CBO 2332-10 - Instrutores de ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos professores e instrutores do ensino profissional, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores e instrutores do ensino profissional.
- Instrutores de ensino profissional.
Descrição dos cargos da categoria Instrutores de ensino profissional
Os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.
Condições de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções dos Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades dos cargos CBO 2332-10
Entre as principais atribuições dos Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 estão as de:
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- registrar controles de estoque;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- expressar-se com clareza;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- selecionar material pedagógico;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- auto avaliar-se;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- analisar as avaliações;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- preparar material didático;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- criar situações operacionais de atividades;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar liderança;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- sistematizar as normas técnicas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar recursos audiovisuais;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- identificar novas fontes para atualização;
- adequar material pedagógico;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar a produção científica da área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- comprovar certificação das competências;
- preencher planilhas de custo;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- limpar os equipamentos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- integrar-se em eventos da área;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- elaborar os planos de aula;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preencher diários de classe ou similares;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- orientar os alunos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar perseverança;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- tomar providências em casos de emergência;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- simular situações atuais de trabalho;
- conferir a execução da manutenção;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- negociar projetos e cursos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- promover intercâmbios institucionais;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de organização;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar tolerância e paciência;
- comprovar experiência na área específica;
- dialogar com os outros professores;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- fixar metas educacionais para a escola;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- participar de campanhas educativas;
- dialogar com os alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;