CBO 2331-15 - Professor de técnicas agrícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

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Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas agrícolas

O Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-15 deve pesquisar, trabalhar com higiene e segurança, promover educação ambiental, ensinar, desenvolver recursos didáticos, avaliar a aprendizagem e o ensino, planejar o trabalho docente, produzir registros escritos e gráficos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-15

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15

Um Professor de técnicas agrícolas (ou sinônimo) deve acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, preencher diários de classe, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, registrar ocorrências de diferentes naturezas, assessorar tecnicamente instituições, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, proferir palestras e conferências, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, ministrar aulas teórico-práticas, participar de atividades culturais e de lazer, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, apresentar esquemas e painéis explicativos, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, exercer liderança cooperativa, assessorar tecnicamente a comunidade, participar do planejamento do curso, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, tomar parte em comissões de diversas naturezas, redigir o plano de ensino, trabalhar em equipe, aplicar instrumentos de avaliação, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, elaborar material didático impresso, participar do planejamento de horários e calendário escolar, gerar produtos e projetos, contextualizar continuamente os conteúdos, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, ministrar cursos de formação e extensão, realizar consultorias técnicas, desenvolver aplicativos educacionais, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, demonstrar ética profissional, preparar as aulas, orientar para a classificação e destinação do lixo, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, produzir laudos técnicos, integrar continuamente teoria e prática, vistoriar os equipamentos e instalações, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, consultar diferentes fontes de informação, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, divulgar propostas de trabalho e convênios, estimular a busca de conhecimento, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, assessorar a própria instituição, propor a aquisição de equipamentos de segurança, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, definir atividades e cronograma, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, avaliar o desempenho de alunos em estágios, implementar orientações técnicas para a comunidade, demonstrar motivação, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, tomar parte em bancas de concursos internos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, produzir relatórios, corrigir provas para processos seletivos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, compor instrumentos de avaliação, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, executar pesquisas, definir metodologias de mediação de aprendizagem, coordenar processos de seleção, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, exercer atividades de coordenação e gestão, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, integrar bancas de diversas naturezas, divulgar trabalhos da área profissional, divulgar o trabalho da escola, analisar e resolver problemas, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, conceber provas para processos seletivos, realizar parcerias, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, aplicar provas em processo seletivos, avaliar relatórios de estágios, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, participar de intercâmbios culturais, tomar parte em colegiados, selecionar conteúdos, desenvolver recursos audio-visuais, orientar projetos de pesquisa, estagiar em instituições, realizar demonstrações teórico-práticas, selecionar material didático e bibliográfico, demonstrar capacidade de mudança, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, realizar certificação e qualificação, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, demonstrar curiosidade intelectual, respeitar as diferenças e diversidades, preencher fichas de estágios, definir o perfil profissional pretendido, orientar os alunos para procura de informações específicas, preencher requisição de serviços materiais, encaminhar alunos para estágios profissionais, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, participar de grupos de estudo e de pesquisa, fomentar ações de preservação ambiental, explicar conceitos e princípios, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, encaminhar registros para as autoridades competentes, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento.

Cargos e salários CBO 2331-15 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas Agrícolas

Professor de Técnicas Agrícolas: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas CBO 2331-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.217 e 8.700 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-15.