CBO 2341-05 - Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

Entenda o que fazem os professores de matemática, estatística e informática do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de matemática aplicada (no ensino superior) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

O Professor de Matemática Aplicada (No Ensino Superior) planeja e executa processo de ensino de matemática aplicada em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas teóricas e aulas práticas. Coordena seminários e reuniões de grupos de trabalho. Orienta grupos de alunos na elaboração de projetos com uso das ferramentas matemáticas para resolver problemas do mundo real. Efetua avaliação de aprendizagem dos alunos, criando situações e usando diferentes instrumentos e procedimentos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de seus alunos. Supervisiona estágio curricular. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2341-05

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento de ensino na área de matemática aplicada, estabelecendo objetivos, metodologia e sequência de conteúdos a serem ministrados em cada período letivo. Verifica o tamanho da turma e analisa dados disponíveis sobre o perfil dos alunos. Examina instalações para realização de práticas de ensino. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define o uso de “softwares”, aplicativos e outros recursos tecnológicos em atividades. Cria ou seleciona modelos e simulações – interativas e não interativas – para viabilizar observação e análise de aplicações matemáticas. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e elabora instrumentos e procedimentos de avaliação. Estabelece cronograma das aulas.

Ministra aulas teóricas e práticas e promove outras atividades de ensino de matemática aplicada. Busca a articulação dinâmica de teoria e prática, por meio da integração dos conteúdos. Promove a interface da matemática aplicada com outros campos de saber.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios, propondo questões e instigando a curiosidade. Inicia e modera discussões em sala de aula.

Coordena seminários e reuniões de grupos de trabalho. Estimula diálogos, faz mediação e monitora as atividades realizadas, para que ocorra a efetiva aprendizagem.

Orienta grupos de alunos na elaboração de projetos com uso das ferramentas matemáticas, para resolver problemas do mundo real. Estabelece prazo e disponibiliza equipamentos e materiais para execução das atividades. Estimula a busca e a identificação dos problemas - em particular os nacionais e regionais – que podem se tornar objeto de estudo, para escolha do tema do projeto de cada grupo. Supervisiona a pesquisa dos alunos – em biblioteca, em ambiente virtual, em empresas que atuam na área relacionada ao tema, ou em outras fontes – para elaboração e teste de hipóteses. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, raciocínio lógico, atitude crítica, interação de grupo e conduta ética, durante a execução do projeto.

Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de seus alunos.

Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar aos alunos novas vivências. Assessora a criação de empresa júnior.

Pode orientar alunos em programas de pós-graduação.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de matemática aplicada.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino e participando do controle da qualidade da educação oferecida pela instituição.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), integrando comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos e chefiando departamentos.

Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.

Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, emitindo pareceres técnicos, elaborando trabalhos acadêmicos, e transferindo conhecimento para empresas e outras organizações. Efetua atividades de divulgação da produção acadêmica.

Mantém-se atualizado em relação às descobertas em matemática e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos, seminários e outros eventos.

