CBO 2346-36 - Professor de literatura alemã - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura alemã CBO 2346-36 Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura alemã, considerando-se, conhecimentos linguísticos e literários, o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-36 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-36
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura alemã
O Professor de literatura alemã CBO 2346-36 planeja e ministra aulas de literatura alemã para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de literatura alemã, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, principais autores e obras da literatura de expressão alemã Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária alemã em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua alemã, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, de textos e contextos, aquisição de vocabulário e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura alemã Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura alemã, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua alemã frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura alemã, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura alemã Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-36 deve elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de qualificação profissional, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos, prestar assessoria e consultoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-36
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura alemã CBO 2346-36
Um Professor de literatura alemã (ou sinônimo) deve participar da correção de exames, preparar aulas, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, discutir questões sociais e culturais, em classe, avaliar grade curricular, avaliar as necessidades dos alunos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, traduzir textos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, representar os pares em comissões externas a instituição, escrever verbetes, planejar orçamento, organizar antologias, orientar teses de doutorado, participar de júri de premiação acadêmica e científica, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, indicar bibliografia, organizar publicações científicas, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, orientar dissertações de mestrado, participar de discussões sobre a área, relacionar teoria e prática, participar da elaboração de propostas curriculares, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, escrever textos relacionados a pesquisa, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, programar atividades de pesquisa, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, orientar alunos na apresentação de trabalhos, ministrar cursos de ensino a distância, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, atualizar conteúdos programáticos, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, organizar concursos acadêmicos e literários, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, realizar revisão de textos, preparar programas de cursos, elaborar relatórios e monografias, definir conteúdos programáticos, coletar dados e materiais para pesquisa, supervisionar estágios, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar dissertação de mestrado, demonstrar capacidade de observação, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, realizar palestras, conferências, etc, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, montar equipe de pesquisa, realizar estudos interdisciplinares, participar de júri de premiação cultural, elaborar exames para concursos, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar dicionários e/ou sinalários, promover estudos inter e transdisciplinares, trabalhar em equipe, analisar dados e materiais de pesquisa, participar de intercâmbios científicos e culturais, estruturar projetos pedagógicos na área, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar levantamento bibliográfico, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, estimular senso crítico dos alunos, programar atividades de laboratório de língua e informática, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, selecionar textos para estudo, editar publicações científicas, distribuir disciplinas, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, participar de colegiados, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, planejar grades curriculares, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, implementar grades curriculares, analisar princípios metodológicos da área, estabelecer critérios de avaliação, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar projetos, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., discutir resultados da produção discente, elaborar tese de doutorado, organizar edições didáticas de obras literárias, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar glossários, prever recursos financeiros para pesquisa, promover o estudo de textos, realizar atividades de editoração, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar exame nacional de cursos, realizar atualização bibliográfica, elaborar críticas literárias, discutir propostas curriculares, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, dar atendimento individual aos alunos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, elaborar material didático e paradidático, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, promover intercâmbios científicos e culturais, demonstrar capacidade de interagir com outros, organizar horários, cronogramas, etc, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, preparar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de liderança, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, articular conhecimento de diferentes áreas, desenvolver metodologias científicas de trabalho.