CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos professores e instrutores do ensino profissional, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores e instrutores do ensino profissional.
        • Professores do ensino profissional.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino profissional

Os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Funções dos Professores do ensino profissional CBO 2331-10

Professores do ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • planejar o trabalho docente;
  • ensinar;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • promover educação ambiental;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • pesquisar;
  • Atividades dos cargos CBO 2331-10

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino profissional CBO 2331-10 estão as de:

    • aplicar provas em processo seletivos;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • explicar conceitos e princípios;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • preparar as aulas;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • analisar e resolver problemas;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • exercer liderança cooperativa;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • realizar consultorias técnicas;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • gerar produtos e projetos;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • trabalhar em equipe;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • executar pesquisas;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • tomar parte em colegiados;
    • realizar parcerias;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • preencher fichas de estágios;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • preencher diários de classe;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • proferir palestras e conferências;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • elaborar material didático impresso;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • realizar certificação e qualificação;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • redigir o plano de ensino;
    • produzir relatórios;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • demonstrar ética profissional;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • produzir laudos técnicos;
    • definir atividades e cronograma;
    • selecionar conteúdos;
    • coordenar processos de seleção;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • estagiar em instituições;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • participar do planejamento do curso;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • demonstrar motivação;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • assessorar a própria instituição;

    Cargos e salários CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional

    Salário Professor de Desenho Técnico

    Professor de Desenho Técnico: Brasil

    • 1.119
    • Brasil
    • 2.638 - 5.872
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Desenho Técnico CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.638 e 5.872 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
    Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

    Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Brasil

    • 1.119
    • Brasil
    • 2.638 - 5.872
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.638 e 5.872 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
    Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Fortaleza

    Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Fortaleza, CE

    • 258
    • Fortaleza, CE
    • 2.78 - 4.973
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.78 e 4.973 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.