CBO 2342-05 - Professor de física (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de física e disciplinas afins no ensino superior na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de física, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de física (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de física (ensino superior)
O Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de física e disciplinas afins às áreas de física no ensino superior na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, preparando demonstrações experimentais para uso aulas, introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da física e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre física e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em física, por meio da literatura atual Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-05 deve participar do processo de avaliação institucional, formar profissionais, exercer atividades didáticas, desenvolver atividades de pesquisa, definir a infra-estrutura pertinente, atuar em políticas públicas, estruturar processos seletivos, preparar material didático, coordenar cursos, agir na administração de instituições de ensino superior, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de extensão, atualizar conhecimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05
Um Professor de física (ensino superior) (ou sinônimo) deve gerar patentes, coordenar cursos, prestar consultoria, preparar provas, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, interagir com o ensino médio e fundamental, elaborar instrumento de avaliação, comunicar-se com eficiência, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, elaborar orçamento, divulgar método científico, desenvolver instrumentação, introduzir experimentos, planejar laboratório de ensino, produzir instrumentos de avaliação, planejar laboratório de pesquisa, propor ementas, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, avaliar o processo ensino-aprendizagem, participar em comissões, coordenar laboratório de ensino, orientar alunos em projetos de especialização, definir diretrizes curriculares, executar estrutura curricular, coordenar disciplinas teóricas, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, orientar iniciação científica, adequar projeto pedagógico, elaborar plano de ensino, chefiar departamentos, avaliar estágio probatório, elaborar normas, dirigir unidades, proferir conferências, cursar pós-graduação estrito senso, demonstrar senso crítico, organizar dados, assessorar órgãos públicos, elaborar estrutura curricular, ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior, ministrar cursos de especialização, atuar em colegiados, tutorar alunos, dirigir instituições, corrigir provas, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, participar de sociedades científicas nacionais, executar projetos de pesquisa, aprender de forma autônoma e contínua, atender aluno em atividade de recuperação, apresentar trabalhos em eventos científicos, organizar eventos científicos, manter atualizada a cultura geral, selecionar professores, orientar dissertação de mestrado, organizar atividades de extensão, prestar serviços técnico-científicos, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, participar de cursos de aperfeiçoamento, formular projetos de pesquisa, escrever roteiros de laboratório, realizar atividades de educação continuada, gerar conhecimento, definir procedimentos, participar de congressos, coordenar projetos de pesquisa, atualizar experimentos, organizar eventos, atualizar curriculum vitae, orientar monografias, produzir relatórios, planejar bibliotecas, participar em bancas de concurso, saber expressar-se em público, propor projeto pedagógico, participar de seminários, planejar aula experimental, orientar alunos em pós-graduação, orientar tese de doutorado, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, produzir pareceres, realizar estágios exógenos, elaborar prestação de contas, participar de atividades de extensão, atender aluno extraclasse, respeitar ética profissional, executar o projeto pedagógico, dirigir trabalho de final de curso, divulgar os resultados em revistas científicas, supervisionar estágios, avaliar textos, planejar salas de aula, planejar aula teórica, ministrar aulas de física no ensino superior, produzir mídia eletrônica, formar recursos humanos, coordenar disciplinas, cursar pós-graduação lato senso, ministrar cursos de aperfeiçoamento, dominar os conteúdos pertinentes a área, demonstrar curiosidade, acompanhar a instalação dos equipamentos, escrever livros, coletar dados, prestar consultoria ad-hoc, avaliar o projeto pedagógico, realizar estágios de pós-doutorado, cursar especialização, panejar salas de instrumentos, entrevistar candidatos, demonstrar espírito empreendedor, participar em bancas examinadoras.