CBO 2341-10 - Professor de matemática pura (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática pura (no ensino superior)
O Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10 ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.
Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.
Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.
Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.
Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.
Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.
Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-10 deve comunicar-se, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, planejar e implementar cursos e disciplinas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, coordenar atividades acadêmico-científicas, colaborar em atividades institucionais, lecionar matemática, estatística, computação, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10
Um Professor de matemática pura (no ensino superior) (ou sinônimo) deve produzir textos didáticos, criar lista de discussão, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, participar de comissões de organização de eventos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, assessorar, científicamente, a organização de eventos, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar cursos de extensão, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, participar da administração de órgãos de classe, proferir palestras, orientar doutorandos, preparar apresentações, demonstrações e exposições, orientar alunos em atividade de iniciação científica, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, orientar mestrandos, disponibilizar material didático on line, coordenar cursos de graduação, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionar teoria a prática, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, orientar alunos monitores - graduandos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, coordenar a política científica de bibliotecas, integrar o corpo editorial de publicações científicas, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, orientar estágios de pós-doutorado, avaliar o desempenho do aluno, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, orientar monografias de conclusão de curso, preparar aulas e avaliações, buscar fontes de financiamento, propor novos métodos de ensino, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, projetar laboratórios de ensino, constituir grupos de pesquisa, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, ministrar aulas presencialmente ou a distância, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, editar livros e revistas, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, participar de comissões, orientar estudantes para competições academicas, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, orientar auxiliares de ensino - graduados, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, coordenar cursos de pós-graduação, representar a categoria em órgãos colegiados, elaborar cursos de especialização, orientar estágios docentes - ped-capes, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, elaborar projetos, participar da organização de processos de seleção, assessorar profissionais de diversas áreas, desenvolver teorias, dar concretude aos conceitos abstratos, trabalhar interdisciplinarmente, implantar laboratórios, elaborar cursos de extensão, avaliar o desempenho funcional de seus pares, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, participar da administração de associações científicas, escrever resenhas, elaborar critérios para admissão de alunos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, dirigir unidades acadêmicas, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, elaborar cursos de aperfeiçoamento, realizar visitas científicas, chefiar departamentos, utilizar correio eletrônico - e-mail, empreender projetos em negócios, interpretar resultados, reformular suas idéias, coordenar a política científica de laboratórios, manifestar empatia, manter-se atualizado, orientar a vida acadêmica dos alunos, disseminar resultados de pesquisa, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, realizar intercâmbios técnico-científicos, dominar sua área de conhecimento, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, definir o perfil do corpo docente e discente, trabalhar em equipe, escrever artigos técnicos científicos, revisar periodicamente a grade curricular, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, participar de eventos científicos, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, investigar o estado da arte do tema proposto, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, coordenar eventos científicos, demonstrar objetividade, elaborar projetos pedagógicos, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, levantar questões a serem investigadas, demonstrar criatividade, implementar laboratórios de ensino.