CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Entenda o que fazem os instrutores de ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
O Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola. Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária. Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2332-05
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária. Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas. Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | CONJUNTOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA ALGÉBRICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) GEOMETRIA APLICADA ÀS ATIVIDADES DA AGROPECUÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DE CUSTOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) UNIDADES DE PESO, MEDIDAS, MASSA, TEMPO, VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À AGROPECUÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGRICULTURA SUSTENTÁVEL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGROECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FÍSICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | QUÍMICA DO SOLO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO DE MUDAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) CULTURAS ANUAIS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) DESENHO TÉCNICO E TOPOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS, AMBIENTAIS E DE QUALIDADE | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) OLERICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) RECURSOS NATURAIS - CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | CRIAÇÃO DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | MANEJO DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COOPERATIVISMO, ASSOCIATIVISMO, EMPREENDEDORISMO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO RURAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) INGLÊS TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | CONTROLE DE PROCESSOS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MECATRÔNICA (AUTOMAÇÃO) | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) ANÁLISES LABORATORIAIS APLICADAS AOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) BIOFERTILIZANTES | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO NOS SISTEMAS AGROPECUÁRIOS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INSTALAÇÕES, MÁQUINAS, EQUPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) MATERIAIS E IMPLEMENTOS UTILIZADAS NOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO AGROPECUÁRIAA | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- Zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Elaborar material pedagógico;
- Prestar serviços a comunidade;
- Planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- Fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- Desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- Sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- Comunicar-se;
- Avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- Preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- Participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- Registrar controles de estoque;
- Investigar diferentes recursos didáticos;
- Desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- Participar de ações institucionais com objetivo social;
- Criar situações de trabalho em equipe;
- Efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- Testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- Programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- Estabelecer referenciais de avaliação;
- Comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- Preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- Registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- Sistematizar a produção científica da área;
- Demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- Expressar-se com clareza;
- Demonstrar capacidade de aprendizagem;
- Manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- Orientar os alunos;
- Controlar o estoque de peças de reposição;
- Mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente;
- Executar a manutenção preventiva;
- Criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- Participar de campanhas educativas;
- Pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- Fixar critérios de avaliação dos alunos;
- Desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente;
- Dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- Consultar manual do equipamento para manutenção;
- Tomar parte na organização do currículo escolar;
- Coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- Preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- Dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- Dialogar com membros e instituições da comunidade;
- Sistematizar as normas técnicas;
- Demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- Demonstrar perseverança;
- Sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- Avaliar competências adquiridas anteriormente;
- Orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- Avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- Divulgar idéias através de projetos de ensino;
- Demonstar capacidade de avaliação;
- Corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- Avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- Organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- Elaborar os planos de aula;
- Orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- Sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- Ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- Avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- Executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- Prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- Preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- Demonstrar criatividade;
- Comprovar experiência na área específica;
- Realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- Demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- Processar materiais para a utilização em ensino;
- Participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- Confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- Criar relacionamentos de confiabilidade;
- Tomar providências em casos de emergência;
- Demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- Utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- Criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- Promover intercâmbios institucionais;
- Especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- Solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Agir eticamente na profissão;
- Negociar projetos e cursos;
- Registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- Demonstrar flexibilidade;
- Revisar material pedagógico;
- Conferir a execução da manutenção;
- Analisar as avaliações;
- Tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes;
- Verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- Sistematizar as mudanças tecnológicas;
- Preparar recursos audio-visuais;
- Dialogar com os outros professores;
- Dialogar com os alunos;
- Sistematizar os termos técnicos da área;
- Auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- Expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
- Sistematizar a legislação na sua área;
- Confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- Preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- Identificar novas fontes para atualização;
- Dialogar com os meios de comunicação de massa;
- Demonstrar tolerância e paciência;
- Limpar os equipamentos;
- Autoavaliar-se;
- Comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- Desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- Utilizar refernciais de avaliação normatizados;
- Promover a exposição e venda de produtos do curso;
- Garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- Auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- Demonstrar liderança;
- Preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- Organizar exposições de produtos;
- Coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- Preencher planilhas de custo;
- Prestar assessoria técnica a comunidade;
- Identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- Adequar material pedagógico;
- Integrar-se em eventos da área;
- Demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
- Encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- Prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- Preencher diários de classe ou similares;
- Comprovar certificação das competências;
- Preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- Participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- Criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- Analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- Demonstrar capacidade de organização;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Aprendizagem em Transportes
- Instrutor de Informática
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Treinamento Comercial
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial
- Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal
- Instrutor de Aprendizagem em Comunicação
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05
CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário que pertence ao grupo dos instrutores de ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores e instrutores do ensino profissional
-
-
-
-
- Instrutores de ensino profissional
-
-
