CBO 2331-05 - Professores do ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2331-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor da área de meio ambiente Ministra aulas da área de meio ambiente no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias, métodos, técnicas e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas no que tange a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reúso e reciclagem.

Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, segundo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor da área de meio ambiente

O Professor da área de meio ambiente (ou similar) planeja o ensino de educação ambiental, delimita extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as circunstâncias de preservação e proteção ao meio ambiente, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de educação ambiental no ensino profissional, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas e fundamentos da área de meio ambiente, por meio de teorias e práticas de métodos e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema, considerando aspectos referentes a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reciclagem, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com os demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de preservação, proteção e recuperação ambiental, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitam compreender, analisar e aplicar processos de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, tais como reflorestamento, rotação de cultura, barreiras de contenção, fontes de poluição, redução do uso de matérias-primas, uso de energias renováveis, respeito à biodiversidade, reúso e reciclagem, preservação e exploração de recursos hídricos, tratamento de poluentes, preservação de matas, de espécies animais, vegetais e minerais, minimização de impactos ambientais, sustentabilidade ambiental.

Promove a educação integral dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes de educação ambiental Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções

O funcionário CBO 2331-05 deve demonstrar competências pessoais, pesquisar, promover educação ambiental, trabalhar com higiene e segurança, ensinar.

Atividades exercidas por um Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05

Um Professor da área de meio ambiente (ou sinônimo) deve demonstrar motivação, orientar os alunos para procura de informações específicas, estagiar em instituições, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, participar de atividades culturais e de lazer, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, demonstrar ética profissional, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, demonstrar curiosidade intelectual, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, exercer liderança cooperativa, estimular a busca de conhecimento, trabalhar em equipe, tomar parte em comissões de diversas naturezas, integrar continuamente teoria e prática, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, orientar projetos de pesquisa, tomar parte em bancas de concursos internos, exercer atividades de coordenação e gestão, respeitar as diferenças e diversidades, demonstrar capacidade de mudança, explicar conceitos e princípios, tomar parte em colegiados, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, ministrar aulas teórico-práticas, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, analisar e resolver problemas, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, participar de intercâmbios culturais, contextualizar continuamente os conteúdos, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, apresentar esquemas e painéis explicativos, realizar demonstrações teórico-práticas, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, participar de grupos de estudo e de pesquisa, executar pesquisas.

Cargos e salários CBO 2331-05 - Professores do ensino profissional

Salário Professor da Área de Meio Ambiente

Professor da Área de Meio Ambiente: Brasil

  • 266
  • Brasil
  • 3.041 - 7.016
  • 39h
O profissional no cargo de Professor da Área de Meio Ambiente CBO 2331-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.041 e 7.016 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-05.