CBO 2342-05 - Professor de física (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de física e disciplinas afins no ensino superior na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.

Coordena cursos de física, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios Atua em políticas públicas.

Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

CBO 2342-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de física (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de física (ensino superior)

O Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de física e disciplinas afins às áreas de física no ensino superior na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.

Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.

Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, preparando demonstrações experimentais para uso aulas, introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.

Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.

Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.

Forma profissionais para a área da física e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.

Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.

Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre física e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em física, por meio da literatura atual Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.

Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.

Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2342-05 deve exercer atividades didáticas, formar profissionais, participar do processo de avaliação institucional, desenvolver atividades de pesquisa, coordenar cursos, atuar em políticas públicas, definir a infra-estrutura pertinente, demonstrar competências pessoais, preparar material didático, agir na administração de instituições de ensino superior, estruturar processos seletivos, atualizar conhecimentos, realizar atividades de extensão.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-05

O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05

Um Professor de física (ensino superior) (ou sinônimo) deve produzir pareceres, ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior, produzir instrumentos de avaliação, produzir mídia eletrônica, participar em bancas de concurso, interagir com o ensino médio e fundamental, avaliar o projeto pedagógico, avaliar o processo ensino-aprendizagem, participar em comissões, escrever livros, gerar conhecimento, proferir conferências, acompanhar a instalação dos equipamentos, demonstrar espírito empreendedor, atender aluno extraclasse, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, atualizar curriculum vitae, coordenar disciplinas, participar de atividades de extensão, realizar estágios de pós-doutorado, dominar os conteúdos pertinentes a área, aprender de forma autônoma e contínua, planejar bibliotecas, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, introduzir experimentos, planejar aula experimental, prestar serviços técnico-científicos, divulgar método científico, comunicar-se com eficiência, propor projeto pedagógico, panejar salas de instrumentos, avaliar textos, definir procedimentos, orientar alunos em pós-graduação, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, propor ementas, produzir relatórios, atualizar experimentos, planejar laboratório de pesquisa, apresentar trabalhos em eventos científicos, organizar dados, orientar iniciação científica, elaborar instrumento de avaliação, elaborar orçamento, cursar pós-graduação estrito senso, coordenar laboratório de ensino, participar de seminários, demonstrar curiosidade, coletar dados, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, dirigir instituições, supervisionar estágios, selecionar professores, atender aluno em atividade de recuperação, elaborar prestação de contas, elaborar normas, entrevistar candidatos, ministrar aulas de física no ensino superior, cursar pós-graduação lato senso, elaborar plano de ensino, realizar atividades de educação continuada, dirigir trabalho de final de curso, planejar aula teórica, coordenar projetos de pesquisa, coordenar cursos, manter atualizada a cultura geral, planejar laboratório de ensino, organizar eventos científicos, executar projetos de pesquisa, definir diretrizes curriculares, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, executar o projeto pedagógico, escrever roteiros de laboratório, participar em bancas examinadoras, orientar monografias, chefiar departamentos, coordenar disciplinas teóricas, saber expressar-se em público, realizar estágios exógenos, ministrar cursos de especialização, avaliar estágio probatório, gerar patentes, orientar alunos em projetos de especialização, respeitar ética profissional, participar de cursos de aperfeiçoamento, adequar projeto pedagógico, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, elaborar estrutura curricular, cursar especialização, orientar dissertação de mestrado, prestar consultoria, orientar tese de doutorado, atuar em colegiados, assessorar órgãos públicos, formular projetos de pesquisa, tutorar alunos, demonstrar senso crítico, desenvolver instrumentação, dirigir unidades, formar recursos humanos, participar de congressos, executar estrutura curricular, divulgar os resultados em revistas científicas, corrigir provas, planejar salas de aula, prestar consultoria ad-hoc, organizar eventos, organizar atividades de extensão, participar de sociedades científicas nacionais, ministrar cursos de aperfeiçoamento, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, preparar provas, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas.

Cargos e salários CBO 2342-05 - Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior

Salário Professor de Física (Ensino Superior)

Professor de Física (Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Física (Ensino Superior) CBO 2342-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.469 e 11.424 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2342-05.