CBO 2341-25 - Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
Entenda o que fazem os professores de matemática, estatística e informática do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
O Professor de Pesquisa Operacional (No Ensino Superior) planeja e executa processo de ensino na área de pesquisa operacional em curso de nível superior. Promove atividades de desenvolvimento, teste e validação de modelo quantitativo e ferramentas analíticas. Supervisiona alunos na execução de pesquisa, para resolução de problemas complexos e melhoria de processos numa organização. Programa e conduz seminários para os alunos apresentarem seus projetos, criando ambiente de discussão e aprendizado. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria em áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2341-25
Ministra aulas, abordando princípios em pesquisa científica e métodos analíticos – como modelagem matemática e análise estatística -, para resolução de problemas complexos e melhoria de processos em diferentes setores de uma organização. Promove atividades de desenvolvimento, teste e validação de modelo quantitativo e ferramentas analíticas. Oferece ao aluno embasamento em técnicas matemáticas e estatísticas. Promove a interface da pesquisa operacional com outros campos de saber.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão e estudo.
Supervisiona alunos na elaboração de projetos em áreas de importância estratégica - tais como prospecção e exploração de petróleo, energia e logística -, para resolver problemas do mundo real. Define prazo e disponibiliza acesso aos laboratórios de informática. Acompanha o uso de tecnologias para modelagem e simulação de cenários hipotéticos a partir das variáveis do processo. Verifica o uso de algoritmos de inteligência artificial, com funções preditivas que permitem antecipar as alterações nos indicadores. Acompanha a elaboração de relatórios para apoiar dirigentes e gestores na tomada de decisões em diferentes contextos, tais como formulação de políticas em órgãos públicos e definição de estratégias mais eficientes de produção em empresa. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, raciocínio lógico, atitude crítica e conduta ética, durante a execução do projeto.
Programa e conduz seminários para os alunos apresentarem os temas de seus projetos aos colegas, criando um ambiente de discussão e aprendizado. Faz comentários ao final dos seminários, analisando os resultados das atividades realizadas.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.
Realiza avaliação do desempenho do aluno, levando em consideração indicadores estabelecidos no sistema de acompanhamento da aprendizagem.
Pode participar de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar aos alunos acesso a diferentes experiências educacionais, além de formação transcultural.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de pesquisa operacional.
Trabalha em equipe com demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino e participando do controle da qualidade da educação oferecida pela instituição.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, emitindo pareceres técnicos, elaborando trabalhos acadêmicos, e transferindo conhecimentos para instituições de ensino e pesquisa.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em pesquisa operacional, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos e simpósios.
Planeja e desenvolve projetos para testar inovações tecnológicas em pesquisa operacional. Divulga conhecimento científico.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | LÓGICA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE COMPLEXA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE FUNCIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE FUNCIONAL NÃO-LINEAR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) FUNDAMENTOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE NUMÉRICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS À PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MODELAGEM MATEMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | TEORIA GERAL E PROCESSOS ESTOCÁSTICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | TEOREMAS DE LIMITE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROCESSOS MARKOVIANOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE ESTOCÁSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROCESSOS ESTOCÁSTICOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | INFERÊNCIA PARAMÉTRICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | INFERÊNCIA NÃO-PARAMÉTRICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | INFERÊNCIA EM PROCESSOS ESTOCÁSTICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE MULTIVARIADA | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | REGRESSÃO E CORRELAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ANÁLISE PREDITIVA E TOMADA DE DECISÃO ASSERTIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADA À PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMPUTAÇÃO) TEORIA DA DECISÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO) PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO) RELAÇÃO MIN-MAX EM OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO) TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO MATEMÁTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) APRENDIZADO DE MÁQUINA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) BANCOS DE DADOS RELACIONAIS (SQL) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) CIÊNCIA DE DADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) ESTRUTURA DE DADOS E SUA MANIPULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) MINERAÇÃO DE DADOS E TEXTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) MODELAGEM DE SISTEMAS COMPLEXOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) ANÁLISE DE REDES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) FERRAMENTAS DE ANÁLISE DESCRITIVA: GRÁFICOS, GRÁFICOS INTERATIVOS, TABELAS, MAPAS, ILUSTRAÇÕES, OUTROS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) PROGRAMAÇÃO DINÂMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO: ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING), CRMS (GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE), SISTEMAS DE PDV (PONTO DE VENDA), OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIAS DAS FILAS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PROGRAMAÇÃO LINEAR, NÃO-LINEAR, MISTA E DINÂMICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SÉRIES TEMPORAIS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | TEORIA DOS GRAFOS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | TEORIA DOS JOGOS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) EFICIÊNCIA DE PROCESSOS PRODUTIVOS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) FASES DA PESQUISA OPERACIONAL: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA, CONSTRUÇÃO DO MODELO, SOLUÇÃO DO MODELO, VALIDAÇÃO DO MODELO, IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) LOGÍSTICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE PESQUISA OPERACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | PESQUISA OPERACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PESQUISA OPERACIONAL) PROGRAMAÇÃO PERT | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ANÁLISE DE CUSTOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA ECONÔMICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ESTUDO DE MERCADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | MERCADOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | SISTEMAS ECONÔMICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ESTATÍSTICA SÓCIO-ECONÔMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | MÉTODOS E MODELOS MATEMÁTICOS, ECONOMÉTRICOS E ESTATÍSTICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE PESQUISA OPERACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE PESQUISA OPERACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM PESQUISA OPERACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ESTRUTURA DO ENSINO E PESQUISA NO BRASIL – MEC, INEP, MCT, CAPES, CNPQ | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Coordenar atividades acadêmico-científicas;
