CBO 2346-08 - Professor de língua italiana - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua italiana CBO 2346-08 Ministra aulas de italiano na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua italiana e de princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos no desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos e de atividades de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-08 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-08
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua italiana
O Professor de língua italiana CBO 2346-08 planeja e ministra aulas de língua italiana para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua italiana em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas como questões sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, ao projeto pedagógico, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas referentes à língua italiana, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza a produção de conhecimentos e divulga conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicos e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando revisão de textos e traduções, participando de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos, elaborando exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua italiana Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-08 deve elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades de avaliação, realizar atividades pedagógico-administrativas, orientar alunos, prestar assessoria e consultoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-08
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua italiana CBO 2346-08
Um Professor de língua italiana (ou sinônimo) deve organizar edições críticas, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, estimular senso crítico dos alunos, estruturar projetos pedagógicos na área, escrever verbetes, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar de júri de premiação cultural, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, preparar programas de cursos, analisar processos de comunicação em instituições, promover o estudo de textos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar exames para concursos, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, realizar estudos interdisciplinares, analisar dados e materiais de pesquisa, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, participar da correção de exames, organizar edições didáticas de obras literárias, participar da elaboração de propostas curriculares, participar de júri de premiação acadêmica e científica, elaborar material didático e paradidático, orientar teses de doutorado, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, orientar alunos na apresentação de trabalhos, montar equipe de pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, realizar atividades de editoração, demonstrar capacidade de liderança, relacionar teoria e prática, organizar publicações científicas, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, definir conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar exames de proficiência em línguas, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, representar os pares em comissões externas a instituição, planejar orçamento, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, organizar horários, cronogramas, etc, escrever textos relacionados a pesquisa, prever recursos financeiros para pesquisa, selecionar textos para estudo, orientar dissertações de mestrado, participar de discussões sobre a área, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, estabelecer critérios de avaliação, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, editar publicações científicas, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar conteúdos programáticos, programar atividades de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, distribuir disciplinas, participar de colegiados, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., traduzir textos, analisar princípios metodológicos da área, realizar levantamento bibliográfico, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, realizar atualização bibliográfica, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar tese de doutorado, demonstrar capacidade de observação, desenvolver atividades de pós-doutorado, implementar grades curriculares, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, ministrar cursos de ensino a distância, participar de intercâmbios científicos e culturais, realizar revisão de textos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, preparar aulas, planejar grades curriculares, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar dicionários e/ou sinalários, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, participar da organização de bancas examinadoras, supervisionar estágios, trabalhar em equipe, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, elaborar dissertação de mestrado, articular conhecimento de diferentes áreas, avaliar as necessidades dos alunos, promover intercâmbios científicos e culturais, preparar instrumentos de avaliação, organizar concursos acadêmicos e literários, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, organizar antologias, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, dar atendimento individual aos alunos, realizar palestras, conferências, etc, indicar bibliografia, promover estudos inter e transdisciplinares, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir questões sociais e culturais, em classe, discutir resultados da produção discente, elaborar glossários, elaborar projetos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, discutir propostas curriculares, avaliar exame nacional de cursos, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar relatórios e monografias, avaliar grade curricular.