CBO 2346-24 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2346-24 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-24

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Condições de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • orientar alunos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • Atividades dos cargos CBO 2346-24

    Entre as principais atribuições dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 estão as de:

    • preparar programas de cursos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • traduzir textos;
    • organizar edições críticas;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • orientar teses de doutorado;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar projetos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • promover o estudo de textos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • supervisionar estágios;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar de colegiados;
    • trabalhar em equipe;
    • indicar bibliografia;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • discutir propostas curriculares;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar da correção de exames;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • discutir resultados da produção discente;
    • avaliar grade curricular;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar glossários;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • selecionar textos para estudo;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar concursos literários;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • elaborar dicionários;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar antologias;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • realizar atividades de editoração;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • relacionar teoria e prática;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • realizar autoavaliação;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • planejar orçamento;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • distribuir disciplinas;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • escrever verbetes;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • divulgar a produção discente;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • programar atividades de pesquisa;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;

    Cargos e salários CBO 2346-24 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

    Salário Professor de Língua Portuguesa

    Professor de Língua Portuguesa: Brasil

    • 1.056
    • Brasil
    • 5.718 - 9.469
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa CBO 2346-24 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.718 e 9.469 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.056 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-24.
    Salário Professor de Português

    Professor de Português: Brasil

    • 1.056
    • Brasil
    • 5.718 - 9.469
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Português CBO 2346-24 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.718 e 9.469 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.056 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-24.
    Salário Professor de Língua Portuguesa Brasília

    Professor de Língua Portuguesa: Brasília, DF

    • 26
    • Brasília, DF
    • 4.232 - 7.009
    • 26h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa CBO 2346-24 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.232 e 7.009 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-24.
    Salário Professor de Língua Portuguesa São Paulo

    Professor de Língua Portuguesa: São Paulo, SP

    • 79
    • São Paulo, SP
    • 11.647 - 19.286
    • 29h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa CBO 2346-24 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 11.647 e 19.286 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 79 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-24.