CBO 2332-15 - Instrutores de ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
Funções
avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, elaborar material pedagógico, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços a comunidade, demonstrar competências pessoais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Atividades
preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, limpar os equipamentos, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, dialogar com os meios de comunicação de massa, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstrar capacidade de organização, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, participar de ações institucionais com objetivo social, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, especificar equipamentos para manutenção e reposição, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, comprovar qualificação profissional na área de atuação, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com outros setores ou unidades da escola, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com os outros professores, tomar parte na organização do currículo escolar, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, encaminhar alunos para atendimentos específicos, executar a manutenção preventiva, estimular os alunos na busca de conhecimento, comprovar experiência na área específica, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, criar situações de trabalho em equipe, definir metodologias e técnicas de ensino, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, elaborar os planos de aula, demonstrar flexibilidade, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preencher planilhas de custo, identificar características e interesses pessoais dos alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, fixar metas educacionais para a escola, registrar as tarefas executadas pelos alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demonstrar criatividade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, sistematizar os termos técnicos da área, organizar exposições de produtos, sistematizar as mudanças tecnológicas, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, comprovar certificação das competências, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, sistematizar as normas técnicas, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, avaliar competências adquiridas anteriormente, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, preencher diários de classe ou similares, verificar o estado dos equipamentos de segurança, promover intercâmbios institucionais, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, processar materiais para a utilização em ensino, utilizar refernciais de avaliação normatizados, identificar novas fontes para atualização, integrar-se em eventos da área, tomar providências em casos de emergência, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, consultar manual do equipamento para manutenção, conferir a execução da manutenção, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, criar situações operacionais de atividades, corrigir trabalhos, provas, exercícios, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, simular situações atuais de trabalho, sistematizar a produção científica da área, divulgar idéias através de projetos de ensino, analisar as avaliações, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar tolerância e paciência, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, sistematizar a legislação na sua área, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, revisar material pedagógico, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, demonstrar perseverança, tomar parte na elaboração do calendário escolar, estabelecer referenciais de avaliação, fixar critérios de avaliação dos alunos, prestar assessoria técnica a comunidade, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, negociar projetos e cursos, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, selecionar recursos didáticos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, demonstar capacidade de avaliação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, selecionar material pedagógico, ministrar palestras para públicos de fora da escola, autoavaliar-se, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, adequar material pedagógico, confeccionar apostilas para apoio às aulas, preparar recursos audio-visuais, participar de campanhas educativas, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, promover a exposição e venda de produtos do curso, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, agir eticamente na profissão, orientar os alunos, propor cronograma de atividades pedagógicas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, criar relacionamentos de confiabilidade, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, programar a utilização de material didático-pedagógico, revisar as metodologias e técnicas de ensino, investigar diferentes recursos didáticos, expressar-se com clareza, preparar material didático, dialogar com os alunos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo.