CBO 1313-20 - Gerente de serviços educacionais da área pública

Entenda o que fazem os diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de serviços educacionais da área pública e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de serviços educacionais da área pública

Planeja, organiza e controla os recursos essenciais para o funcionamento da unidade escolar pública, providenciando as condições necessárias à realização dos processos educacionais. Administra recursos materiais. Controla processos de organização e limpeza de ambientes. Monitora serviços de manutenção predial e de equipamentos. Supervisiona a operacionalização das decisões relativas ao quadro de pessoal. Faz a gestão de recursos financeiros, acompanhando a execução orçamentária. Providencia a disponibilidade de sistemas informatizados para gestão escolar e de ferramentas digitais para área educacional. Supervisiona serviços de secretaria escolar. Avalia a qualidade dos processos e o alcance das metas relacionadas à sua área de atuação. Participa do Conselho Escolar. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Prepara-se para participar do planejamento de atividades, realizando estudos com informações socioeconômicas, políticas e culturais da região onde a unidade escolar se localiza. Analisa novas leis e normas relacionadas à área de administração escolar.

Participa no planejamento da unidade escolar, analisando metas, aprovadas pelo diretor, relacionadas à área administrativa e examinando o impacto das metas educacionais no trabalho da administração escolar.

Contribui com criação de um ambiente educativo de respeito às diferenças, acolhedor e positivo, para promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e do bem-estar dos estudantes. Busca criar estrutura de condições materiais e estruturais adequadas ao trabalho pedagógico, tais como materiais apropriados ao projeto formativo, equipamentos atualizados e com boas condições de funcionamento, espaços apropriados às práticas pedagógicas, entre outras.

Coordena atividades administrativas, supervisionando onde e como os recursos são aplicados, para garantir que as atividades planejadas sejam executadas. Monitora o cumprimento dos horários e das normas de funcionamento da unidade escolar, comunicando desvios à diretoria.

Supervisiona os serviços de secretaria, verificando a realização de registros escolares e a expedição de documentos. Controla a organização e a preservação de arquivos físico e eletrônico de registros e documentos.

Coordena ações de controle de recursos materiais. Providencia a disponibilização de materiais e equipamentos de informática para as diferentes equipes da escola e para distribuição aos estudantes, seguindo as normas vigentes.

Supervisiona processos de organização, limpeza e conservação das instalações físicas. Providencia serviços de manutenção predial e de equipamentos.

Controla o cumprimento de especificações, prazos e horários previstos em contratos de fornecimento de alimentação escolar, de transporte escolar e demais serviços prestados à escola.

Administra recursos humanos, supervisionando a operacionalização das decisões da diretoria - tais como controle de frequência, mobilização de recursos para realização de programas de aperfeiçoamento profissional, entre outras - relativas ao quadro de pessoal. Conduz avaliação de desempenho das equipes da área administrativa.

Atua na gestão de recursos financeiros, participando na elaboração do orçamento. Mantém dados e cadastros da escola devidamente atualizados junto aos órgãos oficiais para recebimento de recursos financeiros. Monitora a execução orçamentária. Elabora relatórios financeiros e de prestação de contas.

Utiliza sistemas informatizados e aplicativos no registro e no controle de uso dos recursos e na prestação de contas.

Comunica ao diretor a necessidade de aquisição de novos serviços, materiais e bens – tais como ferramentas digitais selecionadas pela equipe técnico-pedagógica -, para atender às necessidades das ações e dos projetos da escola, fornecendo dados para elaboração de requisição aos canais competentes.

Analisa indicadores de desempenho para avaliar a qualidade dos processos utilizados nas atividades executadas e o alcance das metas relacionadas à sua área de atuação, tomando medidas corretivas, quando necessário.

Promove eventos – como formaturas, atividades artístico-culturais, entre outras -, de forma articulada com equipes técnico-pedagógicas e sob supervisão do diretor.