- Lecionar matemática, estatística, computação;
- Planejar e implementar cursos e disciplinas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
- Avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
- Realizar pesquisas;
- Orientar alunos;
- Colaborar em atividades institucionais;
- Comunicar-se;
- Produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos;
- Orientar estágios de pós-doutorado;
- Trabalhar em equipe;
- Definir o perfil do corpo docente e discente;
- Coordenar cursos de pós-graduação;
- Participar de comissões;
- Buscar fontes de financiamento;
- Avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
- Idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
- Disponibilizar material didático on line;
- Preparar apresentações, demonstrações e exposições;
- Dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
- Disponibilizar on-line artigos, relatórios e software;
- Assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
- Elaborar projetos;
- Elaborar cursos de especialização;
- Escrever artigos de opinião na imprensa;
- Manifestar empatia;
- Realizar visitas científicas;
- Coordenar cursos de extensão;
- Assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
- Expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
- Manter-se atualizado;
- Implementar laboratórios de ensino;
- Participar da administração de órgãos de classe;
- Demonstrar objetividade;
- Empreender projetos em negócios;
- Propor novos métodos de ensino;
- Indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
- Divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
- Participar de eventos científicos;
- Emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação;
- Representar a categoria em órgãos colegiados;
- Traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
- Detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
- Orientar alunos monitores - graduandos;
- Disseminar resultados de pesquisa;
- Coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
- Coordenar a política científica de laboratórios;
- Coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
- Avaliar o desempenho funcional de seus pares;
- Avaliar o desempenho do aluno;
- Elaborar cursos de aperfeiçoamento;
- Avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
- Coordenar eventos científicos;
- Proferir palestras;
- Orientar estudantes para competições academicas;
- Coordenar a política científica de bibliotecas;
- Assessorar, científicamente, a organização de eventos;
- Assessorar as atividades das empresas-júniores;
- Co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
- Desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
- Orientar a vida acadêmica dos alunos;
- Organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório;
- Avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
- Elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
- Orientar auxiliares de ensino - graduados;
- Planejar disciplinas;
- Motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
- Elaborar critérios para admissão de alunos;
- Escrever artigos técnicos científicos;
- Coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas;
- Buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
- Participar da administração de associações científicas;
- Ministrar aulas presencialmente ou a distância;
- Averiguar adequação de modelos visando a validação;
- Emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
- Participar da organização de processos de seleção;
- Diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação;
- Participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
- Integrar o corpo editorial de publicações científicas;
- Utilizar correio eletrônico - e-mail;
- Chefiar departamentos;
- Participar de comissões de organização de eventos;
- Elaborar cursos de extensão;
- Produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
- Elaborar projetos pedagógicos;
- Demonstrar criatividade;
- Orientar doutorandos;
- Preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
- Assessorar a criação de empresas-júniores;
- Atender extra-classe para esclarecimentos complementares;
- Assessorar profissionais de diversas áreas;
- Constituir grupos de pesquisa;
- Orientar estágios docentes - ped-capes;
- Modelar fenômenos, dados e processos;
- Relacionar teoria a prática;
- Produzir textos didáticos;
- Testar hipóteses;
- Projetar laboratórios de ensino;
- Assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
- Desenvolver teorias;
- Dirigir unidades acadêmicas;
- Assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
- Utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
- Implantar laboratórios;
- Gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Criar lista de discussão;
- Interpretar resultados;
- Coletar e analisar dados;
- Orientar estágios;
- Realizar intercâmbios técnico-científicos;
- Orientar mestrandos;
- Preparar aulas e avaliações;
- Investigar o estado da arte do tema proposto;
- Levantar questões a serem investigadas;
- Editar livros e revistas;
- Raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
- Revisar periodicamente a grade curricular;
- Reformular suas idéias;
- Assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
- Recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
- Produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
- Orientar monografias de conclusão de curso;
- Coordenar cursos de graduação;
- Transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
- Escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
- Orientar alunos em atividade de iniciação científica;
- Escrever resenhas;
- Dar concretude aos conceitos abstratos;
- Exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
- Trabalhar interdisciplinarmente;
- Montar bancos de dados;
- Dominar sua área de conhecimento;
- Interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
- Assessorar pesquisas da comunidade;
- Divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
- Estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Estatística (No Ensino Superior)
- Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior)
- Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior)
- Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática (no Ensino Superior)
- Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)
- Professor de Informática (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Aplicada (No Ensino Superior)
- Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior)
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-25
CBO 2341-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de pesquisa operacional (no ensino superior) que pertence ao grupo dos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
-
-