CBO 2346-36 - Professor de literatura alemã - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura alemã CBO 2346-36 Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura alemã, considerando-se, conhecimentos linguísticos e literários, o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-36 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-36
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura alemã
O Professor de literatura alemã CBO 2346-36 planeja e ministra aulas de literatura alemã para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de literatura alemã, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, principais autores e obras da literatura de expressão alemã Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária alemã em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua alemã, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, de textos e contextos, aquisição de vocabulário e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura alemã Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura alemã, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua alemã frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura alemã, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura alemã Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-36 deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, participar de atividades de qualificação profissional, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, prestar assessoria e consultoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-36
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura alemã CBO 2346-36
Um Professor de literatura alemã (ou sinônimo) deve traduzir textos, participar de colegiados, participar da elaboração de propostas curriculares, montar equipe de pesquisa, organizar antologias, orientar alunos na apresentação de trabalhos, preparar aulas, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, estruturar projetos pedagógicos na área, promover o estudo de textos, programar o uso de equipamentos de apoio, realizar revisão de textos, distribuir disciplinas, realizar palestras, conferências, etc, estimular senso crítico dos alunos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, articular conhecimento de diferentes áreas, editar publicações científicas, avaliar as necessidades dos alunos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar exames para concursos, organizar publicações científicas, discutir resultados da produção discente, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da organização de bancas examinadoras, organizar concursos acadêmicos e literários, organizar edições didáticas de obras literárias, realizar atividades de editoração, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, preparar programas de cursos, participar de discussões sobre a área, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, elaborar dicionários e/ou sinalários, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, selecionar textos para estudo, supervisionar estágios, realizar atualização bibliográfica, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, escrever verbetes, elaborar dissertação de mestrado, prever recursos financeiros para pesquisa, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar tese de doutorado, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de reflexão, relacionar teoria e prática, atualizar conteúdos programáticos, planejar grades curriculares, demonstrar capacidade de interagir com outros, promover intercâmbios científicos e culturais, definir conteúdos programáticos, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar material didático e paradidático, indicar bibliografia, discutir propostas curriculares, planejar orçamento, participar de júri de premiação acadêmica e científica, ministrar cursos de ensino a distância, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, analisar dados e materiais de pesquisa, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, avaliar grade curricular, escrever textos relacionados a pesquisa, dar atendimento individual aos alunos, realizar levantamento bibliográfico, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar projetos, elaborar relatórios e monografias, promover estudos inter e transdisciplinares, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, participar da correção de exames, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, programar atividades de pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, implementar grades curriculares, analisar princípios metodológicos da área, participar de intercâmbios científicos e culturais, orientar teses de doutorado, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, orientar dissertações de mestrado, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, elaborar glossários, avaliar exame nacional de cursos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar horários, cronogramas, etc, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, elaborar críticas literárias, participar de júri de premiação cultural, demonstrar capacidade de observação, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, demonstrar capacidade de análise e síntese, estabelecer critérios de avaliação, discutir questões sociais e culturais, em classe, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., representar os pares em comissões externas a instituição, preparar instrumentos de avaliação, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, programar atividades de laboratório de língua e informática, trabalhar em equipe, desenvolver metodologias científicas de trabalho, desenvolver atividades de pós-doutorado, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, realizar estudos interdisciplinares.