Planeja e desenvolve atividades de pesquisa e extensão, executando projeto relacionado à área de matemática aplicada e divulgando conhecimento científico.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA CONJUNTOS 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA LÓGICA MATEMÁTICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DOS NÚMEROS 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GRUPO DE ÁLGEBRA NÃO-COMUTATIVA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA COMUTATIVA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA BOOLEANA E APLICAÇÕES NO PROJETO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE COMPLEXA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE FUNCIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE FUNCIONAL NÃO-LINEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS FUNCIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA DIFERENCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TOPOLOGIA ALGÉBRICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA SISTEMAS DINÂMICOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA PLANA, ESPACIAL E ANALÍTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA FÍSICA MATEMÁTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE NUMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE MATEMÁTICA APLICADA 3 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E PROCESSOS ESTOCÁSTICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEOREMAS DE LIMITE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROCESSOS MARKOVIANOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE ESTOCÁSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA PARAMÉTRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA NÃO-PARAMÉTRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA EM PROCESSOS ESTOCÁSTICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE MULTIVARIADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA REGRESSÃO E CORRELAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE DE DADOS 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TEORIA DOS ERROS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ANÁLISE DE ALGORÍTMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LÓGICAS E SEMÂNTICA DE PROGRAMAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA SIMBÓLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ESTATÍSTICA E TERMODINÂMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA COMPUTACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FUNDAMENTOS DA FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS ÀS GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA MATEMÁTICA: MATLAB, MATHEMATICA, DR GEO, GEOPLAN, GEOGEBRA, GRAPHEQUATION, GRAPHMATICA, MATHGV, MODELLUS, MODELLUS, OUTROS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOMATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E TEORIAS DAS FILAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO LINEAR, NÃO-LINEAR, MISTA E DINÂMICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SÉRIES TEMPORAIS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO TEORIA DOS GRAFOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO TEORIA DOS JOGOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MATEMÁTICA 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ESTATÍSTICA SÓCIO-ECONÔMICA 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS E MODELOS MATEMÁTICOS, ECONOMÉTRICOS E ESTATÍSTICOS 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECONOMIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA APLICADA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM MATEMÁTICA APLICADA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PESQUISAS, ESTUDOS E PROJETOS DE ÁREAS AVANÇADAS OU DE FRONTEIRA EM MATEMÁTICA APLICADA 3 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Orientar alunos;
  • Coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • Realizar pesquisas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • Planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • Lecionar matemática, estatística, computação;
  • Comunicar-se;
  • Produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos;
  • Colaborar em atividades institucionais;
  • Prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • Diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação;
  • Emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
  • Orientar auxiliares de ensino - graduados;
  • Escrever artigos técnicos científicos;
  • Estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
  • Escrever artigos de opinião na imprensa;
  • Assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • Transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
  • Desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
  • Reformular suas idéias;
  • Preparar aulas e avaliações;
  • Coordenar cursos de graduação;
  • Exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
  • Avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
  • Manifestar empatia;
  • Definir o perfil do corpo docente e discente;
  • Elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
  • Propor novos métodos de ensino;
  • Participar de eventos científicos;
  • Detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
  • Traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
  • Coordenar cursos de pós-graduação;
  • Planejar disciplinas;
  • Preparar apresentações, demonstrações e exposições;
  • Recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
  • Coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
  • Coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
  • Coordenar a política científica de laboratórios;
  • Disseminar resultados de pesquisa;
  • Trabalhar em equipe;
  • Emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação;
  • Avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
  • Participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
  • Escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
  • Atender extra-classe para esclarecimentos complementares;
  • Orientar monografias de conclusão de curso;
  • Utilizar correio eletrônico - e-mail;
  • Participar da administração de órgãos de classe;
  • Elaborar cursos de extensão;
  • Elaborar projetos pedagógicos;
  • Utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
  • Gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • Idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
  • Produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
  • Coordenar eventos científicos;
  • Realizar intercâmbios técnico-científicos;
  • Elaborar projetos;
  • Elaborar cursos de especialização;
  • Assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
  • Testar hipóteses;
  • Representar a categoria em órgãos colegiados;
  • Orientar mestrandos;
  • Avaliar o desempenho funcional de seus pares;
  • Motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
  • Empreender projetos em negócios;
  • Participar de comissões de organização de eventos;
  • Assessorar profissionais de diversas áreas;
  • Assessorar pesquisas da comunidade;
  • Indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
  • Orientar alunos monitores - graduandos;
  • Desenvolver teorias;
  • Raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
  • Revisar periodicamente a grade curricular;
  • Buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
  • Preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
  • Dominar sua área de conhecimento;
  • Implantar laboratórios;
  • Levantar questões a serem investigadas;
  • Divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
  • Demonstrar criatividade;
  • Realizar visitas científicas;
  • Buscar fontes de financiamento;
  • Elaborar cursos de aperfeiçoamento;
  • Avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
  • Ministrar aulas presencialmente ou a distância;
  • Manter-se atualizado;
  • Participar da administração de associações científicas;
  • Assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
  • Interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
  • Disponibilizar material didático on line;
  • Coletar e analisar dados;
  • Trabalhar interdisciplinarmente;
  • Investigar o estado da arte do tema proposto;
  • Orientar estágios de pós-doutorado;
  • Editar livros e revistas;
  • Averiguar adequação de modelos visando a validação;
  • Escrever resenhas;
  • Constituir grupos de pesquisa;
  • Assessorar as atividades das empresas-júniores;
  • Implementar laboratórios de ensino;
  • Expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
  • Modelar fenômenos, dados e processos;
  • Assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
  • Co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
  • Dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
  • Orientar alunos em atividade de iniciação científica;
  • Participar da organização de processos de seleção;
  • Orientar a vida acadêmica dos alunos;
  • Projetar laboratórios de ensino;
  • Orientar estágios docentes - ped-capes;
  • Coordenar cursos de extensão;
  • Orientar doutorandos;
  • Elaborar critérios para admissão de alunos;
  • Orientar estágios;
  • Coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas;
  • Proferir palestras;
  • Disponibilizar on-line artigos, relatórios e software;
  • Produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
  • Coordenar a política científica de bibliotecas;
  • Divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
  • Interpretar resultados;
  • Integrar o corpo editorial de publicações científicas;
  • Relacionar teoria a prática;
  • Assessorar, científicamente, a organização de eventos;
  • Montar bancos de dados;
  • Assessorar a criação de empresas-júniores;
  • Dar concretude aos conceitos abstratos;
  • Chefiar departamentos;
  • Assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
  • Orientar estudantes para competições academicas;
  • Participar de comissões;
  • Organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório;
  • Dirigir unidades acadêmicas;
  • Avaliar o desempenho do aluno;
  • Demonstrar objetividade;
  • Produzir textos didáticos;
  • Criar lista de discussão;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-05

CBO 2341-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de matemática (no ensino superior) que pertence ao grupo dos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior