CBO 2331-20 - Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20 Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, atuando em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas comerciais e secretariais
O Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20 planeja o ensino de técnicas comerciais e secretariais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e particularidades dos processos administrativos, dos diversificados locais de atuação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão e de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas comerciais e secretariais, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas e procedimentos comerciais e secretariais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais e secretariais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos oficiais, em linguagem padrão e técnica, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, e de materiais, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização, contabilidade, logística.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais e secretariais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-20 deve planejar o trabalho docente, pesquisar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, produzir registros escritos e gráficos, desenvolver recursos didáticos, trabalhar com higiene e segurança, demonstrar competências pessoais, ensinar, promover educação ambiental, avaliar a aprendizagem e o ensino, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-20
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20
Um Professor de técnicas comerciais e secretariais (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de mudança, redigir o plano de ensino, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, participar de grupos de estudo e de pesquisa, consultar diferentes fontes de informação, selecionar material didático e bibliográfico, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, apresentar esquemas e painéis explicativos, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, participar de intercâmbios culturais, exercer liderança cooperativa, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, divulgar trabalhos da área profissional, realizar demonstrações teórico-práticas, produzir relatórios, avaliar relatórios de estágios, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, participar do planejamento de horários e calendário escolar, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, demonstrar flexibilidade, assessorar tecnicamente instituições, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar para a classificação e destinação do lixo, participar do planejamento do curso, participar de atividades culturais e de lazer, orientar projetos de pesquisa, implementar orientações técnicas para a comunidade, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, demonstrar ética profissional, respeitar as diferenças e diversidades, analisar e resolver problemas, aplicar provas em processo seletivos, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, produzir laudos técnicos, conceber provas para processos seletivos, gerar produtos e projetos, definir atividades e cronograma, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, preencher fichas de estágios, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, estimular a busca de conhecimento, executar pesquisas, definir metodologias de mediação de aprendizagem, desenvolver recursos audio-visuais, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, preencher diários de classe, realizar parcerias, preencher requisição de serviços materiais, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, assessorar a própria instituição, orientar os alunos para procura de informações específicas, preparar as aulas, coordenar processos de seleção, proferir palestras e conferências, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, desenvolver aplicativos educacionais, demonstrar curiosidade intelectual, contextualizar continuamente os conteúdos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, corrigir provas para processos seletivos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, tomar parte em comissões de diversas naturezas, ministrar cursos de formação e extensão, avaliar o desempenho de alunos em estágios, divulgar o trabalho da escola, prever a manutenção de equipamentos e instalações, ministrar aulas teórico-práticas, explicar conceitos e princípios, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, assessorar tecnicamente a comunidade, estagiar em instituições, selecionar conteúdos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, propor a aquisição de equipamentos de segurança, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, compor instrumentos de avaliação, definir o perfil profissional pretendido, integrar continuamente teoria e prática, fomentar ações de preservação ambiental, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, demonstrar motivação, integrar bancas de diversas naturezas, aplicar instrumentos de avaliação, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, realizar consultorias técnicas, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, trabalhar em equipe, elaborar material didático impresso, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, encaminhar alunos para estágios profissionais, tomar parte em bancas de concursos internos, divulgar propostas de trabalho e convênios, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, tomar parte em colegiados, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, vistoriar os equipamentos e instalações, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, exercer atividades de coordenação e gestão, encaminhar registros para as autoridades competentes, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, realizar certificação e qualificação.