CBO 2331-10 - Professor de desenho técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de desenho técnico CBO 2331-10 Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de desenho técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de desenho técnico

O Professor de desenho técnico CBO 2331-10 planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-10 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos didáticos, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, comunicar-se, trabalhar com higiene e segurança, avaliar a aprendizagem e o ensino, promover educação ambiental, ensinar, planejar o trabalho docente, pesquisar, produzir registros escritos e gráficos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-10

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico CBO 2331-10

Um Professor de desenho técnico (ou sinônimo) deve orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, trabalhar em equipe, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, realizar consultorias técnicas, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, desenvolver recursos audio-visuais, gerar produtos e projetos, definir atividades e cronograma, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, realizar demonstrações teórico-práticas, vistoriar os equipamentos e instalações, exercer liderança cooperativa, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, elaborar material didático impresso, propor a aquisição de equipamentos de segurança, definir o perfil profissional pretendido, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, exercer atividades de coordenação e gestão, divulgar o trabalho da escola, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, encaminhar registros para as autoridades competentes, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, registrar ocorrências de diferentes naturezas, participar de grupos de estudo e de pesquisa, participar de intercâmbios culturais, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, assessorar a própria instituição, preencher requisição de serviços materiais, respeitar as diferenças e diversidades, conceber provas para processos seletivos, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, demonstrar ética profissional, assessorar tecnicamente instituições, selecionar conteúdos, avaliar relatórios de estágios, proferir palestras e conferências, estagiar em instituições, contextualizar continuamente os conteúdos, apresentar esquemas e painéis explicativos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, participar de atividades culturais e de lazer, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar projetos de pesquisa, orientar os alunos para procura de informações específicas, tomar parte em comissões de diversas naturezas, tomar parte em bancas de concursos internos, estimular a busca de conhecimento, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, explicar conceitos e princípios, ministrar cursos de formação e extensão, participar do planejamento do curso, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, definir metodologias de mediação de aprendizagem, realizar certificação e qualificação, ministrar aulas teórico-práticas, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, tomar parte em colegiados, selecionar material didático e bibliográfico, prever a manutenção de equipamentos e instalações, aplicar provas em processo seletivos, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, demonstrar flexibilidade, encaminhar alunos para estágios profissionais, compor instrumentos de avaliação, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, assessorar tecnicamente a comunidade, integrar bancas de diversas naturezas, produzir relatórios, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, aplicar instrumentos de avaliação, consultar diferentes fontes de informação, redigir o plano de ensino, executar pesquisas, coordenar processos de seleção, avaliar o desempenho de alunos em estágios, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, divulgar trabalhos da área profissional, divulgar propostas de trabalho e convênios, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, demonstrar motivação, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, produzir laudos técnicos, desenvolver aplicativos educacionais, preparar as aulas, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, corrigir provas para processos seletivos, fomentar ações de preservação ambiental, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, implementar orientações técnicas para a comunidade, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, participar do planejamento de horários e calendário escolar, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, analisar e resolver problemas, preencher diários de classe, preencher fichas de estágios, realizar parcerias, demonstrar capacidade de mudança, orientar para a classificação e destinação do lixo, integrar continuamente teoria e prática, demonstrar curiosidade intelectual.

Cargos e salários CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Desenho Técnico

Professor de Desenho Técnico: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Desenho Técnico CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.751 e 8.195 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 537 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.751 e 8.195 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 537 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Fortaleza

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 4.159 e 7.326 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.