CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores e instrutores do ensino profissional.
- Instrutores de ensino profissional.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços a comunidade, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve sistematizar os termos técnicos da área, elaborar os planos de aula, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, fixar metas educacionais para a escola, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, estimular os alunos na busca de conhecimento, dialogar com os meios de comunicação de massa, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de curso, registrar controles de estoque, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, encaminhar alunos para atendimentos específicos, promover a exposição e venda de produtos do curso, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, demonstar capacidade de avaliação, conferir a execução da manutenção, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, avaliar competências adquiridas anteriormente, revisar material pedagógico, dialogar com os alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, demonstrar liderança, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, comprovar certificação das competências, sistematizar as normas técnicas, demonstrar capacidade de organização, selecionar recursos didáticos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, organizar exposições de produtos, orientar os alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, adequar material pedagógico, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, dialogar com membros e instituições da comunidade, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preencher planilhas de custo, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, investigar diferentes recursos didáticos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, analisar as avaliações, preencher diários de classe ou similares, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, comprovar experiência na área específica, tomar parte na elaboração do calendário escolar, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, consultar manual do equipamento para manutenção, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, criar situações operacionais de atividades, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, prestar assessoria técnica a comunidade, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, executar a manutenção preventiva, integrar-se em eventos da área, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, selecionar material pedagógico, limpar os equipamentos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, autoavaliar-se, sistematizar as mudanças tecnológicas, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, tomar providências em casos de emergência, criar relacionamentos de confiabilidade, tomar parte na organização do currículo escolar, comprovar qualificação profissional na área de atuação, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, negociar projetos e cursos, identificar novas fontes para atualização, divulgar idéias através de projetos de ensino, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, participar de ações institucionais com objetivo social, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar flexibilidade, estabelecer referenciais de avaliação, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar criatividade, registrar as tarefas executadas pelos alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com os outros professores, preparar material didático, simular situações atuais de trabalho, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar capacidade de aprendizagem, programar a utilização de material didático-pedagógico, corrigir trabalhos, provas, exercícios, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, revisar as metodologias e técnicas de ensino, processar materiais para a utilização em ensino, sistematizar a legislação na sua área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, confeccionar apostilas para apoio às aulas, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, programar calendário de atividades para estágios de alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, agir eticamente na profissão, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, criar situações de trabalho em equipe, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, propor cronograma de atividades pedagógicas, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preparar recursos audio-visuais, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar perseverança, fixar critérios de avaliação dos alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, expressar-se com clareza, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, sistematizar a produção científica da área, dialogar com outros setores ou unidades da escola, promover intercâmbios institucionais.