CBO 2346-24 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2346-24 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-24

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Condições de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 2346-24

    Entre as principais atribuições dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 estão as de:

    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • organizar concursos literários;
    • programar atividades de pesquisa;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar projetos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • planejar orçamento;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • indicar bibliografia;
    • elaborar dicionários;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar da correção de exames;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • traduzir textos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • montar equipe de pesquisa;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • realizar atividades de editoração;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • orientar teses de doutorado;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • publicar trabalhos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • distribuir disciplinas;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • discutir propostas curriculares;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • trabalhar em equipe;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • preparar programas de cursos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • promover o estudo de textos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • organizar antologias;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • publicar traduções de textos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • divulgar a produção discente;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • organizar edições críticas;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar tese de doutorado;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • avaliar grade curricular;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • discutir resultados da produção discente;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • elaborar glossários;
    • realizar autoavaliação;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • escrever verbetes;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • relacionar teoria e prática;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • supervisionar estágios;
    • participar de colegiados;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;

    Cargos e salários CBO 2346-24 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

    Cargo/Profissão Local
    Professor de Português Brasil
    Professor de Língua Portuguesa Brasil
    Professor de Língua Portuguesa Brasília, DF
    Professor de Língua Portuguesa São Paulo, SP
    Professor de Língua Portuguesa São Paulo
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