CBO 2342-05 - Professor de física (ensino superior)

Entenda o que fazem os professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de física (ensino superior) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de física (ensino superior)

Planeja e executa processo de ensino de física em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre conceitos teóricos e aplicações. Oferece ao aluno embasamento em programação e técnicas computacionais e em uso de ferramentas matemáticas. Promove utilização de simulações. Supervisiona grupos de alunos na elaboração de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas em física. Coordena reunião de grupo de estudo multidisciplinar. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria em áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento de ensino de física, estabelecendo objetivos, metodologia e sequência de conteúdos a serem ministrados. Verifica o tamanho da turma e analisa dados disponíveis sobre o perfil dos alunos. Prepara infraestrutura laboratorial. Seleciona “softwares”, aplicativos e outros recursos tecnológicos. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Cria ou seleciona simulações e modelos computacionais. Atualiza experimentos. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e elabora instrumentos e procedimentos de avaliação. Estabelece cronograma das aulas.

Ministra aulas em diferentes áreas da física - acústica, óptica, física atômica e molecular, entre outras -, sobre conceitos teóricos e aplicações. Promove atividades de ensino, tais como avaliação de parâmetros físicos em sistemas ambientais, caracterização de propriedades físicas e estruturais de materiais, e realização de ensaios e testes. Oferece ao aluno embasamento em programação e técnicas computacionais e em uso de ferramentas matemáticas. Promove a utilização de simulações - interativas e não interativas - quando a experiência original for praticamente impossível de ser reproduzida.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adaptação ágil aos avanços científicos e tecnológicos.

Supervisiona grupos de alunos na elaboração de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas nos vários setores da física ou a ela relacionados. Define prazo e disponibiliza acesso aos laboratórios de pesquisa. Acompanha as atividades realizadas para diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos experimentais, utilizando método científico e fazendo uso de instrumentos laboratoriais. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, raciocínio lógico, capacidade de abstração, atitude crítica, respeito ao meio ambiente e conduta ética, durante a execução do projeto.

Coordena reunião de grupo de estudo multidisciplinar, promovendo o trabalho dos alunos em parceria com profissionais de geofísica, oceanografia, biologia, química, medicina ou outro campo de saber. Faz comentários ao final da reunião, analisando os resultados das atividades realizadas.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.

Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.

Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.

Pode orientar alunos em programas de pós-graduação.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em área de física.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), integrando comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos, e chefiando departamentos.

Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.

Pode participar de bancas de avaliação de teses.

Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.

Mantém-se atualizado em relação às descobertas em física e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos e simpósios.

