CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Entenda o que fazem os instrutores de ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola. Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária. Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.Funções Detalhadas
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária. Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas. Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | CONJUNTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA ALGÉBRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) GEOMETRIA APLICADA ÀS ATIVIDADES DA AGROPECUÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO DE CUSTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) UNIDADES DE PESO, MEDIDAS, MASSA, TEMPO, VOLUME | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À AGROPECUÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA TEÓRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGRICULTURA SUSTENTÁVEL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) AGROECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FERTILIDADE DO SOLO E ADUBAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FÍSICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | CIÊNCIA DO SOLO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | QUÍMICA DO SOLO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO DE MUDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) CULTURAS ANUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) DESENHO TÉCNICO E TOPOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) NORMAS TÉCNICAS, AMBIENTAIS E DE QUALIDADE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) OLERICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) RECURSOS NATURAIS - CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO AGRONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (AGRONOMIA) SILVICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | CRIAÇÃO DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | PRODUÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | MANEJO DE ANIMAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COOPERATIVISMO, ASSOCIATIVISMO, EMPREENDEDORISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA RURAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) INGLÊS TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | CONTROLE DE PROCESSOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MECATRÔNICA (AUTOMAÇÃO) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) ANÁLISES LABORATORIAIS APLICADAS AOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) BIOFERTILIZANTES | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO NOS SISTEMAS AGROPECUÁRIOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INSTALAÇÕES, MÁQUINAS, EQUPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) MATERIAIS E IMPLEMENTOS UTILIZADAS NOS PROCESSOS AGROPECUÁRIOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO AGROPECUÁRIAA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços a comunidade;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar criatividade;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher planilhas de custo;
- expressar-se com clareza;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- integrar-se em eventos da área;
- sistematizar as normas técnicas;
- analisar as avaliações;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- registrar controles de estoque;
- preencher diários de classe ou similares;
- demonstar capacidade de avaliação;
- tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes;
- criar situações de trabalho em equipe;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tomar providências em casos de emergência;
- autoavaliar-se;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- dialogar com os outros professores;
- divulgar idéias através de projetos de ensino;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- negociar projetos e cursos;
- dialogar com os alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- promover intercâmbios institucionais;
- organizar exposições de produtos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- conferir a execução da manutenção;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- orientar os alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar capacidade de organização;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- prestar assessoria técnica a comunidade;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar liderança;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar perseverança;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- identificar novas fontes para atualização;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- utilizar refernciais de avaliação normatizados;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- comprovar experiência na área específica;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar flexibilidade;
- executar a manutenção preventiva;
- avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- limpar os equipamentos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar de campanhas educativas;
- adequar material pedagógico;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- agir eticamente na profissão;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preparar recursos audio-visuais;
- sistematizar a legislação na sua área;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05
CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário que pertence ao grupo dos instrutores de ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais do ensino
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- Professores e instrutores do ensino profissional
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- Instrutores de ensino profissional
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CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2332-05 - Instrutores de ensino profissional
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Instrutores de ensino profissional em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2332-05 | Instrutor de Aprendizagem Agropecuária | Brasil | 42h | 282 | |
2332-05 | Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário | Brasil | 42h | 282 | |
2332-05 | Instrutor de Treinamento Agropecuário | Brasil | 42h | 282 | |
2332-05 | Instrutor Agrícola | Brasil | 42h | 282 | |
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