CBO 1415-20 - Gerente de pensão

Entenda o que fazem os gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de pensão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de pensão

Planeja, coordena, controla e avalia a operação de serviços de atendimento ao público em pensão ou empreendimento similar, como albergue (“hostel”) e pousada. Promove projetos de “marketing” e estuda tendências do serviço de hospedagem. Coordena as diversas áreas do empreendimento. Presta atendimento aos hóspedes. Pode promover venda de produtos e serviços. Recebe, analisa e responde às sugestões e às reclamações de hóspedes. Implanta estratégias para otimizar a taxa de ocupação. Faz gestão de pessoal. Administra recursos financeiros, estoque e processo de compra. Utiliza sistemas informatizados no gerenciamento das atividades. Elabora relatório. Pode prestar consultoria em temas referentes a serviços de hospedagem. Cumpre legislação, normas técnicas, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de proteção contra incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (5/8)
Habilidade (5/8)
Atitude (5/8)
Perfil Ocupacional (5/8)
Planeja as atividades de gerenciamento de pensão (ou de outra unidade de hospedagem similar), verificando diretrizes e metas estabelecidas pelo proprietário ou por responsável pela direção do empreendimento.

Promove projetos de “marketing”, para identificação de oportunidades no mercado, divulgação do empreendimento, e definição de estratégias para atração e conquista de hóspedes. Estuda as tendências do setor de hospedagem.

Analisa os tipos de hóspedes atendidos de modo preponderante - jovens viajantes que praticam atividades de turismo de aventura, idosos que buscam acomodações acessíveis, entre outros -, para oferecer os serviços adequados, com respeito às suas diferenças. Ajusta preços de acordo com mercado e com demanda sazonal. Estuda concorrentes, verificando perfil de hóspedes e preços da hospedagem.

Coordena as diversas áreas do empreendimento de hospedagem, definindo o padrão de serviços e a prioridade na execução de atividades. Participa na elaboração de normas e procedimentos referentes às atividades e à biossegurança na área de hospedagem.

Define políticas de atendimento a clientes. Coordena as atividades diárias.

Supervisiona os processos de reservas e de prestação de informações sobre os serviços prestados.

Monitora os diversos serviços da equipe de recepção, tais como atribuição de acomodação – como quarto, chalé ou bangalô - e realização de registros de entrada e de saída dos hóspedes.

Estuda as opções de alimentação durante estadia de hóspede, podendo oferecer almoço e jantar, além do café da manhã. Fiscaliza a preparação das refeições.

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas.

Presta atendimento aos hóspedes, esclarecendo dúvidas e resolvendo problemas.

Pode promover venda de produtos e serviços – como itens de artesanato local e passeios de turismo sustentável -, por meio de parcerias com profissionais autônomos ou empresas.

Recebe, analisa e responde às sugestões e às reclamações de hóspedes, para correção e aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados. Controla quantidade de locais de acomodação ocupados e disponíveis, implantando estratégias para otimizar a taxa de ocupação.

Controla os serviços de limpeza e de conservação das diversas áreas do hotel. Verifica a organização de mobiliário de cada ambiente. Faz a gestão dos serviços de segurança do empreendimento.

Programa e coordena a execução de serviços de manutenção predial e de equipamentos. Propõe reformas nas instalações.

Administra estoque, verificando a disponibilidade e a qualidade de itens. Supervisiona o estoque de alimentos e bebidas, controlando as condições de armazenamento e os prazos de validade.

Gerencia o processo de compras, para reposição de estoques. Negocia, com fornecedores, preços, prazos de entrega e condições de pagamento. Coordena a logística para recebimento dos itens.

Faz gestão de pessoal, identificando necessidade de contratação. Avalia desempenho das equipes e promove programas de treinamento profissional. Inspeciona a apresentação pessoal de cada membro de equipe, providenciando a reposição de uniformes. Resolve conflitos entre membros da equipe.

Administra recursos financeiros, acompanhando execução orçamentária, controlando receitas e despesas, monitorando custos, e avaliando a margem de lucro. Propõe investimentos.

Utiliza sistemas informatizados – como “software” de gestão de estoque – no gerenciamento das atividades. Pode implantar inovações tecnológicas para melhoria dos serviços de hospedagem.

Supervisiona a organização de arquivos - físico e eletrônico - dos documentos do empreendimento e da equipe de trabalho. Atende agentes de fiscalização.

Elabora relatórios, comparando os resultados obtidos com as metas.

Pode prestar consultoria em temas referentes a serviços de hospedagem.

Controla a reutilização de sobra de materiais e o descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO, PUBLICIDADE E MARKETING 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA CRM (CUSTOMER RELATION MANAGEMENT) 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS 3 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE NEGÓCIOS HOTELEIROS 3 5 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM BEBIDAS E ALIMENTAÇÃO: ABERTURA E GESTÃO DE NEGÓCIOS, RESPONSABILIDADE CIVIL, CRIMINAL, TRABALHISTA E TRIBUTÁRIA 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - DIREITOS DO CONSUMIDOR 4 5 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE DESIGN DE INTERIORES, DECORAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO PARA MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO EMPRESARIAL 3 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 2 3 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 2 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE SUPRIMENTOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE FINANÇAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE LOGÍSTICA PARA OS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM EM PENSÃO OU EMPREENDIMENTO SIMILAR 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM EM PENSÃO OU EMPREENDIMENTO SIMILAR 4 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE PREÇOS DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 3 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE PESSOAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NORMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA À ÁREA DE HOSPEDAGEM 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - FLUXOS OPERACIONAIS DE GOVERNANÇA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - FLUXOS OPERACIONAIS DE RESERVA E RECEPÇÃO 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - GESTÃO DE EVENTOS E LAZER EM MEIOS DE HOSPEDAGEM: FERRAMENTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS, ORÇAMENTOS E ORDENS DE SERVIÇO, FUNÇÕES DOS SETORES DE EVENTOS E LAZER 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - GESTÃO DE FACILITIES EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - GESTÃO DE HOSPEDAGEM E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - HISTÓRICO E ATUALIDADE DO MERCADO DE HOTELARIA E HOSPEDAGEM NO BRASIL E NO MUNDO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - INOVAÇÕES NA GESTÃO OPERACIONAL EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - MARKETING HOTELEIRO: MARKETING PARA EMPREENDIMENTOS DE HOSPEDAGEM, ANÁLISE DO AMBIENTE COMPETITIVO, SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO, OUTROS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DO SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - PROMOÇÃO DE VENDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS EM PENSÃO OU EMPREENDIMENTO SIMILAR 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM: GOVERNANÇA, ARRUMAÇÃO, ROUPARIA, RESTAURANTE, MANUTENÇÃO, INFORMÁTICA, OUTROS 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS NO SETOR DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE ESTABELECIMENTOS DE HOSPEDAGEM 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS SANITÁRIAS APLICADAS AOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM EM PENSÃO OU EMPREENDIMENTO SIMILAR 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS APLICADAS AOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM EM PENSÃO OU EMPREENDIMENTO SIMILAR 4 5 5
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE TURISMO PARA SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM EM PENSÃO OU EMPREENDIMENTO SIMILAR 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE EVENTOS E LAZER: REQUISITOS DO HÓSPEDE, SAZONALIDADE, OUTROS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE NEGÓCIOS: REQUISITOS DO HÓSPEDE, SAZONALIDADE, OUTROS 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 1 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • administrar pessoal;
  • executar rotinas administrativas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar compras;
  • promover reuniões da equipe;
  • supervisionar atividades de recreação e lazer;
  • avaliar produtos e serviços adquiridos;
  • negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
  • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
  • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
  • participar na elaboração de planos de emergência;
  • propor reformas de instalações;
  • acompanhar fluxo de caixa;
  • assumir responsabilidade;
  • avaliar necessidade treinamento;
  • avaliar relatórios de desempenho;
  • definir parcerias com outras empresas;
  • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
  • elaborar cardápio;
  • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
  • definir critérios de seleção de pessoal;
  • controlar documentação;
  • participar na elaboração do plano estratégico;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • elaborar orçamento;
  • administrar andamento de questões trabalhistas;
  • coordenar logística para recebimento de produtos;
  • definir fornecedores;
  • supervisionar serviços de reservas;
  • demonstrar senso de organização;
  • viabilizar treinamento;
  • demonstrar fluência verbal;
  • definir prioridades de execução dos serviços;
  • tomar decisões;
  • supervisionar preparação de receitas;
  • degustar alimentos e bebidas;
  • atender auditorias;
  • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
  • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
  • participar na definição da política financeira da empresa;
  • definir políticas de atendimento a clientes;
  • demonstrar dinamismo;
  • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
  • controlar qualidade dos serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir critérios de avaliação dos serviços;
  • definir equipes de trabalho;
  • montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos;
  • definir benefícios aos funcionários;
  • avaliar relatórios de atividades financeiras;
  • controlar desperdícios;
  • participar da elaboração de normas e procedimentos;
  • liderar equipes;
  • definir produtos, serviços e preços;
  • supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática;
  • montar cadastro de fornecedores;
  • criar planos de incentivo;
  • acompanhar aplicações financeiras;
  • analisar previsões de mercado;
  • pesquisar novas receitas;
  • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
  • controlar estoque do almoxarifado;
  • controlar inventários;
  • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
  • supervisionar serviços de eventos;
  • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
  • administrar conflitos;
  • controlar reposição de uniformes;
  • alocar recursos;
  • motivar equipes;
  • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
  • tratar sugestões e reclamações de clientes;
  • coordenar execução de obras;
  • elaborar carta de bebidas;
  • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • participar da promoção de ações sociais;
  • atender fiscalizações;
  • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
  • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
  • supervisionar serviços de recepção;
  • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
  • monitorar treinamento de funcionários;
  • relacionar-se com a mídia;
  • atender fornecedores;
  • propor investimentos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • autorizar compras;
  • participar na avaliação da política de marketing;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-20

CBO 1415-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de pensão que pertence ao grupo dos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos e salários CBO 1415-20 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 141520 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1415-20 Gerente de Albergue Brasil 43h 117
1415-20 Proprietário de Pensão - Empregador Brasil 43h 117
1415-20 Dono de Pensão - Conta Própria Brasil 43h 117
1415-20 Gerente de Pensão Brasil 43h 117
1415-20 Dono de Pensão - Empregador Brasil 43h 117
1415-20 Sócio Proprietário de Pensão - Conta Própria Brasil 43h 117
1415-20 Sócio Proprietário de Pensão Brasil 43h 117
1415-20 Gerente de Pensionato Brasil 43h 117
1415-20 Estalageiro Brasil 43h 117
1415-20 Proprietário de Pensão - Conta Própria Brasil 43h 117

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial