CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de técnicas de enfermagem Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas de enfermagem

O Professor de técnicas de enfermagem (ou similar) planeja o ensino de técnicas de enfermagem, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com processos e protocolos de atendimento e assistência à saúde de pessoas, do grau de complexidade da situação, das instalações e das demandas do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.

Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.

Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Funções

O funcionário CBO 2331-25 deve demonstrar competências pessoais, planejar o trabalho docente, produzir registros escritos e gráficos, comunicar-se, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, trabalhar com higiene e segurança, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, promover educação ambiental, ensinar, desenvolver recursos didáticos.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25

Um Professor de técnicas de enfermagem (ou sinônimo) deve utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, produzir relatórios, analisar e resolver problemas, divulgar o trabalho da escola, compor instrumentos de avaliação, gerar produtos e projetos, conceber provas para processos seletivos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, exercer liderança cooperativa, orientar projetos de pesquisa, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, avaliar o desempenho de alunos em estágios, prever a manutenção de equipamentos e instalações, contextualizar continuamente os conteúdos, divulgar propostas de trabalho e convênios, demonstrar ética profissional, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, assessorar tecnicamente instituições, realizar consultorias técnicas, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, participar do planejamento de horários e calendário escolar, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, demonstrar motivação, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, preencher diários de classe, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, estimular a busca de conhecimento, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, trabalhar em equipe, ministrar aulas teórico-práticas, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, tomar parte em bancas de concursos internos, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, demonstrar curiosidade intelectual, definir o perfil profissional pretendido, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar de atividades culturais e de lazer, demonstrar flexibilidade, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, aplicar provas em processo seletivos, assessorar a própria instituição, redigir o plano de ensino, proferir palestras e conferências, desenvolver recursos audio-visuais, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, realizar certificação e qualificação, executar pesquisas, encaminhar registros para as autoridades competentes, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, demonstrar capacidade de mudança, tomar parte em comissões de diversas naturezas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, integrar bancas de diversas naturezas, preencher requisição de serviços materiais, assessorar tecnicamente a comunidade, ministrar cursos de formação e extensão, produzir laudos técnicos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, exercer atividades de coordenação e gestão, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, selecionar conteúdos, realizar parcerias, orientar para a classificação e destinação do lixo, fomentar ações de preservação ambiental, divulgar trabalhos da área profissional, explicar conceitos e princípios, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, consultar diferentes fontes de informação, avaliar relatórios de estágios, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, preparar as aulas, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, participar do planejamento do curso, coordenar processos de seleção, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, registrar ocorrências de diferentes naturezas, preencher fichas de estágios, apresentar esquemas e painéis explicativos, definir atividades e cronograma, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, corrigir provas para processos seletivos, aplicar instrumentos de avaliação, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, tomar parte em colegiados, integrar continuamente teoria e prática, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, estagiar em instituições, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, encaminhar alunos para estágios profissionais, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, propor a aquisição de equipamentos de segurança, orientar os alunos para procura de informações específicas, respeitar as diferenças e diversidades, implementar orientações técnicas para a comunidade, selecionar material didático e bibliográfico, desenvolver aplicativos educacionais, elaborar material didático impresso, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, participar de intercâmbios culturais, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, vistoriar os equipamentos e instalações, participar de grupos de estudo e de pesquisa, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, realizar demonstrações teórico-práticas.

Cargos e salários CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas de Enfermagem

Professor de Técnicas de Enfermagem: Brasil

  • 490
  • Brasil
  • 3.226 - 7.109
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem CBO 2331-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.226 e 7.109 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 490 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-25.