CBO 2341-10 - Professor de matemática pura (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática pura (no ensino superior)
O Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10 ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.
Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.
Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.
Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.
Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.
Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.
Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-10 deve comunicar-se, orientar alunos, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, realizar pesquisas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, demonstrar competências pessoais, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, colaborar em atividades institucionais, lecionar matemática, estatística, computação.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10
Um Professor de matemática pura (no ensino superior) (ou sinônimo) deve emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, orientar a vida acadêmica dos alunos, implantar laboratórios, coordenar cursos de extensão, dirigir unidades acadêmicas, orientar auxiliares de ensino - graduados, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, realizar visitas científicas, avaliar o desempenho funcional de seus pares, demonstrar objetividade, criar lista de discussão, elaborar critérios para admissão de alunos, demonstrar criatividade, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, escrever artigos de opinião na imprensa, projetar laboratórios de ensino, orientar doutorandos, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, participar da administração de associações científicas, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, chefiar departamentos, interpretar resultados, disponibilizar material didático on line, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar cursos de graduação, elaborar cursos de extensão, editar livros e revistas, manifestar empatia, elaborar cursos de especialização, escrever artigos técnicos científicos, representar a categoria em órgãos colegiados, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, investigar o estado da arte do tema proposto, elaborar cursos de aperfeiçoamento, orientar mestrandos, dominar sua área de conhecimento, trabalhar em equipe, coordenar cursos de pós-graduação, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, avaliar o desempenho do aluno, participar de comissões de organização de eventos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, implementar laboratórios de ensino, preparar apresentações, demonstrações e exposições, realizar intercâmbios técnico-científicos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, disseminar resultados de pesquisa, assessorar, científicamente, a organização de eventos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, orientar estudantes para competições academicas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, buscar fontes de financiamento, revisar periodicamente a grade curricular, orientar estágios docentes - ped-capes, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, levantar questões a serem investigadas, empreender projetos em negócios, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, participar da administração de órgãos de classe, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, proferir palestras, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, ministrar aulas presencialmente ou a distância, utilizar correio eletrônico - e-mail, participar de comissões, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenar a política científica de bibliotecas, propor novos métodos de ensino, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, constituir grupos de pesquisa, participar de eventos científicos, coordenar a política científica de laboratórios, manter-se atualizado, orientar alunos monitores - graduandos, participar da organização de processos de seleção, definir o perfil do corpo docente e discente, elaborar projetos, assessorar profissionais de diversas áreas, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, dar concretude aos conceitos abstratos, elaborar projetos pedagógicos, relacionar teoria a prática, integrar o corpo editorial de publicações científicas, orientar alunos em atividade de iniciação científica, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, produzir textos didáticos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, coordenar eventos científicos, preparar aulas e avaliações, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, desenvolver teorias, reformular suas idéias, orientar estágios de pós-doutorado, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, escrever resenhas, trabalhar interdisciplinarmente.