CBO 2342-15 - Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de astronomia e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de astronomia, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisa astronômica e cosmológica em observatórios e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de astronomia (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de astronomia (ensino superior)
O Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de astronomia e disciplinas afins às áreas de astronomia no ensino superior, na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, produzindo mídias eletrônicas, preparando demonstrações experimentais para uso aulas introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da física e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre astronomia e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em astronomia por meio da literatura atual e trabalho em observatórios Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-15 deve exercer atividades didáticas, atuar em políticas públicas, participar do processo de avaliação institucional, definir a infra-estrutura pertinente, coordenar cursos, formar profissionais, realizar atividades de extensão, estruturar processos seletivos, preparar material didático, demonstrar competências pessoais, agir na administração de instituições de ensino superior, desenvolver atividades de pesquisa, atualizar conhecimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15
Um Professor de astronomia (ensino superior) (ou sinônimo) deve coordenar laboratório de ensino, participar em bancas de concurso, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, planejar bibliotecas, organizar dados, assessorar órgãos públicos, selecionar professores, prestar consultoria ad-hoc, realizar estágios de pós-doutorado, demonstrar senso crítico, realizar atividades de educação continuada, entrevistar candidatos, orientar iniciação científica, participar de congressos, gerar conhecimento, elaborar prestação de contas, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, avaliar textos, definir procedimentos, produzir instrumentos de avaliação, coordenar projetos de pesquisa, desenvolver instrumentação, organizar atividades de extensão, adequar projeto pedagógico, tutorar alunos, planejar laboratório de pesquisa, coordenar disciplinas teóricas, escrever roteiros de laboratório, introduzir experimentos, participar de sociedades científicas nacionais, divulgar método científico, ministrar cursos de aperfeiçoamento, definir diretrizes curriculares, orientar tese de doutorado, participar de seminários, panejar salas de instrumentos, propor ementas, saber expressar-se em público, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, produzir mídia eletrônica, executar estrutura curricular, aprender de forma autônoma e contínua, ministrar aulas de astronomia no ensino superior, cursar especialização, divulgar os resultados em revistas científicas, elaborar plano de ensino, atuar em colegiados, avaliar o processo ensino-aprendizagem, orientar monografias, corrigir provas, demonstrar curiosidade, planejar salas de aula, ministrar cursos de especialização, produzir pareceres, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, interagir com o ensino médio e fundamental, formular projetos de pesquisa, manter atualizada a cultura geral, comunicar-se com eficiência, executar projetos de pesquisa, orientar dissertação de mestrado, participar de atividades de extensão, atualizar experimentos, participar em comissões, participar em bancas examinadoras, organizar eventos científicos, dirigir instituições, organizar eventos, prestar serviços técnico-científicos, coordenar disciplinas, atender aluno extraclasse, formar recursos humanos, coordenar cursos, planejar laboratório de ensino, executar o projeto pedagógico, propor projeto pedagógico, planejar aula experimental, elaborar estrutura curricular, supervisionar estágios, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, atualizar curriculum vitae, cursar pós-graduação estrito senso, coletar dados, atender aluno em atividade de recuperação, dirigir unidades, orientar alunos em pós-graduação, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, proferir conferências, produzir relatórios, demonstrar espírito empreendedor, preparar provas, dominar os conteúdos pertinentes a área, avaliar estágio probatório, prestar consultoria, chefiar departamentos, avaliar o projeto pedagógico, elaborar orçamento, participar de cursos de aperfeiçoamento, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, cursar pós-graduação lato senso, realizar estágios exógenos, acompanhar a instalação dos equipamentos, escrever livros, elaborar instrumento de avaliação, orientar alunos em projetos de especialização, gerar patentes, dirigir trabalho de final de curso, respeitar ética profissional, apresentar trabalhos em eventos científicos, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, elaborar normas, planejar aula teórica.