CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-05 deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços a comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, demonstrar competências pessoais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-05

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário (ou sinônimo) deve prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, tomar parte na organização do currículo escolar, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstar capacidade de avaliação, encaminhar alunos para atendimentos específicos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de campanhas educativas, elaborar os planos de aula, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com outros setores ou unidades da escola, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, utilizar refernciais de avaliação normatizados, divulgar idéias através de projetos de ensino, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, controlar o estoque de peças de reposição, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, comprovar experiência na área específica, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher diários de classe ou similares, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, dialogar com membros e instituições da comunidade, sistematizar as normas técnicas, limpar os equipamentos, participar de ações institucionais com objetivo social, registrar as tarefas executadas pelos alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, investigar diferentes recursos didáticos, promover intercâmbios institucionais, sistematizar os termos técnicos da área, participar da captação de recursos financeiros e físicos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar perseverança, expressar-se com clareza, dialogar com os alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, revisar material pedagógico, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, tomar providências em casos de emergência, estabelecer referenciais de avaliação, comprovar certificação das competências, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, dialogar com os outros professores, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, confeccionar apostilas para apoio às aulas, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, executar a manutenção preventiva, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, agir eticamente na profissão, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, negociar projetos e cursos, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, conferir a execução da manutenção, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, prestar assessoria técnica a comunidade, dialogar com os meios de comunicação de massa, autoavaliar-se, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar as mudanças tecnológicas, sistematizar a produção científica da área, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar liderança, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preparar recursos audio-visuais, fixar critérios de avaliação dos alunos, preencher planilhas de custo, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar capacidade de aprendizagem, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar criatividade, identificar novas fontes para atualização, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar flexibilidade, consultar manual do equipamento para manutenção, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, criar relacionamentos de confiabilidade, orientar os alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, participar de atividades de elaboração do plano de curso, avaliar competências adquiridas anteriormente, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, organizar exposições de produtos, analisar as avaliações, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, criar situações de trabalho em equipe, adequar material pedagógico, registrar controles de estoque, integrar-se em eventos da área.

Cargos e salários CBO 2332-05 - Instrutores de ensino profissional

Salário Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário

Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário: Brasil

  • 395
  • Brasil
  • 2.767 - 5.935
  • 42h
O profissional no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.767 e 5.935 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.
Salário Instrutor Agrícola

Instrutor Agrícola: Brasil

  • 395
  • Brasil
  • 2.767 - 5.935
  • 42h
O profissional no cargo de Instrutor Agrícola CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.767 e 5.935 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.
Salário Instrutor de Aprendizagem Agropecuária

Instrutor de Aprendizagem Agropecuária: Brasil

  • 395
  • Brasil
  • 2.767 - 5.935
  • 42h
O profissional no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.767 e 5.935 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.
Salário Instrutor de Treinamento Agropecuário

Instrutor de Treinamento Agropecuário: Brasil

  • 395
  • Brasil
  • 2.767 - 5.935
  • 42h
O profissional no cargo de Instrutor de Treinamento Agropecuário CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.767 e 5.935 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.