CBO 2346-28 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2346-28 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-28

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Condições de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de avaliação;
  • orientar alunos;
  • Atividades dos cargos CBO 2346-28

    Entre as principais atribuições dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 estão as de:

    • orientar trabalhos de monitoria;
    • orientar teses de doutorado;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • divulgar a produção discente;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • publicar trabalhos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • relacionar teoria e prática;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • preparar programas de cursos;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • participar de colegiados;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • planejar orçamento;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • discutir propostas curriculares;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar glossários;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • distribuir disciplinas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • organizar concursos literários;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • elaborar críticas literárias;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar tese de doutorado;
    • organizar antologias;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar projetos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • supervisionar estágios;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • escrever verbetes;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • avaliar grade curricular;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar autoavaliação;
    • traduzir textos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • participar da correção de exames;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • selecionar textos para estudo;
    • definir conteúdos programáticos;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • discutir resultados da produção discente;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover o estudo de textos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • publicar traduções de textos;
    • programar atividades de pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • indicar bibliografia;

    Cargos e salários CBO 2346-28 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

    Salário Professor de Literatura Brasileira

    Professor de Literatura Brasileira: Brasil

    • 116
    • Brasil
    • 3.268 - 8.371
    • 29h
    O profissional no cargo de Professor de Literatura Brasileira CBO 2346-28 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.268 e 8.371 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-28.