CBO 2341-10 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

Funções

lecionar matemática, estatística, computação, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, comunicar-se, orientar alunos, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, colaborar em atividades institucionais, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições.

Atividades

representar a categoria em órgãos colegiados, coordenar eventos científicos, definir o perfil do corpo docente e discente, interpretar resultados, implementar laboratórios de ensino, escrever artigos de opinião na imprensa, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, trabalhar interdisciplinarmente, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, elaborar cursos de extensão, participar da organização de processos de seleção, participar da administração de associações científicas, escrever resenhas, participar de comissões, buscar fontes de financiamento, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, projetar laboratórios de ensino, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, manifestar empatia, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, orientar mestrandos, coordenar a política científica de laboratórios, criar lista de discussão, assessorar, científicamente, a organização de eventos, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, chefiar departamentos, preparar apresentações, demonstrações e exposições, participar da administração de órgãos de classe, integrar o corpo editorial de publicações científicas, constituir grupos de pesquisa, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, avaliar o desempenho funcional de seus pares, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, disseminar resultados de pesquisa, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, dar concretude aos conceitos abstratos, empreender projetos em negócios, preparar aulas e avaliações, realizar intercâmbios técnico-científicos, orientar doutorandos, participar de comissões de organização de eventos, assessorar profissionais de diversas áreas, coordenar cursos de graduação, investigar o estado da arte do tema proposto, orientar a vida acadêmica dos alunos, orientar estudantes para competições academicas, orientar estágios de pós-doutorado, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, orientar auxiliares de ensino - graduados, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, reformular suas idéias, elaborar cursos de aperfeiçoamento, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, coordenar a política científica de bibliotecas, demonstrar objetividade, orientar alunos monitores - graduandos, elaborar critérios para admissão de alunos, levantar questões a serem investigadas, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, propor novos métodos de ensino, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, editar livros e revistas, utilizar correio eletrônico - e-mail, trabalhar em equipe, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, demonstrar criatividade, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, orientar monografias de conclusão de curso, relacionar teoria a prática, elaborar projetos, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, realizar visitas científicas, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, avaliar o desempenho do aluno, dirigir unidades acadêmicas, coordenar cursos de extensão, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, manter-se atualizado, revisar periodicamente a grade curricular, dominar sua área de conhecimento, ministrar aulas presencialmente ou a distância, produzir textos didáticos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, implantar laboratórios, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, proferir palestras, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, coordenar cursos de pós-graduação, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar projetos pedagógicos, escrever artigos técnicos científicos, disponibilizar material didático on line, elaborar cursos de especialização, desenvolver teorias, participar de eventos científicos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, orientar estágios docentes - ped-capes, orientar alunos em atividade de iniciação científica.

Cargos e salários CBO 2341-10 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior)

Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior): Brasil

  • 61
  • Brasil
  • 6.209 - 17.236
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.209 e 17.236 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 61 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.
Salário Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)

Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior): Brasil

  • 61
  • Brasil
  • 6.209 - 17.236
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.209 e 17.236 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 61 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.
Salário Professor de Matemática (no Ensino Superior)

Professor de Matemática (no Ensino Superior): Brasil

  • 61
  • Brasil
  • 6.209 - 17.236
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Matemática (no Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.209 e 17.236 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 61 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.