CBO 2332-20 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Entenda o que fazem os instrutores de ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros. Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais. Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2332-20
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação. Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas. Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho. Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | CONJUNTOS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA ALGÉBRICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS DE CUSTOS, TEMPOS, ÁREA E VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) GEOMETRIA APLICADA ÀS ATIVIDADES AGROFLORESTAIS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) UNIDADES DE PESO, MEDIDAS, MASSA, TEMPO, VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA AOS PROCESSOS DO SISTEMA AGROFLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA, GEOFÍSICA E GEODÉSIA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOCARTOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) TENDÊNCIAS DA SILVICULTURA 4.0 | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA VEGETAL) GENÉTICA VEGETAL BÁSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA ANIMAL) GENÉTICA ANIMAL BÁSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | MORFOLOGIA VEGETAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | ANATOMIA VEGETAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | TAXONOMIA VEGETAL | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (TAXONOMIA VEGETAL) ORGANIZAÇÃO DE XILOTECA DA FLORA BRASILEIRA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) SUSTENTABILIDADE AGROFLORESTAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGROECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FÍSICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | QUÍMICA DO SOLO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MATOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MELHORAMENTO VEGETAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO DE MUDAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | DENDROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) CERTIFICAÇÃO FLORESTAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) ENTOMOLOGIA FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) LOGÍSTICA FLORESTAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) METEOROLOGIA FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) PRODUTOS E SUBPRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) PROJETOS FLORESTAIS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) SISTEMAS AGROSSILVIPASTORIS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (SILVICULTURA) TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM SILVICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | DENDROMETRIA E INVENTÁRIO FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MECANIZAÇÃO FLORESTAL | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (TÉCNICAS E OPERAÇÕES FLORESTAIS) VEÍCULOS FLORESTAIS E MÁQUINAS AUTOMOTRIZES:TRATORES, “HARVESTERS” E “FORWARDERS” | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL) NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES AGROFLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO RURAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COOPERATIVISMO, ASSOCIATIVISMO, EMPREENDEDORISMO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) INGLÊS TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | CONTROLE DE PROCESSOS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) ANÁLISES LABORATORIAIS APLICADAS AOS PROCESSOS AGROFLORESTAIS | 4 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) BIOFERTILIZANTES | 4 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO NOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS | 4 | 5 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) IMPLEMENTOS UTILIZADAS NOS PROCESSOS AGROFLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INSTALAÇÕES, MÁQUINAS, EQUPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NOS PROCESSOS AGROFLORESTAIS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO AGROFLORESTAL | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 0 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 0 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 0 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 0 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- Zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- Fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- Comunicar-se;
- Elaborar material pedagógico;
- Garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- Prestar serviços a comunidade;
- Avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- Elaborar os planos de aula;
- Executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- Demonstrar capacidade de aprendizagem;
- Fixar critérios de avaliação dos alunos;
- Sistematizar a legislação na sua área;
- Preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- Participar de ações institucionais com objetivo social;
- Demonstrar perseverança;
- Participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- Conferir a execução da manutenção;
- Auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- Confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- Executar a manutenção preventiva;
- Registrar controles de estoque;
- Identificar novas fontes para atualização;
- Coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- Demonstar capacidade de avaliação;
- Identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- Realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- Testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- Demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- Cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- Consultar manual do equipamento para manutenção;
- Criar relacionamentos de confiabilidade;
- Expressar-se com clareza;
- Registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- Organizar exposições de produtos;
- Demonstrar tolerância e paciência;
- Autoavaliar-se;
- Manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- Garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- Comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- Pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- Verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- Participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- Avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- Tomar parte na organização do currículo escolar;
- Adequar material pedagógico;
- Participar de campanhas educativas;
- Sistematizar a produção científica da área;
- Divulgar idéias através de projetos de ensino;
- Desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- Efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- Preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- Orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- Sistematizar as normas técnicas;
- Demonstrar criatividade;
- Demonstrar flexibilidade;
- Mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente;
- Dialogar com membros e instituições da comunidade;
- Participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- Corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- Orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- Investigar diferentes recursos didáticos;
- Avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- Criar situações de trabalho em equipe;
- Dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- Expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
- Programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- Processar materiais para a utilização em ensino;
- Tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes;
- Analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- Preparar recursos audio-visuais;
- Prestar assessoria técnica a comunidade;
- Demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- Avaliar competências adquiridas anteriormente;
- Demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- Prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- Solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- Criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- Demonstrar capacidade de organização;
- Sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- Auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- Comprovar experiência na área específica;
- Promover intercâmbios institucionais;
- Promover a exposição e venda de produtos do curso;
- Preencher planilhas de custo;
- Criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- Analisar as avaliações;
- Agir eticamente na profissão;
- Preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- Integrar-se em eventos da área;
- Estabelecer referenciais de avaliação;
- Demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
- Confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- Orientar os alunos;
- Comprovar certificação das competências;
- Preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- Limpar os equipamentos;
- Utilizar refernciais de avaliação normatizados;
- Demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- Tomar providências em casos de emergência;
- Sistematizar os termos técnicos da área;
- Preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- Dialogar com os outros professores;
- Sistematizar as mudanças tecnológicas;
- Dialogar com os alunos;
- Negociar projetos e cursos;
- Especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- Controlar o estoque de peças de reposição;
- Dialogar com os meios de comunicação de massa;
- Criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- Demonstrar liderança;
- Preencher diários de classe ou similares;
- Coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- Preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- Encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- Revisar material pedagógico;
- Registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- Organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- Dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- Ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- Prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- Avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- Desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- Preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- Utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Aprendizagem em Transportes
- Instrutor de Informática
- Instrutor Agrícola
- Instrutor de Aprendizagem Agropecuária
- Instrutor de Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Aprendizagem Industrial
- Instrutor de Educação Profissional Industrial
- Instrutor de Ofícios Industriais
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-20
CBO 2332-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal que pertence ao grupo dos instrutores de ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores e instrutores do ensino profissional
-
-
-
-
- Instrutores de ensino profissional
-
-
