CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços a comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve confeccionar apostilas para apoio às aulas, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, demonstrar capacidade de organização, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preparar recursos audio-visuais, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, encaminhar alunos para atendimentos específicos, divulgar idéias através de projetos de ensino, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, revisar material pedagógico, propor cronograma de atividades pedagógicas, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstar capacidade de avaliação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, selecionar material pedagógico, expressar-se com clareza, simular situações atuais de trabalho, programar calendário de atividades para estágios de alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, dialogar com os alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, controlar o estoque de peças de reposição, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, avaliar competências adquiridas anteriormente, criar relacionamentos de confiabilidade, autoavaliar-se, criar situações operacionais de atividades, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, adequar material pedagógico, selecionar recursos didáticos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, criar situações de trabalho em equipe, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, comprovar certificação das competências, negociar projetos e cursos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar criatividade, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com outros setores ou unidades da escola, tomar providências em casos de emergência, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, dialogar com os outros professores, revisar as metodologias e técnicas de ensino, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, limpar os equipamentos, demonstrar capacidade de aprendizagem, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, programar a utilização de material didático-pedagógico, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, participar de ações institucionais com objetivo social, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, sistematizar as normas técnicas, preencher planilhas de custo, promover a exposição e venda de produtos do curso, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, conferir a execução da manutenção, demonstrar perseverança, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, orientar os alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, participar de atividades de elaboração do plano de curso, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preencher diários de classe ou similares, utilizar refernciais de avaliação normatizados, demonstrar tolerância e paciência, organizar exposições de produtos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, dialogar com membros e instituições da comunidade, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, estabelecer referenciais de avaliação, preparar material didático, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, promover intercâmbios institucionais, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar liderança, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demonstrar flexibilidade, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, investigar diferentes recursos didáticos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, registrar controles de estoque, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, analisar as avaliações, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, identificar características e interesses pessoais dos alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, executar a manutenção preventiva, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, integrar-se em eventos da área, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, especificar equipamentos para manutenção e reposição, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, sistematizar os termos técnicos da área, registrar as tarefas executadas pelos alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, participar de campanhas educativas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, sistematizar a produção científica da área, definir metodologias e técnicas de ensino, prestar assessoria técnica a comunidade, tomar parte na organização do currículo escolar, comprovar experiência na área específica, identificar novas fontes para atualização, consultar manual do equipamento para manutenção, agir eticamente na profissão, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, sistematizar a legislação na sua área, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, elaborar os planos de aula, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, fixar metas educacionais para a escola, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos.