CBO 2332-10 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-10 deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, prestar serviços a comunidade, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, demonstrar competências pessoais, elaborar material pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial (ou sinônimo) deve auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, fixar critérios de avaliação dos alunos, preencher diários de classe ou similares, propor cronograma de atividades pedagógicas, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, encaminhar alunos para atendimentos específicos, conferir a execução da manutenção, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, prestar assessoria técnica a comunidade, criar situações operacionais de atividades, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, criar situações de trabalho em equipe, adequar material pedagógico, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, programar calendário de atividades para estágios de alunos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, dialogar com os alunos, comprovar certificação das competências, demonstrar flexibilidade, fixar metas educacionais para a escola, agir eticamente na profissão, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, negociar projetos e cursos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar liderança, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, sistematizar as normas técnicas, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, estimular os alunos na busca de conhecimento, analisar as avaliações, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, tomar providências em casos de emergência, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, definir metodologias e técnicas de ensino, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, demonstrar capacidade de aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de curso, tomar parte na elaboração do calendário escolar, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, sistematizar os termos técnicos da área, identificar novas fontes para atualização, simular situações atuais de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, elaborar os planos de aula, demonstrar perseverança, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, dialogar com os outros professores, limpar os equipamentos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, comprovar experiência na área específica, preparar material didático, comprovar qualificação profissional na área de atuação, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, verificar o estado dos equipamentos de segurança, orientar os alunos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, selecionar recursos didáticos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, participar de campanhas educativas, dialogar com os meios de comunicação de massa, promover intercâmbios institucionais, criar relacionamentos de confiabilidade, programar a utilização de material didático-pedagógico, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, executar a manutenção preventiva, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, registrar as tarefas executadas pelos alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com outros setores ou unidades da escola, organizar exposições de produtos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, divulgar idéias através de projetos de ensino, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, autoavaliar-se, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, corrigir trabalhos, provas, exercícios, revisar material pedagógico, demonstrar capacidade de organização, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, selecionar material pedagógico, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstar capacidade de avaliação, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, expressar-se com clareza, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar criatividade, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar tolerância e paciência, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, integrar-se em eventos da área, investigar diferentes recursos didáticos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, preencher planilhas de custo, ministrar palestras para públicos de fora da escola, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, sistematizar a produção científica da área, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, preparar recursos audio-visuais, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, revisar as metodologias e técnicas de ensino, participar de ações institucionais com objetivo social, registrar controles de estoque, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, avaliar competências adquiridas anteriormente, promover a exposição e venda de produtos do curso.