CBO 2331-10 - Professor de desenho técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de desenho técnico CBO 2331-10 Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de desenho técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de desenho técnico

O Professor de desenho técnico CBO 2331-10 planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-10 deve planejar o trabalho docente, comunicar-se, desenvolver recursos didáticos, ensinar, produzir registros escritos e gráficos, demonstrar competências pessoais, trabalhar com higiene e segurança, promover educação ambiental, pesquisar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-10

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico CBO 2331-10

Um Professor de desenho técnico (ou sinônimo) deve orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, aplicar provas em processo seletivos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, preencher fichas de estágios, avaliar relatórios de estágios, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, assessorar tecnicamente a comunidade, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, apresentar esquemas e painéis explicativos, ministrar cursos de formação e extensão, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, estagiar em instituições, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, trabalhar em equipe, exercer liderança cooperativa, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, realizar demonstrações teórico-práticas, selecionar material didático e bibliográfico, coordenar processos de seleção, assessorar tecnicamente instituições, registrar ocorrências de diferentes naturezas, elaborar material didático impresso, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, redigir o plano de ensino, tomar parte em bancas de concursos internos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, realizar parcerias, respeitar as diferenças e diversidades, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, propor a aquisição de equipamentos de segurança, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, definir atividades e cronograma, encaminhar alunos para estágios profissionais, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, integrar bancas de diversas naturezas, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar de atividades culturais e de lazer, estimular a busca de conhecimento, desenvolver recursos audio-visuais, participar de grupos de estudo e de pesquisa, demonstrar capacidade de mudança, preencher requisição de serviços materiais, implementar orientações técnicas para a comunidade, demonstrar curiosidade intelectual, divulgar trabalhos da área profissional, explicar conceitos e princípios, participar do planejamento de horários e calendário escolar, participar do planejamento do curso, participar de intercâmbios culturais, proferir palestras e conferências, demonstrar motivação, orientar os alunos para procura de informações específicas, preparar as aulas, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, corrigir provas para processos seletivos, ministrar aulas teórico-práticas, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, demonstrar ética profissional, assessorar a própria instituição, tomar parte em comissões de diversas naturezas, orientar projetos de pesquisa, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, analisar e resolver problemas, divulgar o trabalho da escola, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, integrar continuamente teoria e prática, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, vistoriar os equipamentos e instalações, demonstrar flexibilidade, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, prever a manutenção de equipamentos e instalações, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, preencher diários de classe, produzir laudos técnicos, fomentar ações de preservação ambiental, encaminhar registros para as autoridades competentes, tomar parte em colegiados, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, desenvolver aplicativos educacionais, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, definir o perfil profissional pretendido, selecionar conteúdos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, consultar diferentes fontes de informação, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, avaliar o desempenho de alunos em estágios, realizar consultorias técnicas, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, contextualizar continuamente os conteúdos, orientar para a classificação e destinação do lixo, compor instrumentos de avaliação, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, produzir relatórios, aplicar instrumentos de avaliação, conceber provas para processos seletivos, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, definir metodologias de mediação de aprendizagem, realizar certificação e qualificação, executar pesquisas, exercer atividades de coordenação e gestão, gerar produtos e projetos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, divulgar propostas de trabalho e convênios.

Cargos e salários CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Desenho Técnico

Professor de Desenho Técnico: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Desenho Técnico CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.910 e 8.310 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.910 e 8.310 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Fortaleza

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 4.146 e 7.230 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.