CBO 2346-28 - Professor de literatura brasileira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-28 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura brasileira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-28
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura brasileira
O Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-28 deve orientar alunos, realizar atividades pedagógico-administrativas, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de qualificação profissional, prestar assessoria e consultoria, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-28
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira CBO 2346-28
Um Professor de literatura brasileira (ou sinônimo) deve promover o estudo de textos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, discutir resultados da produção discente, realizar palestras, conferências, etc, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar material didático e paradidático, organizar edições didáticas de obras literárias, participar de intercâmbios científicos e culturais, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, desenvolver atividades de pós-doutorado, estabelecer critérios de avaliação, orientar dissertações de mestrado, ministrar cursos de ensino a distância, demonstrar capacidade de reflexão, participar de colegiados, avaliar grade curricular, analisar dados e materiais de pesquisa, supervisionar estágios, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, indicar bibliografia, realizar atualização bibliográfica, elaborar relatórios e monografias, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, implementar grades curriculares, atualizar conteúdos programáticos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, coletar dados e materiais para pesquisa, programar atividades de pesquisa, organizar antologias, relacionar teoria e prática, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, dar atendimento individual aos alunos, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, definir conteúdos programáticos, escrever verbetes, participar de júri de premiação acadêmica e científica, trabalhar em equipe, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, realizar revisão de textos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar da organização de bancas examinadoras, orientar alunos na apresentação de trabalhos, participar de discussões sobre a área, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, desenvolver metodologias científicas de trabalho, estruturar projetos pedagógicos na área, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, escrever textos relacionados a pesquisa, preparar instrumentos de avaliação, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, organizar horários, cronogramas, etc, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar exames para concursos, elaborar glossários, realizar levantamento bibliográfico, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, planejar orçamento, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, demonstrar capacidade de interagir com outros, promover estudos inter e transdisciplinares, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., realizar estudos interdisciplinares, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., organizar publicações científicas, selecionar textos para estudo, demonstrar capacidade de observação, traduzir textos, programar o uso de equipamentos de apoio, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, realizar discussões teórico-metodológicas, analisar princípios metodológicos da área, planejar grades curriculares, demonstrar capacidade de análise e síntese, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, organizar concursos acadêmicos e literários, estimular senso crítico dos alunos, discutir questões sociais e culturais, em classe, discutir propostas curriculares, participar da correção de exames, elaborar projetos, participar da elaboração de propostas curriculares, articular conhecimento de diferentes áreas, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, editar publicações científicas, distribuir disciplinas, elaborar dissertação de mestrado, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, promover intercâmbios científicos e culturais, realizar atividades de editoração, montar equipe de pesquisa, demonstrar capacidade de liderança, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, avaliar exame nacional de cursos, preparar programas de cursos, orientar teses de doutorado, preparar aulas, elaborar dicionários e/ou sinalários, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de júri de premiação cultural, elaborar tese de doutorado, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, prever recursos financeiros para pesquisa, programar atividades de laboratório de língua e informática, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, elaborar críticas literárias, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, avaliar as necessidades dos alunos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação.