CBO 2332-10 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-10 deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços a comunidade, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial (ou sinônimo) deve analisar as avaliações, sistematizar os termos técnicos da área, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, participar de campanhas educativas, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, promover intercâmbios institucionais, dialogar com membros e instituições da comunidade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, estabelecer referenciais de avaliação, definir metodologias e técnicas de ensino, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preencher planilhas de custo, verificar o estado dos equipamentos de segurança, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, expressar-se com clareza, orientar os alunos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, consultar manual do equipamento para manutenção, corrigir trabalhos, provas, exercícios, adequar material pedagógico, fixar metas educacionais para a escola, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, controlar o estoque de peças de reposição, criar relacionamentos de confiabilidade, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, processar materiais para a utilização em ensino, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, revisar material pedagógico, fixar critérios de avaliação dos alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, propor cronograma de atividades pedagógicas, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, estimular os alunos na busca de conhecimento, demonstrar criatividade, demonstar capacidade de avaliação, tomar parte na organização do currículo escolar, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, criar situações operacionais de atividades, criar situações de trabalho em equipe, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, agir eticamente na profissão, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, sistematizar a produção científica da área, demonstrar perseverança, elaborar os planos de aula, tomar providências em casos de emergência, demonstrar capacidade de aprendizagem, criar situações interativas com o mercado de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, dialogar com os alunos, identificar novas fontes para atualização, organizar exposições de produtos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de organização, negociar projetos e cursos, autoavaliar-se, preencher diários de classe ou similares, participar da captação de recursos financeiros e físicos, conferir a execução da manutenção, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, programar calendário de atividades para estágios de alunos, executar a manutenção preventiva, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, confeccionar apostilas para apoio às aulas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, selecionar recursos didáticos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, promover a exposição e venda de produtos do curso, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preparar material didático, identificar características e interesses pessoais dos alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, especificar equipamentos para manutenção e reposição, dialogar com os outros professores, preparar recursos audio-visuais, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, comprovar experiência na área específica, investigar diferentes recursos didáticos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, ministrar palestras para públicos de fora da escola, limpar os equipamentos, registrar as tarefas executadas pelos alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar tolerância e paciência, sistematizar as normas técnicas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar liderança, simular situações atuais de trabalho, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, programar a utilização de material didático-pedagógico, prestar assessoria técnica a comunidade, comprovar certificação das competências, integrar-se em eventos da área, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, avaliar competências adquiridas anteriormente, selecionar material pedagógico, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, divulgar idéias através de projetos de ensino, participar de ações institucionais com objetivo social, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, encaminhar alunos para atendimentos específicos, registrar controles de estoque.