Planeja e desenvolve atividades de pesquisa, executando projetos relacionados à área da física. Divulga conhecimento científico.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA E DIFERENCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO APLICADO À FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TEORIA DOS ERROS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES ANALÍTICOS, CIENTÍFICOS, DE GERENCIAMENTO DE DADOS, ENTRE OUTROS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTRONOMIA DE POSIÇÃO E MECÂNICA CELESTE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA DE POSIÇÃO E MECÂNICA CELESTE) FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTRONOMIA DE POSIÇÃO E MECÂNICA CELESTE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA DE POSIÇÃO E MECÂNICA CELESTE) FUNDAMENTOS DE COSMOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR) FUNDAMENTOS DE ASTROFÍSICA SOLAR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA RELATIVIDADE E GRAVITAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ESTATÍSTICA E TERMODINÂMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) MECÂNICA ESTATÍSTICA, APRENDIZADO DE MÁQUINA E COMPLEXIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) TÓPICOS AVANÇADOS EM TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EM FÍSICA EXPERIMENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÓTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ACÚSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MECÂNICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA DINÂMICA DOS FLUIDOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TEORIA GERAL DE PARTÍCULAS E CAMPOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS) FÍSICA DE HÁDRONS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS) TEORIA DOS CAMPOS QUÂNTICOS E TEORIA DE CORDAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA NUCLEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA NUCLEAR) FUNDAMENTOS DE FÍSICA NUCLEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA ELETRÔNICA DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, TEORIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DOS FLÚIDOS, FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA CINÉTICA E TEORIA DE TRANSPORTE DE FLUIDOS, PROPRIEDADES FÍSICAS DE GASES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS, CRISTALOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA EQUAÇÃO DE ESTADO, EQUILÍBRIO DE FASES E TRANSIÇÕES DE FASES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTADOS ELETRÔNICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MATERIAIS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES ÓTICAS E ESPECTROSCÓPICAS DA MATÉRIA CONDENSADA, OUTRAS INTERAÇÕES DA MATÉRIA COM RADIAÇÕES E PARTÍCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA) FUNDAMENTOS DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FENÔMENOS EMERGENTES EM MATÉRIA QUÂNTICA CORRELACIONADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA EXPERIMENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) LABORATÓRIOS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) MICROSCOPIA ELETRÔNICA: DE TRANSMISSÃO, DE VARREDURA, DE FORÇA ATÔMICA, DE TUNELAMENTO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE FÍSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) ÓPTICA E COMPUTAÇÃO QUÂNTICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ELETROQUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ANALÍTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS E MODELAMENTO MATEMÁTICO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA RADIOLOGIA E FOTOBIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA OUTROS ELEMENTOS (RADIOLOGIA E FOTOBIOLOGIA) FUNDAMENTOS DE RADIOLOGIA, DOSIMETRIA E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOFÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOFÍSICA OUTROS ELEMENTOS (BIOFÍSICA) BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECONOMIA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NORMA BRASILEIRA PARA ELABORAÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ENERGIA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS FOTÔNICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS NANOTECNOLOGIA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • coordenar cursos;
  • exercer atividades didáticas;
  • definir a infra-estrutura pertinente;
  • formar profissionais;
  • atualizar conhecimentos;
  • atuar em políticas públicas;
  • realizar atividades de extensão;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material didático;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • estruturar processos seletivos;
  • planejar aula experimental;
  • proferir conferências;
  • realizar estágios exógenos;
  • propor projeto pedagógico;
  • coordenar laboratório de ensino;
  • avaliar estágio probatório;
  • saber expressar-se em público;
  • propor ementas;
  • divulgar método científico;
  • participar em bancas de concurso;
  • escrever livros;
  • corrigir provas;
  • coordenar disciplinas;
  • elaborar orçamento;
  • introduzir experimentos;
  • participar de seminários;
  • apresentar trabalhos em eventos científicos;
  • panejar salas de instrumentos;
  • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
  • avaliar o projeto pedagógico;
  • assessorar órgãos públicos;
  • coordenar disciplinas teóricas;
  • tutorar alunos;
  • cursar especialização;
  • realizar atividades de educação continuada;
  • prestar serviços técnico-científicos;
  • orientar dissertação de mestrado;
  • aprender de forma autônoma e contínua;
  • organizar eventos científicos;
  • preparar provas;
  • elaborar normas;
  • comunicar-se com eficiência;
  • gerar conhecimento;
  • realizar estágios de pós-doutorado;
  • cursar pós-graduação lato senso;
  • escrever roteiros de laboratório;
  • elaborar prestação de contas;
  • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
  • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • prestar consultoria ad-hoc;
  • dirigir instituições;
  • planejar laboratório de pesquisa;
  • atualizar experimentos;
  • dirigir unidades;
  • atender aluno extraclasse;
  • orientar alunos em projetos de especialização;
  • manter atualizada a cultura geral;
  • dirigir trabalho de final de curso;
  • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
  • avaliar textos;
  • produzir relatórios;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
  • executar projetos de pesquisa;
  • desenvolver instrumentação;
  • elaborar estrutura curricular;
  • executar o projeto pedagógico;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • produzir pareceres;
  • adequar projeto pedagógico;
  • planejar bibliotecas;
  • ministrar aulas de física no ensino superior;
  • definir procedimentos;
  • elaborar instrumento de avaliação;
  • chefiar departamentos;
  • divulgar os resultados em revistas científicas;
  • interagir com o ensino médio e fundamental;
  • coordenar projetos de pesquisa;
  • cursar pós-graduação estrito senso;
  • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
  • formar recursos humanos;
  • formular projetos de pesquisa;
  • gerar patentes;
  • elaborar plano de ensino;
  • prestar consultoria;
  • demonstrar curiosidade;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • orientar tese de doutorado;
  • participar em bancas examinadoras;
  • atualizar curriculum vitae;
  • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
  • respeitar ética profissional;
  • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
  • paticipar do planejamento do quadro de pessoal;
  • organizar atividades de extensão;
  • participar de sociedades científicas nacionais;
  • participar em comissões;
  • participar de congressos;
  • executar estrutura curricular;
  • entrevistar candidatos;
  • demonstrar senso crítico;
  • participar de atividades de extensão;
  • coordenar cursos;
  • atender aluno em atividade de recuperação;
  • acompanhar a instalação dos equipamentos;
  • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
  • planejar salas de aula;
  • produzir mídia eletrônica;
  • orientar monografias;
  • planejar aula teórica;
  • coletar dados;
  • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
  • orientar iniciação científica;
  • organizar dados;
  • selecionar professores;
  • definir diretrizes curriculares;
  • orientar alunos em pós-graduação;
  • ministrar cursos de especialização;
  • dominar os conteúdos pertinentes a área;
  • planejar laboratório de ensino;
  • atuar em colegiados;
  • organizar eventos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-05

CBO 2342-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de física (ensino superior) que pertence ao grupo dos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2342-05 - Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 234205 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Física (Ensino Superior)

Professor de Física (Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Física (Ensino Superior) CBO 2342-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.568 e 7.672 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2342-05.