CBO 2341-25 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2341-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

Funções

planejar e implementar cursos e disciplinas, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, lecionar matemática, estatística, computação, colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos.

Atividades

reformular suas idéias, trabalhar interdisciplinarmente, revisar periodicamente a grade curricular, chefiar departamentos, participar da administração de órgãos de classe, elaborar projetos, coletar e analisar dados, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, assessorar a criação de empresas-júniores, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, elaborar projetos pedagógicos, dar concretude aos conceitos abstratos, integrar o corpo editorial de publicações científicas, preparar apresentações, demonstrações e exposições, coordenar a política científica de laboratórios, coordenar a política científica de bibliotecas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, implementar laboratórios de ensino, assessorar, científicamente, a organização de eventos, participar da administração de associações científicas, assessorar profissionais de diversas áreas, relacionar teoria a prática, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, elaborar cursos de aperfeiçoamento, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, elaborar cursos de especialização, participar de comissões, desenvolver teorias, constituir grupos de pesquisa, preparar aulas e avaliações, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, orientar doutorandos, dirigir unidades acadêmicas, orientar estágios de pós-doutorado, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, representar a categoria em órgãos colegiados, dominar sua área de conhecimento, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, averiguar adequação de modelos visando a validação, produzir textos didáticos, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, assessorar pesquisas da comunidade, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, manter-se atualizado, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, escrever resenhas, orientar mestrandos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, elaborar cursos de extensão, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, orientar a vida acadêmica dos alunos, coordenar cursos de graduação, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, disponibilizar material didático on line, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, participar da organização de processos de seleção, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, escrever artigos de opinião na imprensa, demonstrar criatividade, orientar monografias de conclusão de curso, manifestar empatia, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, levantar questões a serem investigadas, montar bancos de dados, avaliar o desempenho do aluno, realizar visitas científicas, demonstrar objetividade, buscar fontes de financiamento, disseminar resultados de pesquisa, editar livros e revistas, propor novos métodos de ensino, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, realizar intercâmbios técnico-científicos, modelar fenômenos, dados e processos, participar de comissões de organização de eventos, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, orientar alunos monitores - graduandos, implantar laboratórios, testar hipóteses, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, escrever artigos técnicos científicos, trabalhar em equipe, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, participar de eventos científicos, proferir palestras, coordenar eventos científicos, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, utilizar correio eletrônico - e-mail, avaliar o desempenho funcional de seus pares, ministrar aulas presencialmente ou a distância, definir o perfil do corpo docente e discente, assessorar as atividades das empresas-júniores, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, empreender projetos em negócios, orientar alunos em atividade de iniciação científica, orientar estágios, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, planejar disciplinas, interpretar resultados, criar lista de discussão, orientar estágios docentes - ped-capes, orientar estudantes para competições academicas, coordenar cursos de extensão, elaborar critérios para admissão de alunos, investigar o estado da arte do tema proposto, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, projetar laboratórios de ensino, orientar auxiliares de ensino - graduados, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, coordenar cursos de pós-graduação, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito.

Cargos e salários CBO 2341-25 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior)

Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior): Brasil

  • 12
  • Brasil
  • 2.255 - 4.512
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior) CBO 2341-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.255 e 4.512 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-25.