CBO 2331-35 - Professor de tecnologia e cálculo técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico CBO 2331-35 Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços industriais e de informações tecnológicas sobre materiais, operações, etapas do processo, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, normatização, segurança, preservação ambiental e qualidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de tecnologia e cálculo técnico
O Professor de tecnologia e cálculo técnico CBO 2331-35 planeja o ensino de tecnologia e cálculo técnico, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina tecnologia e cálculo técnico, por meio de teorias e práticas, referentes a operações, materiais, produtos, normas e especificações técnicas, dimensões, custos operacionais e de produção, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de selecionar, analisar, avaliar e aplicar princípios de tecnologia e de cálculo técnico nos processos de produção e de serviços industriais Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de tecnologia e cálculo técnico, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas de tecnologia e cálculo técnico, utilizados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de tecnologia e cálculo técnico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-35 deve ensinar, promover educação ambiental, demonstrar competências pessoais, trabalhar com higiene e segurança, pesquisar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-35
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de tecnologia e cálculo técnico CBO 2331-35
Um Professor de tecnologia e cálculo técnico (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de mudança, orientar projetos de pesquisa, participar de atividades culturais e de lazer, participar de grupos de estudo e de pesquisa, participar de intercâmbios culturais, executar pesquisas, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, orientar os alunos para procura de informações específicas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, contextualizar continuamente os conteúdos, respeitar as diferenças e diversidades, tomar parte em colegiados, estimular a busca de conhecimento, ministrar aulas teórico-práticas, integrar continuamente teoria e prática, demonstrar motivação, demonstrar curiosidade intelectual, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, estagiar em instituições, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, trabalhar em equipe, exercer atividades de coordenação e gestão, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, realizar demonstrações teórico-práticas, apresentar esquemas e painéis explicativos, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, tomar parte em bancas de concursos internos, exercer liderança cooperativa, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, tomar parte em comissões de diversas naturezas, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, demonstrar flexibilidade, analisar e resolver problemas, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, demonstrar ética profissional, explicar conceitos e princípios, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização.