CBO 2341-25 - Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 Ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)

O Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.

Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-25 deve realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, comunicar-se, lecionar matemática, estatística, computação.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-25

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25

Um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) (ou sinônimo) deve utilizar correio eletrônico - e-mail, modelar fenômenos, dados e processos, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, orientar a vida acadêmica dos alunos, orientar mestrandos, manter-se atualizado, desenvolver teorias, coordenar a política científica de bibliotecas, empreender projetos em negócios, manifestar empatia, elaborar projetos, orientar auxiliares de ensino - graduados, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, coordenar cursos de pós-graduação, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, assessorar pesquisas da comunidade, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, orientar alunos em atividade de iniciação científica, implantar laboratórios, demonstrar objetividade, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, testar hipóteses, escrever artigos técnicos científicos, escrever resenhas, assessorar as atividades das empresas-júniores, produzir textos didáticos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar a política científica de laboratórios, projetar laboratórios de ensino, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, realizar intercâmbios técnico-científicos, representar a categoria em órgãos colegiados, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, assessorar, científicamente, a organização de eventos, orientar estágios de pós-doutorado, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, coletar e analisar dados, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, dominar sua área de conhecimento, constituir grupos de pesquisa, interpretar resultados, demonstrar criatividade, coordenar cursos de extensão, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, elaborar cursos de extensão, orientar alunos monitores - graduandos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, participar da administração de associações científicas, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, participar da organização de processos de seleção, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, relacionar teoria a prática, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, participar de comissões de organização de eventos, preparar aulas e avaliações, orientar doutorandos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, orientar monografias de conclusão de curso, buscar fontes de financiamento, participar de eventos científicos, elaborar cursos de especialização, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, avaliar o desempenho do aluno, orientar estágios docentes - ped-capes, proferir palestras, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, definir o perfil do corpo docente e discente, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, investigar o estado da arte do tema proposto, disseminar resultados de pesquisa, levantar questões a serem investigadas, editar livros e revistas, criar lista de discussão, elaborar projetos pedagógicos, dirigir unidades acadêmicas, preparar apresentações, demonstrações e exposições, trabalhar interdisciplinarmente, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, elaborar critérios para admissão de alunos, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, avaliar o desempenho funcional de seus pares, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, elaborar cursos de aperfeiçoamento, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, orientar estudantes para competições academicas, escrever artigos de opinião na imprensa, assessorar a criação de empresas-júniores, revisar periodicamente a grade curricular, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, participar da administração de órgãos de classe, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, disponibilizar material didático on line, averiguar adequação de modelos visando a validação, chefiar departamentos, reformular suas idéias, montar bancos de dados, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, planejar disciplinas, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, trabalhar em equipe, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, coordenar eventos científicos, orientar estágios, integrar o corpo editorial de publicações científicas, dar concretude aos conceitos abstratos, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, coordenar cursos de graduação, implementar laboratórios de ensino, realizar visitas científicas, assessorar profissionais de diversas áreas, ministrar aulas presencialmente ou a distância, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, participar de comissões, propor novos métodos de ensino.

Cargos e salários CBO 2341-25 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior)

Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior) CBO 2341-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.405 e 4.644 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-25.