CBO 2331-10 - Professor de desenho técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de desenho técnico CBO 2331-10 Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de desenho técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de desenho técnico

O Professor de desenho técnico CBO 2331-10 planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-10 deve desenvolver recursos didáticos, pesquisar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, trabalhar com higiene e segurança, comunicar-se, ensinar, promover educação ambiental, demonstrar competências pessoais, planejar o trabalho docente, produzir registros escritos e gráficos, avaliar a aprendizagem e o ensino.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-10

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico CBO 2331-10

Um Professor de desenho técnico (ou sinônimo) deve divulgar o trabalho da escola, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, gerar produtos e projetos, proferir palestras e conferências, integrar bancas de diversas naturezas, prever a manutenção de equipamentos e instalações, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, demonstrar capacidade de mudança, definir atividades e cronograma, ministrar aulas teórico-práticas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, vistoriar os equipamentos e instalações, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, participar de grupos de estudo e de pesquisa, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, participar do planejamento de horários e calendário escolar, aplicar provas em processo seletivos, trabalhar em equipe, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, selecionar conteúdos, exercer atividades de coordenação e gestão, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, demonstrar curiosidade intelectual, encaminhar alunos para estágios profissionais, contextualizar continuamente os conteúdos, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, fomentar ações de preservação ambiental, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, demonstrar flexibilidade, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, redigir o plano de ensino, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, realizar consultorias técnicas, realizar demonstrações teórico-práticas, exercer liderança cooperativa, integrar continuamente teoria e prática, implementar orientações técnicas para a comunidade, orientar projetos de pesquisa, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, definir o perfil profissional pretendido, coordenar processos de seleção, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, tomar parte em colegiados, consultar diferentes fontes de informação, avaliar relatórios de estágios, divulgar propostas de trabalho e convênios, encaminhar registros para as autoridades competentes, registrar ocorrências de diferentes naturezas, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, tomar parte em comissões de diversas naturezas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, definir metodologias de mediação de aprendizagem, executar pesquisas, participar de intercâmbios culturais, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, selecionar material didático e bibliográfico, demonstrar ética profissional, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, assessorar a própria instituição, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, produzir laudos técnicos, preencher fichas de estágios, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, apresentar esquemas e painéis explicativos, realizar certificação e qualificação, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, preparar as aulas, demonstrar motivação, ministrar cursos de formação e extensão, propor a aquisição de equipamentos de segurança, realizar parcerias, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, preencher requisição de serviços materiais, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, conceber provas para processos seletivos, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, compor instrumentos de avaliação, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, analisar e resolver problemas, respeitar as diferenças e diversidades, desenvolver aplicativos educacionais, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, estimular a busca de conhecimento, avaliar o desempenho de alunos em estágios, elaborar material didático impresso, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, orientar os alunos para procura de informações específicas, assessorar tecnicamente instituições, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, explicar conceitos e princípios, desenvolver recursos audio-visuais, orientar para a classificação e destinação do lixo, estagiar em instituições, produzir relatórios, participar de atividades culturais e de lazer, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar do planejamento do curso, corrigir provas para processos seletivos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, divulgar trabalhos da área profissional, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, preencher diários de classe, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, aplicar instrumentos de avaliação, assessorar tecnicamente a comunidade, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema.

Cargos e salários CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Desenho Técnico

Professor de Desenho Técnico: Brasil

  • 539
  • Brasil
  • 3.784 - 8.696
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Desenho Técnico CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.784 e 8.696 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 539 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Brasil

  • 539
  • Brasil
  • 3.784 - 8.696
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.784 e 8.696 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 539 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Fortaleza

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Fortaleza, CE

  • 116
  • Fortaleza, CE
  • 4.081 - 7.179
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 4.081 e 7.179 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.