Providencia serviços - de transporte, alimentação, dentre outros - para realização de diferentes tipos de atividade extraclasse, previamente autorizadas e previstas no calendário escolar.

Mantém relações de cooperação e parceria com instituições comunitárias, tais como conselhos de segurança e unidades de saúde. Participa do Conselho Escolar.

Zela pelas condições de segurança para o patrimônio e para as pessoas que estudam e trabalham na escola. Atua, com o apoio da diretoria, para montar estrutura de acolhimento e de proteção às crianças e aos adolescentes, durante o período de sua permanência na unidade escolar.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE EDUCACIONAL PARA TEORIA E PRÁTICA 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE ESPECÍFICO PARA GESTÃO ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO APLICADAS À ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES DE TRABALHO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL E DE EQUIPAMENTOS NA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROCESSOS E DE RESULTADOS DA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA 3 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PLANEJAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PROCESSOS DE AQUISIÇÃO, ARMAZENAGEM E CONTROLE DE RECURSOS MATERIAIS PARA A UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE INSTALAÇÕES FÍSICAS DA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SECRETARIA ESCOLAR: ATENDIMENTO AO ALUNO, REGISTROS ESCOLARES, EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS, ARQUIVOS, OUTROS ASPECTOS 3 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SUPERVISÃO DE CONTRATOS DE FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO E DE TRANSPORTE ESCOLAR 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO) SISTEMA EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) CONCEITOS E FORMAS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA ESCOLA: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO FINANCEIRA EM EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ÓRGÃOS COLEGIADOS DA ESCOLA 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO FINANCEIRO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS E DE SAÚDE ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) SEGURANÇA ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO RURAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E ARTES 3 4 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) PROCESSOS EDUCACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA E DIREITOS HUMANOS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 3 4 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 4 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 2 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 2 3 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • interagir com a comunidade e setor público;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades pedagógicas;
  • avaliar atividades educacionais;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • coordenar atividades administrativas;
  • gerir recursos financeiros;
  • planejar atividades educacionais;
  • organizar horários de cursos;
  • definir projetos prioritários;
  • participar da elaboração de propostas pedagógicas;
  • participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino;
  • acompanhar execução de orçamentos;
  • participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino;
  • aplicar normas disciplinares;
  • avaliar disponibilidade de recursos materiais;
  • participar na elaboração do orçamento;
  • supervisionar equipes técnico-pedagógicas;
  • organizar calendário escolar;
  • estabelecer metas de matrículas;
  • decidir sobre realocação de pessoal;
  • trabalhar com comprometimento;
  • monitorar desempenho de professores;
  • propor novas atividades de ensino;
  • estabelecer metas financeiras;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • propor serviços educacionais;
  • efetivar ações complementares de ensino;
  • evidenciar empatia;
  • alocar recursos audiovisuais e equipamentos;
  • efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
  • analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência;
  • avaliar desenvolvimento profissional do professor;
  • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  • controlar assiduidade e pontualidade de professores;
  • alocar professores;
  • evidenciar comunicabilidade;
  • definir grade curricular;
  • definir indicadores de avaliação;
  • alocar recursos físicos;
  • exercer liderança;
  • acompanhar cumprimento do programa educacional;
  • agir com flexibilidade;
  • agir com paciência;
  • avaliar disponibilidade de docentes;
  • adequar cursos a legislação vigente;
  • organizar atividades de extensão com a comunidade;
  • integrar ações pedagógico-administrativas;
  • estabelecer sistema de qualidade;
  • manter estabilidade emocional;
  • realizar prestação de contas;
  • supervisionar registros escolares;
  • supervisionar processo de admissão de alunos;
  • elaborar planos de contingência;
  • coordenar reuniões com corpo docente;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-20

CBO 1313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de serviços educacionais da área pública que pertence ao grupo dos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Cargos e salários CBO 1313-20 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 131320 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1313-20 Gerente de Serviços Educacionais da Área Publica Brasil 35h 81

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial