CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-05 deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, planejar metas e estratégias de ações educacionais, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços a comunidade.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário (ou sinônimo) deve elaborar os planos de aula, corrigir trabalhos, provas, exercícios, divulgar idéias através de projetos de ensino, dialogar com os outros professores, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, dialogar com os alunos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar flexibilidade, adequar material pedagógico, sistematizar a produção científica da área, registrar as tarefas executadas pelos alunos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, demonstrar tolerância e paciência, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, limpar os equipamentos, processar materiais para a utilização em ensino, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preencher planilhas de custo, integrar-se em eventos da área, avaliar competências adquiridas anteriormente, identificar características e interesses pessoais dos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, preparar recursos audio-visuais, especificar equipamentos para manutenção e reposição, utilizar refernciais de avaliação normatizados, controlar o estoque de peças de reposição, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, expressar-se com clareza, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar criatividade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, revisar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, analisar as avaliações, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preencher diários de classe ou similares, dialogar com os meios de comunicação de massa, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, executar a manutenção preventiva, demonstrar perseverança, sistematizar as normas técnicas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, consultar manual do equipamento para manutenção, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstar capacidade de avaliação, comprovar experiência na área específica, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, agir eticamente na profissão, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, fixar critérios de avaliação dos alunos, promover intercâmbios institucionais, comprovar certificação das competências, participar da captação de recursos financeiros e físicos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, identificar novas fontes para atualização, tomar parte na organização do currículo escolar, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, demonstrar liderança, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, criar situações de trabalho em equipe, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, investigar diferentes recursos didáticos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, organizar exposições de produtos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, negociar projetos e cursos, dialogar com membros e instituições da comunidade, orientar os alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, sistematizar a legislação na sua área, estabelecer referenciais de avaliação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, tomar providências em casos de emergência, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relacionamentos de confiabilidade, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, participar de ações institucionais com objetivo social, encaminhar alunos para atendimentos específicos, conferir a execução da manutenção, sistematizar os termos técnicos da área, promover a exposição e venda de produtos do curso, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, autoavaliar-se, registrar controles de estoque, prestar assessoria técnica a comunidade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, dialogar com outros setores ou unidades da escola, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas.