CBO 2331-25 - Professor de técnicas de enfermagem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25 Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas de enfermagem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas de enfermagem

O Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25 planeja o ensino de técnicas de enfermagem, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com processos e protocolos de atendimento e assistência à saúde de pessoas, do grau de complexidade da situação, das instalações e das demandas do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.

Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.

Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-25 deve ensinar, desenvolver recursos didáticos, planejar o trabalho docente, demonstrar competências pessoais, produzir registros escritos e gráficos, pesquisar, comunicar-se, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, trabalhar com higiene e segurança, avaliar a aprendizagem e o ensino, promover educação ambiental.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-25

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25

Um Professor de técnicas de enfermagem (ou sinônimo) deve informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, aplicar provas em processo seletivos, respeitar as diferenças e diversidades, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, participar de grupos de estudo e de pesquisa, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, contextualizar continuamente os conteúdos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, divulgar o trabalho da escola, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, conceber provas para processos seletivos, fomentar ações de preservação ambiental, orientar para a classificação e destinação do lixo, divulgar trabalhos da área profissional, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, realizar demonstrações teórico-práticas, definir o perfil profissional pretendido, ministrar aulas teórico-práticas, coordenar processos de seleção, ministrar cursos de formação e extensão, tomar parte em comissões de diversas naturezas, aplicar instrumentos de avaliação, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, exercer atividades de coordenação e gestão, participar do planejamento do curso, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, implementar orientações técnicas para a comunidade, tomar parte em colegiados, preencher requisição de serviços materiais, demonstrar curiosidade intelectual, assessorar tecnicamente a comunidade, desenvolver recursos audio-visuais, exercer liderança cooperativa, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, prever a manutenção de equipamentos e instalações, desenvolver aplicativos educacionais, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, divulgar propostas de trabalho e convênios, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, participar do planejamento de horários e calendário escolar, preencher fichas de estágios, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, proferir palestras e conferências, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, avaliar o desempenho de alunos em estágios, demonstrar motivação, realizar certificação e qualificação, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, executar pesquisas, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, orientar projetos de pesquisa, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, analisar e resolver problemas, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, gerar produtos e projetos, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, vistoriar os equipamentos e instalações, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, demonstrar capacidade de mudança, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, demonstrar ética profissional, compor instrumentos de avaliação, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, tomar parte em bancas de concursos internos, realizar consultorias técnicas, registrar ocorrências de diferentes naturezas, definir atividades e cronograma, selecionar conteúdos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, assessorar tecnicamente instituições, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, consultar diferentes fontes de informação, explicar conceitos e princípios, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, integrar bancas de diversas naturezas, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, estimular a busca de conhecimento, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, redigir o plano de ensino, selecionar material didático e bibliográfico, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, avaliar relatórios de estágios, integrar continuamente teoria e prática, estagiar em instituições, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, preparar as aulas, propor a aquisição de equipamentos de segurança, preencher diários de classe, realizar parcerias, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, assessorar a própria instituição, participar de intercâmbios culturais, elaborar material didático impresso, orientar os alunos para procura de informações específicas, encaminhar alunos para estágios profissionais, produzir laudos técnicos, trabalhar em equipe, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, encaminhar registros para as autoridades competentes, apresentar esquemas e painéis explicativos, participar de atividades culturais e de lazer, demonstrar flexibilidade, definir metodologias de mediação de aprendizagem, produzir relatórios, corrigir provas para processos seletivos, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos.

Cargos e salários CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas de Enfermagem

Professor de Técnicas de Enfermagem: Brasil

  • 486
  • Brasil
  • 3.215 - 7.052
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem CBO 2331-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.215 e 7.052 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-25.