CBO 2346-28 - Professor de literatura brasileira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-28 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura brasileira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-28

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de literatura brasileira

O Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.

Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.

Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.

Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-28 deve orientar alunos, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria e consultoria, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, participar de atividades de qualificação profissional, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-28

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira CBO 2346-28

Um Professor de literatura brasileira (ou sinônimo) deve programar o uso de equipamentos de apoio, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, dar atendimento individual aos alunos, participar da correção de exames, elaborar material didático e paradidático, desenvolver metodologias científicas de trabalho, estabelecer critérios de avaliação, avaliar as necessidades dos alunos, organizar horários, cronogramas, etc, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, preparar instrumentos de avaliação, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar de júri de premiação cultural, analisar dados e materiais de pesquisa, articular conhecimento de diferentes áreas, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, relacionar teoria e prática, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, traduzir textos, demonstrar capacidade de liderança, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, trabalhar em equipe, escrever textos relacionados a pesquisa, realizar levantamento bibliográfico, organizar publicações científicas, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de interagir com outros, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, discutir resultados da produção discente, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar dissertação de mestrado, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, programar atividades de pesquisa, elaborar relatórios e monografias, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, supervisionar estágios, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, participar da elaboração de propostas curriculares, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de júri de premiação acadêmica e científica, avaliar exame nacional de cursos, participar de intercâmbios científicos e culturais, orientar alunos na apresentação de trabalhos, participar de discussões sobre a área, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, indicar bibliografia, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, selecionar textos para estudo, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, elaborar exames para concursos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar dicionários e/ou sinalários, discutir propostas curriculares, realizar discussões teórico-metodológicas, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, estimular senso crítico dos alunos, editar publicações científicas, realizar atividades de editoração, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, realizar atualização bibliográfica, promover o estudo de textos, organizar concursos acadêmicos e literários, discutir questões sociais e culturais, em classe, elaborar críticas literárias, organizar edições didáticas de obras literárias, demonstrar capacidade de observação, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, orientar teses de doutorado, promover estudos inter e transdisciplinares, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, representar os pares em comissões externas a instituição, planejar grades curriculares, realizar estudos interdisciplinares, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar tese de doutorado, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, desenvolver atividades de pós-doutorado, demonstrar capacidade de análise e síntese, realizar revisão de textos, elaborar projetos, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, implementar grades curriculares, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., preparar aulas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, montar equipe de pesquisa, realizar palestras, conferências, etc, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, promover intercâmbios científicos e culturais, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, ministrar cursos de ensino a distância, preparar programas de cursos, avaliar grade curricular, planejar orçamento, elaborar glossários, atualizar conteúdos programáticos, participar da organização de bancas examinadoras, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., analisar princípios metodológicos da área, orientar dissertações de mestrado, escrever verbetes, distribuir disciplinas, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, organizar antologias, estruturar projetos pedagógicos na área, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar de colegiados, definir conteúdos programáticos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais.

Cargos e salários CBO 2346-28 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Literatura Brasileira

Professor de Literatura Brasileira: Brasil

  • 141
  • Brasil
  • 4.166 - 10.855
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Literatura Brasileira CBO 2346-28 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.166 e 10.855 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-28.