CBO 2332-20 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-20 deve demonstrar competências pessoais, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços a comunidade, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-20

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, sistematizar a produção científica da área, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, registrar as tarefas executadas pelos alunos, integrar-se em eventos da área, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, estabelecer referenciais de avaliação, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar tolerância e paciência, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, processar materiais para a utilização em ensino, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, tomar providências em casos de emergência, agir eticamente na profissão, especificar equipamentos para manutenção e reposição, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demonstrar flexibilidade, conferir a execução da manutenção, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, sistematizar os termos técnicos da área, executar a manutenção preventiva, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, fixar critérios de avaliação dos alunos, sistematizar as normas técnicas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstar capacidade de avaliação, encaminhar alunos para atendimentos específicos, criar relacionamentos de confiabilidade, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, verificar o estado dos equipamentos de segurança, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, orientar os alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, identificar novas fontes para atualização, limpar os equipamentos, consultar manual do equipamento para manutenção, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, demonstrar capacidade de organização, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, programar calendário de atividades para estágios de alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, divulgar idéias através de projetos de ensino, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, criar situações de trabalho em equipe, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, dialogar com os meios de comunicação de massa, organizar exposições de produtos, dialogar com os outros professores, demonstrar liderança, demonstrar perseverança, preencher diários de classe ou similares, utilizar refernciais de avaliação normatizados, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar criatividade, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, criar situações interativas com o mercado de trabalho, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, prestar assessoria técnica a comunidade, dialogar com outros setores ou unidades da escola, autoavaliar-se, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, expressar-se com clareza, preparar recursos audio-visuais, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, dialogar com os alunos, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, analisar as avaliações, dialogar com membros e instituições da comunidade, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, sistematizar as mudanças tecnológicas, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, corrigir trabalhos, provas, exercícios, comprovar experiência na área específica, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, comprovar certificação das competências, controlar o estoque de peças de reposição, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, registrar controles de estoque, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, negociar projetos e cursos, participar de campanhas educativas, promover intercâmbios institucionais, participar da captação de recursos financeiros e físicos, revisar material pedagógico, tomar parte na organização do currículo escolar, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, elaborar os planos de aula, preencher planilhas de custo, adequar material pedagógico.

Cargos e salários CBO 2332-20 - Instrutores de ensino profissional

Salário Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal

Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal: Brasil

  • 231
  • Brasil
  • 5.137 - 7.750
  • 40h
O profissional no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal CBO 2332-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.137 e 7.750 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-20.
Salário Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal

Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal: Brasil

  • 231
  • Brasil
  • 5.137 - 7.750
  • 40h
O profissional no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal CBO 2332-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.137 e 7.750 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-20.