CBO 2341-10 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Condições de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Funções dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • orientar alunos;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • comunicar-se;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • Atividades dos cargos CBO 2341-10

    Entre as principais atribuições dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 estão as de:

    • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
    • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
    • disponibilizar material didático ´on line´;
    • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
    • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
    • editar livros e revistas;
    • elaborar cursos de especialização;
    • orientar doutorandos;
    • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
    • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
    • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
    • participar da organização de processos de seleção;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • elaborar cursos de extensão;
    • orientar estágios docentes (ped-capes);
    • orientar estudantes para competições acadêmicas;
    • relacionar teoria à prática;
    • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
    • elaborar projetos;
    • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
    • representar a categoria em órgãos colegiados;
    • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
    • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
    • assessorar profissionais de diversas áreas;
    • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
    • disseminar resultados de pesquisa;
    • escrever resenhas;
    • buscar fontes de financiamento;
    • produzir textos didáticos;
    • escrever artigos técnicos científicos;
    • orientar monografias de conclusão de curso;
    • implementar laboratórios de ensino;
    • escrever artigos de opinião na imprensa;
    • investigar o estado da arte do tema proposto;
    • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
    • participar de eventos científicos;
    • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
    • elaborar critérios para admissão de alunos;
    • reformular suas ideias;
    • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
    • orientar mestrandos;
    • participar de comissões;
    • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
    • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
    • participar de comissões de organização de eventos;
    • coordenar a política científica de laboratórios;
    • orientar a vida acadêmica dos alunos;
    • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
    • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
    • criar lista de discussão;
    • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar objetividade;
    • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
    • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
    • definir o perfil do corpo docente e discente;
    • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
    • orientar alunos monitores (graduandos);
    • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
    • demonstrar criatividade;
    • projetar laboratórios de ensino;
    • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
    • elaborar projetos pedagógicos;
    • avaliar o desempenho do aluno;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
    • preparar aulas e avaliações;
    • coordenar cursos de graduação;
    • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
    • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
    • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
    • empreender projetos em negócios;
    • participar da administração de associações científicas;
    • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
    • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
    • coordenar cursos de pós-graduação;
    • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
    • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
    • realizar visitas científicas;
    • dirigir unidades acadêmicas;
    • coordenar a política científica de bibliotecas;
    • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
    • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
    • coordenar cursos de extensão;
    • manifestar empatia;
    • implantar laboratórios;
    • levantar questões a serem investigadas;
    • utilizar correio eletrônico (e-mail);
    • participar da administração de órgãos de classe;
    • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
    • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
    • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar intercâmbios técnico-científicos;
    • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
    • coordenar eventos científicos;
    • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
    • orientar auxiliares de ensino (graduados);
    • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
    • propor novos métodos de ensino;
    • orientar estágios de pós-doutorado;
    • desenvolver teorias;
    • chefiar departamentos;
    • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
    • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
    • interpretar resultados;
    • proferir palestras;
    • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
    • revisar periodicamente a grade curricular;
    • dar concretude aos conceitos abstratos;
    • dominar sua área de conhecimento;

    Cargos e salários CBO 2341-10 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

    Salário Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)

    Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior): Brasil

    • 114
    • Brasil
    • 11.734 - 34.111
    • 28h
    O profissional no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.734 e 34.111 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.
    Salário Professor de Matemática (no Ensino Superior)

    Professor de Matemática (no Ensino Superior): Brasil

    • 114
    • Brasil
    • 11.734 - 34.111
    • 28h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática (no Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.734 e 34.111 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.
    Salário Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior)

    Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior): Brasil

    • 114
    • Brasil
    • 11.734 - 34.111
    • 28h
    O profissional no cargo de Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.734 e 34.111 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.