CBO 2331-25 - Professor de técnicas de enfermagem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25 Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas de enfermagem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas de enfermagem

O Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25 planeja o ensino de técnicas de enfermagem, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com processos e protocolos de atendimento e assistência à saúde de pessoas, do grau de complexidade da situação, das instalações e das demandas do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.

Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.

Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-25 deve pesquisar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, ensinar, desenvolver recursos didáticos, produzir registros escritos e gráficos, trabalhar com higiene e segurança, demonstrar competências pessoais, planejar o trabalho docente, promover educação ambiental, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-25

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25

Um Professor de técnicas de enfermagem (ou sinônimo) deve demonstrar flexibilidade, registrar ocorrências de diferentes naturezas, elaborar material didático impresso, coordenar processos de seleção, realizar parcerias, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, participar de grupos de estudo e de pesquisa, divulgar trabalhos da área profissional, preencher diários de classe, consultar diferentes fontes de informação, tomar parte em bancas de concursos internos, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, avaliar relatórios de estágios, apresentar esquemas e painéis explicativos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, proferir palestras e conferências, aplicar instrumentos de avaliação, analisar e resolver problemas, aplicar provas em processo seletivos, redigir o plano de ensino, gerar produtos e projetos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, demonstrar motivação, participar do planejamento do curso, encaminhar registros para as autoridades competentes, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, exercer liderança cooperativa, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, demonstrar ética profissional, orientar os alunos para procura de informações específicas, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, participar de intercâmbios culturais, demonstrar capacidade de mudança, realizar certificação e qualificação, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, estimular a busca de conhecimento, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, contextualizar continuamente os conteúdos, realizar consultorias técnicas, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, desenvolver recursos audio-visuais, ministrar cursos de formação e extensão, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, assessorar a própria instituição, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, conceber provas para processos seletivos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, divulgar o trabalho da escola, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, assessorar tecnicamente instituições, assessorar tecnicamente a comunidade, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, tomar parte em comissões de diversas naturezas, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, ministrar aulas teórico-práticas, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, definir metodologias de mediação de aprendizagem, encaminhar alunos para estágios profissionais, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, exercer atividades de coordenação e gestão, preparar as aulas, participar do planejamento de horários e calendário escolar, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, propor a aquisição de equipamentos de segurança, trabalhar em equipe, executar pesquisas, demonstrar curiosidade intelectual, corrigir provas para processos seletivos, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, integrar bancas de diversas naturezas, respeitar as diferenças e diversidades, divulgar propostas de trabalho e convênios, fomentar ações de preservação ambiental, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, selecionar conteúdos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar projetos de pesquisa, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, realizar demonstrações teórico-práticas, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, selecionar material didático e bibliográfico, definir atividades e cronograma, produzir laudos técnicos, produzir relatórios, participar de atividades culturais e de lazer, preencher requisição de serviços materiais, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, avaliar o desempenho de alunos em estágios, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, explicar conceitos e princípios, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, integrar continuamente teoria e prática, orientar para a classificação e destinação do lixo, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, definir o perfil profissional pretendido, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, tomar parte em colegiados, vistoriar os equipamentos e instalações, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, estagiar em instituições, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, compor instrumentos de avaliação, implementar orientações técnicas para a comunidade, preencher fichas de estágios, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, desenvolver aplicativos educacionais.

Cargos e salários CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas de Enfermagem

Professor de Técnicas de Enfermagem: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem CBO 2331-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.393 e 7.114 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-25.