CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Entenda o que fazem os instrutores de ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
O Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola. Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária. Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2332-05
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária. Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas. Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | CONJUNTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA ALGÉBRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) GEOMETRIA APLICADA ÀS ATIVIDADES DA AGROPECUÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DE CUSTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) UNIDADES DE PESO, MEDIDAS, MASSA, TEMPO, VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À AGROPECUÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGRICULTURA SUSTENTÁVEL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGROECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FÍSICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | QUÍMICA DO SOLO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO DE MUDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) CULTURAS ANUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) DESENHO TÉCNICO E TOPOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS, AMBIENTAIS E DE QUALIDADE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) OLERICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) RECURSOS NATURAIS - CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | CRIAÇÃO DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | MANEJO DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COOPERATIVISMO, ASSOCIATIVISMO, EMPREENDEDORISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) INGLÊS TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | CONTROLE DE PROCESSOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MECATRÔNICA (AUTOMAÇÃO) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) ANÁLISES LABORATORIAIS APLICADAS AOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) BIOFERTILIZANTES | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO NOS SISTEMAS AGROPECUÁRIOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INSTALAÇÕES, MÁQUINAS, EQUPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) MATERIAIS E IMPLEMENTOS UTILIZADAS NOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO AGROPECUÁRIAA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Elaborar material pedagógico;
- Prestar serviços a comunidade;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- Desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- Sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- Comunicar-se;
- Fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- Avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- Zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- Garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- Criar situações de trabalho em equipe;
- Demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- Dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- Cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- Dialogar com os meios de comunicação de massa;
- Sistematizar as mudanças tecnológicas;
- Auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- Limpar os equipamentos;
- Tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes;
- Organizar exposições de produtos;
- Criar relacionamentos de confiabilidade;
- Especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- Comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- Demonstrar criatividade;
- Investigar diferentes recursos didáticos;
- Demonstar capacidade de avaliação;
- Participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- Prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- Realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- Controlar o estoque de peças de reposição;
- Prestar assessoria técnica a comunidade;
- Conferir a execução da manutenção;
- Preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- Confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- Sistematizar a produção científica da área;
- Criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- Analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- Confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- Criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- Solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Dialogar com membros e instituições da comunidade;
- Coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- Preencher diários de classe ou similares;
- Registrar controles de estoque;
- Registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- Processar materiais para a utilização em ensino;
- Desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- Utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- Criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- Demonstrar capacidade de organização;
- Integrar-se em eventos da área;
- Consultar manual do equipamento para manutenção;
- Encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- Executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Utilizar refernciais de avaliação normatizados;
- Preencher planilhas de custo;
- Efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- Demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
- Avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- Revisar material pedagógico;
- Preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- Preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- Dialogar com os outros professores;
- Demonstrar flexibilidade;
- Auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- Negociar projetos e cursos;
- Demonstrar capacidade de aprendizagem;
- Preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- Sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- Participar de ações institucionais com objetivo social;
- Sistematizar os termos técnicos da área;
- Expressar-se com clareza;
- Demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- Tomar parte na organização do currículo escolar;
- Executar a manutenção preventiva;
- Participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- Elaborar os planos de aula;
- Dialogar com os alunos;
- Registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- Corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- Analisar as avaliações;
- Avaliar competências adquiridas anteriormente;
- Adequar material pedagógico;
- Coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- Promover a exposição e venda de produtos do curso;
- Mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente;
- Preparar recursos audio-visuais;
- Participar de campanhas educativas;
- Programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- Sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- Orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- Desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- Demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- Garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- Comprovar experiência na área específica;
- Tomar providências em casos de emergência;
- Dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- Manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- Demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- Sistematizar a legislação na sua área;
- Identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- Promover intercâmbios institucionais;
- Prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- Desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente;
- Demonstrar liderança;
- Expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
- Ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- Preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- Avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- Sistematizar as normas técnicas;
- Fixar critérios de avaliação dos alunos;
- Preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- Demonstrar tolerância e paciência;
- Estabelecer referenciais de avaliação;
- Pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- Divulgar idéias através de projetos de ensino;
- Comprovar certificação das competências;
- Verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- Avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- Identificar novas fontes para atualização;
- Orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- Participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- Testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- Preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- Comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- Demonstrar perseverança;
- Organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- Orientar os alunos;
- Autoavaliar-se;
- Agir eticamente na profissão;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Aprendizagem em Transportes
- Instrutor de Informática
- Instrutor de Aprendizagem Industrial
- Instrutor de Educação Profissional Industrial
- Instrutor de Ofícios Industriais
- Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)
- Instrutor de Treinamentos Industriais
- Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05
CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário que pertence ao grupo dos instrutores de ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores e instrutores do ensino profissional
-
-
-
-
- Instrutores de ensino profissional
-
-