CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

Funções

comunicar-se, promover educação ambiental, produzir registros escritos e gráficos, planejar o trabalho docente, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, avaliar a aprendizagem e o ensino, ensinar, pesquisar, trabalhar com higiene e segurança.

Atividades

divulgar o trabalho da escola, participar de atividades culturais e de lazer, corrigir provas para processos seletivos, analisar e resolver problemas, encaminhar alunos para estágios profissionais, apresentar esquemas e painéis explicativos, definir atividades e cronograma, participar do planejamento de horários e calendário escolar, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, demonstrar motivação, estimular a busca de conhecimento, coordenar processos de seleção, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, elaborar material didático impresso, fomentar ações de preservação ambiental, exercer liderança cooperativa, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, realizar consultorias técnicas, produzir laudos técnicos, assessorar tecnicamente instituições, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, explicar conceitos e princípios, demonstrar curiosidade intelectual, preencher fichas de estágios, aplicar provas em processo seletivos, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, propor a aquisição de equipamentos de segurança, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, respeitar as diferenças e diversidades, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, aplicar instrumentos de avaliação, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, implementar orientações técnicas para a comunidade, orientar os alunos para procura de informações específicas, desenvolver aplicativos educacionais, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, assessorar a própria instituição, participar do planejamento do curso, integrar bancas de diversas naturezas, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, realizar demonstrações teórico-práticas, preencher requisição de serviços materiais, divulgar propostas de trabalho e convênios, estagiar em instituições, demonstrar flexibilidade, trabalhar em equipe, desenvolver recursos audiovisuais, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, consultar diferentes fontes de informação, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, encaminhar registros para as autoridades competentes, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, definir o perfil profissional pretendido, proferir palestras e conferências, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar projetos de pesquisa, selecionar material didático e bibliográfico, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, participar de grupos de estudo e de pesquisa, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, conceber provas para processos seletivos, compor instrumentos de avaliação, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, executar pesquisas, demonstrar ética profissional, preencher diários de classe, participar de intercâmbios culturais, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, selecionar conteúdos, avaliar relatórios de estágios, gerar produtos e projetos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar para a classificação e destinação do lixo, tomar parte em colegiados, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, realizar certificação e qualificação, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, realizar parcerias, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, exercer atividades de coordenação e gestão, assessorar tecnicamente a comunidade, demonstrar capacidade de mudança, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, vistoriar os equipamentos e instalações, divulgar trabalhos da área profissional, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, prever a manutenção de equipamentos e instalações, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, ministrar aulas teórico-práticas, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, avaliar o desempenho de alunos em estágios, contextualizar continuamente os conteúdos, tomar parte em bancas de concursos internos, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, integrar continuamente teoria e prática, redigir o plano de ensino, produzir relatórios, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, ministrar cursos de formação e extensão, tomar parte em comissões de diversas naturezas, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, preparar as aulas, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório.

Cargos e salários CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas de Enfermagem

Professor de Técnicas de Enfermagem: Brasil

  • 495
  • Brasil
  • 3.208 - 7.204
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem CBO 2331-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.208 e 7.204 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 495 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-25.