CBO 2331-15 - Professor de técnicas agrícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas agrícolas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas agrícolas

O Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-15 deve desenvolver recursos didáticos, avaliar a aprendizagem e o ensino, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, promover educação ambiental, planejar o trabalho docente, demonstrar competências pessoais, produzir registros escritos e gráficos, pesquisar, trabalhar com higiene e segurança, comunicar-se, ensinar.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-15

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15

Um Professor de técnicas agrícolas (ou sinônimo) deve informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, preencher diários de classe, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, implementar orientações técnicas para a comunidade, estimular a busca de conhecimento, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, exercer atividades de coordenação e gestão, participar do planejamento de horários e calendário escolar, corrigir provas para processos seletivos, vistoriar os equipamentos e instalações, avaliar o desempenho de alunos em estágios, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, apresentar esquemas e painéis explicativos, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, redigir o plano de ensino, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, preparar as aulas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, aplicar instrumentos de avaliação, coordenar processos de seleção, aplicar provas em processo seletivos, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, trabalhar em equipe, selecionar conteúdos, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, orientar os alunos para procura de informações específicas, orientar projetos de pesquisa, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, realizar demonstrações teórico-práticas, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, tomar parte em comissões de diversas naturezas, definir atividades e cronograma, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, conceber provas para processos seletivos, participar de atividades culturais e de lazer, contextualizar continuamente os conteúdos, avaliar relatórios de estágios, ministrar aulas teórico-práticas, encaminhar registros para as autoridades competentes, tomar parte em bancas de concursos internos, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, participar de intercâmbios culturais, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, explicar conceitos e princípios, tomar parte em colegiados, preencher fichas de estágios, orientar para a classificação e destinação do lixo, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, selecionar material didático e bibliográfico, propor a aquisição de equipamentos de segurança, participar do planejamento do curso, demonstrar flexibilidade, fomentar ações de preservação ambiental, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, prever a manutenção de equipamentos e instalações, produzir relatórios, divulgar propostas de trabalho e convênios, elaborar material didático impresso, divulgar o trabalho da escola, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, consultar diferentes fontes de informação, assessorar tecnicamente instituições, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, registrar ocorrências de diferentes naturezas, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, exercer liderança cooperativa, participar de grupos de estudo e de pesquisa, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, desenvolver aplicativos educacionais, divulgar trabalhos da área profissional, analisar e resolver problemas, definir o perfil profissional pretendido, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, ministrar cursos de formação e extensão, produzir laudos técnicos, assessorar tecnicamente a comunidade, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, integrar continuamente teoria e prática, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, compor instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, demonstrar ética profissional, respeitar as diferenças e diversidades, estagiar em instituições, preencher requisição de serviços materiais, realizar consultorias técnicas, desenvolver recursos audio-visuais, demonstrar curiosidade intelectual, demonstrar motivação, realizar parcerias, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, integrar bancas de diversas naturezas, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, encaminhar alunos para estágios profissionais, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, assessorar a própria instituição, realizar certificação e qualificação, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, gerar produtos e projetos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, proferir palestras e conferências, executar pesquisas, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, demonstrar capacidade de mudança.

Cargos e salários CBO 2331-15 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas Agrícolas

Professor de Técnicas Agrícolas: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas CBO 2331-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.217 e 8.700 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-15.