CBO 2341-25 - Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 Ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
O Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-25 deve coordenar atividades acadêmico-científicas, planejar e implementar cursos e disciplinas, comunicar-se, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, realizar pesquisas, colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, lecionar matemática, estatística, computação, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-25
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25
Um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) (ou sinônimo) deve emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, orientar estudantes para competições academicas, dominar sua área de conhecimento, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, elaborar projetos, interpretar resultados, participar da organização de processos de seleção, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, chefiar departamentos, preparar aulas e avaliações, levantar questões a serem investigadas, escrever artigos técnicos científicos, utilizar correio eletrônico - e-mail, editar livros e revistas, manifestar empatia, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, avaliar o desempenho funcional de seus pares, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, participar da administração de associações científicas, desenvolver teorias, demonstrar criatividade, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, ministrar aulas presencialmente ou a distância, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, orientar estágios de pós-doutorado, assessorar a criação de empresas-júniores, implantar laboratórios, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, montar bancos de dados, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, orientar a vida acadêmica dos alunos, orientar alunos monitores - graduandos, assessorar as atividades das empresas-júniores, participar da administração de órgãos de classe, assessorar, científicamente, a organização de eventos, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, orientar estágios docentes - ped-capes, propor novos métodos de ensino, investigar o estado da arte do tema proposto, elaborar cursos de especialização, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, dar concretude aos conceitos abstratos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, proferir palestras, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, orientar auxiliares de ensino - graduados, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, disseminar resultados de pesquisa, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, elaborar projetos pedagógicos, implementar laboratórios de ensino, reformular suas idéias, testar hipóteses, projetar laboratórios de ensino, constituir grupos de pesquisa, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, orientar mestrandos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, trabalhar interdisciplinarmente, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, elaborar cursos de extensão, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, participar de comissões de organização de eventos, produzir textos didáticos, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, coordenar eventos científicos, realizar visitas científicas, disponibilizar material didático on line, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, averiguar adequação de modelos visando a validação, demonstrar objetividade, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, participar de eventos científicos, modelar fenômenos, dados e processos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, realizar intercâmbios técnico-científicos, assessorar profissionais de diversas áreas, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, revisar periodicamente a grade curricular, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, coordenar cursos de graduação, escrever artigos de opinião na imprensa, avaliar o desempenho do aluno, definir o perfil do corpo docente e discente, coordenar cursos de pós-graduação, orientar doutorandos, integrar o corpo editorial de publicações científicas, buscar fontes de financiamento, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, trabalhar em equipe, coordenar cursos de extensão, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, coletar e analisar dados, empreender projetos em negócios, representar a categoria em órgãos colegiados, participar de comissões, criar lista de discussão, coordenar a política científica de laboratórios, elaborar critérios para admissão de alunos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, preparar apresentações, demonstrações e exposições, dirigir unidades acadêmicas, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, planejar disciplinas, assessorar pesquisas da comunidade, manter-se atualizado, coordenar a política científica de bibliotecas, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, relacionar teoria a prática, orientar estágios, elaborar cursos de aperfeiçoamento, escrever resenhas, orientar alunos em atividade de iniciação científica.