CBO 2341-05 - Professor de matemática aplicada (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05 ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.

Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.

Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.

Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.

Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-05 deve colaborar em atividades institucionais, comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, orientar alunos, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, lecionar matemática, estatística, computação.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-05

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05

Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) (ou sinônimo) deve participar da organização de processos de seleção, implantar laboratórios, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, integrar o corpo editorial de publicações científicas, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, trabalhar interdisciplinarmente, testar hipóteses, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, assessorar a criação de empresas-júniores, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, relacionar teoria a prática, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, ministrar aulas presencialmente ou a distância, disponibilizar material didático on line, definir o perfil do corpo docente e discente, planejar disciplinas, dirigir unidades acadêmicas, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, levantar questões a serem investigadas, montar bancos de dados, proferir palestras, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, revisar periodicamente a grade curricular, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, escrever resenhas, coordenar a política científica de laboratórios, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, participar da administração de associações científicas, orientar estágios de pós-doutorado, demonstrar objetividade, disseminar resultados de pesquisa, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, demonstrar criatividade, orientar a vida acadêmica dos alunos, reformular suas idéias, coordenar cursos de graduação, orientar estágios docentes - ped-capes, escrever artigos de opinião na imprensa, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, assessorar pesquisas da comunidade, escrever artigos técnicos científicos, preparar apresentações, demonstrações e exposições, dominar sua área de conhecimento, implementar laboratórios de ensino, buscar fontes de financiamento, produzir textos didáticos, elaborar projetos, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, desenvolver teorias, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, criar lista de discussão, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, elaborar cursos de aperfeiçoamento, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, participar de eventos científicos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, coordenar cursos de pós-graduação, orientar mestrandos, projetar laboratórios de ensino, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, orientar doutorandos, assessorar profissionais de diversas áreas, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, orientar auxiliares de ensino - graduados, manter-se atualizado, participar da administração de órgãos de classe, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, representar a categoria em órgãos colegiados, chefiar departamentos, orientar alunos em atividade de iniciação científica, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, editar livros e revistas, elaborar cursos de especialização, orientar alunos monitores - graduandos, assessorar, científicamente, a organização de eventos, manifestar empatia, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, averiguar adequação de modelos visando a validação, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, constituir grupos de pesquisa, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, participar de comissões, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, trabalhar em equipe, elaborar cursos de extensão, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, investigar o estado da arte do tema proposto, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o desempenho do aluno, dar concretude aos conceitos abstratos, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, modelar fenômenos, dados e processos, coordenar cursos de extensão, propor novos métodos de ensino, participar de comissões de organização de eventos, empreender projetos em negócios, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, orientar estágios, assessorar as atividades das empresas-júniores, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, utilizar correio eletrônico - e-mail, coordenar a política científica de bibliotecas, realizar visitas científicas, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, coletar e analisar dados, coordenar eventos científicos, interpretar resultados, avaliar o desempenho funcional de seus pares, realizar intercâmbios técnico-científicos, orientar estudantes para competições academicas, elaborar critérios para admissão de alunos, preparar aulas e avaliações, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, elaborar projetos pedagógicos.

Cargos e salários CBO 2341-05 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Matemática Aplicada (No Ensino Superior)

Professor de Matemática Aplicada (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática Aplicada (No Ensino Superior) CBO 2341-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.717 e 15.464 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-05.
Salário Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)

Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) CBO 2341-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.907 e 15.689 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-05.
Salário Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior)

Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) CBO 2341-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.717 e 15.464 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-05.
Salário Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior)

Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) CBO 2341-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.717 e 15.464 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-05.