CBO 2331-15 - Professores do ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

Funções

demonstrar competências pessoais, promover educação ambiental, trabalhar com higiene e segurança, planejar o trabalho docente, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, ensinar, avaliar a aprendizagem e o ensino, produzir registros escritos e gráficos, pesquisar, comunicar-se, desenvolver recursos didáticos.

Atividades

informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, exercer atividades de coordenação e gestão, demonstrar capacidade de mudança, elaborar material didático impresso, assessorar tecnicamente a comunidade, ministrar cursos de formação e extensão, orientar os alunos para procura de informações específicas, estagiar em instituições, avaliar o desempenho de alunos em estágios, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, proferir palestras e conferências, respeitar as diferenças e diversidades, desenvolver recursos audio-visuais, definir metodologias de mediação de aprendizagem, realizar demonstrações teórico-práticas, realizar certificação e qualificação, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, demonstrar motivação, registrar ocorrências de diferentes naturezas, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, trabalhar em equipe, conceber provas para processos seletivos, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, orientar projetos de pesquisa, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, compor instrumentos de avaliação, analisar e resolver problemas, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, corrigir provas para processos seletivos, participar de grupos de estudo e de pesquisa, integrar bancas de diversas naturezas, explicar conceitos e princípios, selecionar conteúdos, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, gerar produtos e projetos, avaliar relatórios de estágios, aplicar provas em processo seletivos, preencher requisição de serviços materiais, preencher fichas de estágios, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, encaminhar registros para as autoridades competentes, participar de intercâmbios culturais, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, definir o perfil profissional pretendido, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, produzir laudos técnicos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, realizar consultorias técnicas, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, encaminhar alunos para estágios profissionais, desenvolver aplicativos educacionais, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, definir atividades e cronograma, participar de atividades culturais e de lazer, consultar diferentes fontes de informação, executar pesquisas, preencher diários de classe, divulgar propostas de trabalho e convênios, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, ministrar aulas teórico-práticas, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, assessorar a própria instituição, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, redigir o plano de ensino, realizar parcerias, demonstrar curiosidade intelectual, estimular a busca de conhecimento, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, tomar parte em colegiados, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, selecionar material didático e bibliográfico, participar do planejamento de horários e calendário escolar, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, tomar parte em comissões de diversas naturezas, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, demonstrar flexibilidade, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, produzir relatórios, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, contextualizar continuamente os conteúdos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, participar do planejamento do curso, coordenar processos de seleção, divulgar trabalhos da área profissional, vistoriar os equipamentos e instalações, apresentar esquemas e painéis explicativos, preparar as aulas, orientar para a classificação e destinação do lixo, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, implementar orientações técnicas para a comunidade, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, exercer liderança cooperativa, aplicar instrumentos de avaliação, fomentar ações de preservação ambiental, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, assessorar tecnicamente instituições, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, demonstrar ética profissional, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, integrar continuamente teoria e prática, divulgar o trabalho da escola, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, tomar parte em bancas de concursos internos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, propor a aquisição de equipamentos de segurança.

Cargos e salários CBO 2331-15 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas Agrícolas

Professor de Técnicas Agrícolas: Brasil

  • 148
  • Brasil
  • 3.638 - 8.211
  • 35h
O profissional no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas CBO 2331-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.638 e 8.211 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-15.