CBO 2346-12 - Professor de língua francesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua francesa CBO 2346-12 Ministra aulas de francês na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua francesa e de princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos no desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos e de atividades de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-12 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua francesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-12 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-12
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua francesa
O Professor de língua francesa CBO 2346-12 planeja e ministra aulas de língua francesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade, atualização ortográfica e práticas de língua francesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando o trabalho produzidos.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas como questões sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, ao projeto pedagógico, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas referentes à língua francesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza a produção de conhecimentos e divulga conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicos e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando revisão de textos e traduções, participando de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos, elaborando exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua francesa Comunica-se com assertividade e objetividade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-12 deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, prestar assessoria e consultoria, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-12
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua francesa CBO 2346-12
Um Professor de língua francesa (ou sinônimo) deve participar de júri de premiação acadêmica e científica, programar atividades de laboratório de língua e informática, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, trabalhar em equipe, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, realizar discussões teórico-metodológicas, realizar atualização bibliográfica, estruturar projetos pedagógicos na área, elaborar exames para concursos, demonstrar capacidade de liderança, participar de colegiados, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, participar de júri de premiação cultural, organizar edições críticas, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar da correção de exames, promover intercâmbios científicos e culturais, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, realizar palestras, conferências, etc, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, supervisionar estágios, implementar grades curriculares, estabelecer critérios de avaliação, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, elaborar glossários, elaborar dicionários e/ou sinalários, escrever verbetes, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, promover estudos inter e transdisciplinares, avaliar exame nacional de cursos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, editar publicações científicas, participar de discussões sobre a área, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, demonstrar capacidade de observação, analisar princípios metodológicos da área, selecionar textos para estudo, indicar bibliografia, analisar processos de comunicação em instituições, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar relatórios e monografias, organizar concursos acadêmicos e literários, demonstrar capacidade de análise e síntese, preparar instrumentos de avaliação, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, discutir questões sociais e culturais, em classe, analisar dados e materiais de pesquisa, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, participar de intercâmbios científicos e culturais, distribuir disciplinas, realizar atividades de editoração, estimular senso crítico dos alunos, avaliar as necessidades dos alunos, elaborar projetos, relacionar teoria e prática, organizar antologias, organizar publicações científicas, programar atividades de pesquisa, avaliar grade curricular, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, ministrar cursos de ensino a distância, planejar orçamento, elaborar dissertação de mestrado, orientar teses de doutorado, desenvolver atividades de pós-doutorado, preparar programas de cursos, discutir propostas curriculares, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., prever recursos financeiros para pesquisa, discutir resultados da produção discente, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar material didático e paradidático, definir conteúdos programáticos, elaborar tese de doutorado, preparar aulas, elaborar exames de proficiência em línguas, realizar revisão de textos, traduzir textos, demonstrar capacidade de reflexão, realizar estudos interdisciplinares, organizar horários, cronogramas, etc, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., articular conhecimento de diferentes áreas, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, atualizar conteúdos programáticos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, planejar grades curriculares, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar da elaboração de propostas curriculares, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, orientar alunos na apresentação de trabalhos, organizar edições didáticas de obras literárias, escrever textos relacionados a pesquisa, desenvolver metodologias científicas de trabalho, montar equipe de pesquisa, realizar levantamento bibliográfico, dar atendimento individual aos alunos, participar da organização de bancas examinadoras, programar o uso de equipamentos de apoio, orientar dissertações de mestrado, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover o estudo de textos, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos.