliar grade curricular, implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de interagir com outros, articular conhecimento de diferentes áreas, participar de intercâmbios científicos e culturais, programar atividades de pesquisa, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., organizar horários, cronogramas, etc, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., realizar revisão de textos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, demonstrar capacidade de liderança, planejar grades curriculares, indicar bibliografia, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, orientar alunos na apresentação de trabalhos, elaborar glossários, elaborar dicionários e/ou sinalários, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de observação, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, desenvolver metodologias científicas de trabalho, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, traduzir textos, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, discutir propostas curriculares, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, promover estudos inter e transdisciplinares, selecionar textos para estudo, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar exames de proficiência em línguas, definir conteúdos programáticos, participar de colegiados, participar de júri de premiação acadêmica e científica, ministrar cursos de ensino a distância, orientar teses de doutorado, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar projetos, dar atendimento individual aos alunos, escrever verbetes, elaborar material didático e paradidático, desenvolver atividades de pós-doutorado, avaliar exame nacional de cursos, estabelecer critérios de avaliação, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, participar da correção de exames, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar exames para concursos, estruturar projetos pedagógicos na área, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, organizar antologias, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, preparar aulas, elaborar dissertação de mestrado, discutir resultados da produção discente, participar de júri de premiação cultural, participar da elaboração de propostas curriculares, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, montar equipe de pesquisa, preparar programas de cursos, trabalhar em equipe, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, promover o estudo de textos, promover intercâmbios científicos e culturais, relacionar teoria e prática, organizar publicações científicas, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, participar de discussões sobre a área, supervisionar estágios, realizar estudos interdisciplinares, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar relatórios e monografias, editar publicações científicas, analisar princípios metodológicos da área, elaborar tese de doutorado, avaliar as necessidades dos alunos, realizar atualização bibliográfica, participar da organização de bancas examinadoras, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, discutir questões sociais e culturais, em classe, atualizar conteúdos programáticos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, estimular senso crítico dos alunos, programar o uso de equipamentos de apoio, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, realizar discussões teórico-metodológicas, realizar atividades de editoração, preparar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de reflexão, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, escrever textos relacionados a pesquisa, organizar edições críticas, organizar concursos acadêmicos e literários, analisar processos de comunicação em instituições, coletar dados e materiais para pesquisa, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, demonstrar capacidade de comunicação não verbal.