CBO 2346-28 - Professor de literatura brasileira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-28 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura brasileira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-28

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de literatura brasileira

O Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.

Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.

Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.

Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-28 deve divulgar conhecimentos científicos, demonstrar competências pessoais, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades de avaliação, participar de atividades de qualificação profissional.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-28

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira CBO 2346-28

Um Professor de literatura brasileira (ou sinônimo) deve pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar da elaboração de propostas curriculares, organizar antologias, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de discussões sobre a área, participar da correção de exames, relacionar teoria e prática, elaborar dissertação de mestrado, implementar grades curriculares, estabelecer critérios de avaliação, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar projetos, escrever verbetes, ministrar cursos de ensino a distância, avaliar exame nacional de cursos, prever recursos financeiros para pesquisa, demonstrar capacidade de interagir com outros, coletar dados e materiais para pesquisa, realizar levantamento bibliográfico, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, programar o uso de equipamentos de apoio, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover o estudo de textos, elaborar dicionários e/ou sinalários, estimular senso crítico dos alunos, participar da organização de bancas examinadoras, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, estruturar projetos pedagógicos na área, avaliar grade curricular, discutir propostas curriculares, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar de intercâmbios científicos e culturais, organizar horários, cronogramas, etc, realizar palestras, conferências, etc, organizar concursos acadêmicos e literários, indicar bibliografia, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, demonstrar capacidade de liderança, realizar atualização bibliográfica, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar tese de doutorado, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, orientar dissertações de mestrado, realizar revisão de textos, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar relatórios e monografias, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, editar publicações científicas, participar de colegiados, elaborar críticas literárias, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de observação, supervisionar estágios, preparar aulas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, trabalhar em equipe, montar equipe de pesquisa, discutir questões sociais e culturais, em classe, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, preparar programas de cursos, desenvolver atividades de pós-doutorado, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, planejar grades curriculares, programar atividades de pesquisa, avaliar as necessidades dos alunos, distribuir disciplinas, preparar instrumentos de avaliação, promover estudos inter e transdisciplinares, orientar alunos na apresentação de trabalhos, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., realizar atividades de editoração, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, representar os pares em comissões externas a instituição, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, orientar teses de doutorado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, dar atendimento individual aos alunos, promover intercâmbios científicos e culturais, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar glossários, elaborar exames para concursos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, selecionar textos para estudo, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, programar atividades de laboratório de língua e informática, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas, discutir resultados da produção discente, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, participar de júri de premiação cultural, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, planejar orçamento, definir conteúdos programáticos, organizar publicações científicas, escrever textos relacionados a pesquisa, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., elaborar material didático e paradidático, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, atualizar conteúdos programáticos, realizar estudos interdisciplinares, analisar princípios metodológicos da área, participar de júri de premiação acadêmica e científica, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, traduzir textos, articular conhecimento de diferentes áreas.

Cargos e salários CBO 2346-28 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Literatura Brasileira

Professor de Literatura Brasileira: Brasil

  • 142
  • Brasil
  • 4.186 - 10.937
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Literatura Brasileira CBO 2346-28 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.186 e 10.937 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-28.