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CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-05 deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços a comunidade, planejar metas e estratégias de ações educacionais, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-05

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário (ou sinônimo) deve solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de aprendizagem, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, executar a manutenção preventiva, participar de campanhas educativas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, demonstar capacidade de avaliação, orientar os alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, criar relacionamentos de confiabilidade, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, integrar-se em eventos da área, expressar-se com clareza, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demonstrar capacidade de organização, sistematizar as normas técnicas, preencher planilhas de custo, participar de ações institucionais com objetivo social, revisar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com os meios de comunicação de massa, preencher diários de classe ou similares, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar flexibilidade, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, analisar as avaliações, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, negociar projetos e cursos, comprovar experiência na área específica, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, promover a exposição e venda de produtos do curso, elaborar os planos de aula, programar calendário de atividades para estágios de alunos, conferir a execução da manutenção, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, fixar critérios de avaliação dos alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, demonstrar liderança, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, organizar exposições de produtos, investigar diferentes recursos didáticos, avaliar competências adquiridas anteriormente, identificar novas fontes para atualização, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar perseverança, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, adequar material pedagógico, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, participar da captação de recursos financeiros e físicos, divulgar idéias através de projetos de ensino, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, autoavaliar-se, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar criatividade, tomar providências em casos de emergência, registrar as tarefas executadas pelos alunos, sistematizar a produção científica da área, participar de atividades de elaboração do plano de curso, consultar manual do equipamento para manutenção, confeccionar apostilas para apoio às aulas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, prestar assessoria técnica a comunidade, dialogar com outros setores ou unidades da escola, estabelecer referenciais de avaliação, corrigir trabalhos, provas, exercícios, limpar os equipamentos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, registrar controles de estoque, dialogar com os alunos, agir eticamente na profissão, utilizar refernciais de avaliação normatizados, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, verificar o estado dos equipamentos de segurança, comprovar qualificação profissional na área de atuação, promover intercâmbios institucionais, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, sistematizar as mudanças tecnológicas, sistematizar os termos técnicos da área, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, dialogar com membros e instituições da comunidade, criar situações de trabalho em equipe, dialogar com os outros professores, encaminhar alunos para atendimentos específicos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, controlar o estoque de peças de reposição, comprovar certificação das competências, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, sistematizar a legislação na sua área, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preparar recursos audio-visuais, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2332-05 - Instrutores de ensino profissional

Salário Instrutor de Treinamento Agropecuário

Instrutor de Treinamento Agropecuário: Brasil

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamento Agropecuário CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.189 e 6.787 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 286 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.
Salário Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário

Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário: Brasil

O profissional no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.189 e 6.787 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 286 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.
Salário Instrutor Agrícola

Instrutor Agrícola: Brasil

O profissional no cargo de Instrutor Agrícola CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.189 e 6.787 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 286 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.
Salário Instrutor de Aprendizagem Agropecuária

Instrutor de Aprendizagem Agropecuária: Brasil

O profissional no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária CBO 2332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.189 e 6.787 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 286 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-05.