CBO 2332-20 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-20 deve comunicar-se, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, demonstrar competências pessoais, prestar serviços a comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-20
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal (ou sinônimo) deve demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, avaliar competências adquiridas anteriormente, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, comprovar certificação das competências, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, participar de campanhas educativas, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preencher diários de classe ou similares, confeccionar apostilas para apoio às aulas, controlar o estoque de peças de reposição, tomar providências em casos de emergência, divulgar idéias através de projetos de ensino, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, prestar assessoria técnica a comunidade, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, sistematizar a legislação na sua área, criar relacionamentos de confiabilidade, criar situações interativas com o mercado de trabalho, agir eticamente na profissão, encaminhar alunos para atendimentos específicos, estabelecer referenciais de avaliação, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, demonstrar capacidade de organização, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, especificar equipamentos para manutenção e reposição, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preparar recursos audio-visuais, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, processar materiais para a utilização em ensino, adequar material pedagógico, analisar as avaliações, demonstrar perseverança, negociar projetos e cursos, demonstrar liderança, elaborar os planos de aula, preencher planilhas de custo, dialogar com os alunos, promover intercâmbios institucionais, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com os outros professores, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstar capacidade de avaliação, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, criar situações de trabalho em equipe, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de aprendizagem, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, revisar material pedagógico, corrigir trabalhos, provas, exercícios, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, sistematizar as normas técnicas, demonstrar criatividade, sistematizar a produção científica da área, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, participar de ações institucionais com objetivo social, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, executar a manutenção preventiva, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, programar calendário de atividades para estágios de alunos, comprovar experiência na área específica, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, integrar-se em eventos da área, utilizar refernciais de avaliação normatizados, identificar características e interesses pessoais dos alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, identificar novas fontes para atualização, sistematizar os termos técnicos da área, registrar controles de estoque, conferir a execução da manutenção, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar flexibilidade, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, comprovar qualificação profissional na área de atuação, orientar os alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, sistematizar as mudanças tecnológicas, dialogar com os meios de comunicação de massa, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, organizar exposições de produtos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com outros setores ou unidades da escola, limpar os equipamentos, autoavaliar-se, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola.