CBO 2341-05 - Professor de matemática aplicada (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05 ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-05 deve lecionar matemática, estatística, computação, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades acadêmico-científicas, realizar pesquisas, colaborar em atividades institucionais, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) (ou sinônimo) deve projetar laboratórios de ensino, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, assessorar, científicamente, a organização de eventos, orientar a vida acadêmica dos alunos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, reformular suas idéias, manter-se atualizado, coordenar a política científica de bibliotecas, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, disseminar resultados de pesquisa, elaborar cursos de aperfeiçoamento, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, chefiar departamentos, desenvolver teorias, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, empreender projetos em negócios, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, investigar o estado da arte do tema proposto, orientar alunos monitores - graduandos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, testar hipóteses, demonstrar objetividade, elaborar projetos pedagógicos, editar livros e revistas, representar a categoria em órgãos colegiados, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, assessorar profissionais de diversas áreas, coordenar eventos científicos, disponibilizar material didático on line, orientar estágios de pós-doutorado, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, orientar auxiliares de ensino - graduados, realizar visitas científicas, coordenar cursos de pós-graduação, preparar aulas e avaliações, participar de comissões, manifestar empatia, montar bancos de dados, escrever resenhas, coordenar cursos de extensão, realizar intercâmbios técnico-científicos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, orientar monografias de conclusão de curso, dominar sua área de conhecimento, constituir grupos de pesquisa, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, levantar questões a serem investigadas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, integrar o corpo editorial de publicações científicas, avaliar o desempenho funcional de seus pares, preparar apresentações, demonstrações e exposições, dirigir unidades acadêmicas, trabalhar em equipe, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, criar lista de discussão, produzir textos didáticos, participar de comissões de organização de eventos, utilizar correio eletrônico - e-mail, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, propor novos métodos de ensino, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, planejar disciplinas, implementar laboratórios de ensino, elaborar critérios para admissão de alunos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, interpretar resultados, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, orientar estágios docentes - ped-capes, assessorar a criação de empresas-júniores, revisar periodicamente a grade curricular, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, modelar fenômenos, dados e processos, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, coletar e analisar dados, averiguar adequação de modelos visando a validação, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar a política científica de laboratórios, participar da administração de associações científicas, elaborar projetos, escrever artigos técnicos científicos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, ministrar aulas presencialmente ou a distância, orientar estágios, assessorar pesquisas da comunidade, coordenar cursos de graduação, participar da organização de processos de seleção, relacionar teoria a prática, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, avaliar o desempenho do aluno, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, buscar fontes de financiamento, proferir palestras, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, demonstrar criatividade, participar de eventos científicos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, elaborar cursos de especialização, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, dar concretude aos conceitos abstratos, elaborar cursos de extensão, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, orientar doutorandos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, orientar estudantes para competições academicas, orientar alunos em atividade de iniciação científica, assessorar as atividades das empresas-júniores, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, orientar mestrandos, implantar laboratórios, definir o perfil do corpo docente e discente, participar da administração de órgãos de classe, trabalhar interdisciplinarmente, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa.