CBO 2331-30 - Professores do ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2331-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos professores e instrutores do ensino profissional, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores e instrutores do ensino profissional.
        • Professores do ensino profissional.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino profissional

Os Professores do ensino profissional CBO 2331-30 ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Funções dos Professores do ensino profissional CBO 2331-30

Professores do ensino profissional devem:

  • promover educação ambiental;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • comunicar-se;
  • planejar o trabalho docente;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • pesquisar;
  • ensinar;
  • Atividades dos cargos CBO 2331-30

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino profissional CBO 2331-30 estão as de:

    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • exercer liderança cooperativa;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • analisar e resolver problemas;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • redigir o plano de ensino;
    • demonstrar ética profissional;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • realizar consultorias técnicas;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • preparar as aulas;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • realizar certificação e qualificação;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • selecionar conteúdos;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • preencher fichas de estágios;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • elaborar material didático impresso;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • tomar parte em colegiados;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • produzir laudos técnicos;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • estagiar em instituições;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • participar do planejamento do curso;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • explicar conceitos e princípios;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • trabalhar em equipe;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • preencher diários de classe;
    • produzir relatórios;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • proferir palestras e conferências;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • demonstrar motivação;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • coordenar processos de seleção;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • gerar produtos e projetos;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • assessorar a própria instituição;
    • definir atividades e cronograma;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • realizar parcerias;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • executar pesquisas;
    • assessorar tecnicamente instituições;

    Cargos e salários CBO 2331-30 - Professores do ensino profissional

    Salário Professor de Técnicas Industriais

    Professor de Técnicas Industriais: Brasil

    • 102
    • Brasil
    • 3.018 - 7.196
    • 20h
    O profissional no cargo de Professor de Técnicas Industriais CBO 2331-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.018 e 7.196 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 102 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-30.