CBO 1227-05 - Diretor comercial em operações de intermediação financeira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Diretor comercial em operações de intermediação financeira CBO 1227-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de operações de intermediação financeira em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Desenvolve produtos e serviços financeiros de acordo com os segmentos de atuação, fornecendo subsídios para sua comercialização Aprova operações financeiras mediante avaliação das propostas, monitorando seu desempenho e criando instrumentos de mensuração de riscos Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações.
CBO 1227-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor comercial em operações de intermediação financeira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1227-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1227-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
- Diretores de produção e operações.
- Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
O que faz um Diretor comercial em operações de intermediação financeira
O Diretor comercial em operações de intermediação financeira CBO 1227-05 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de empresas do setor de intermediação financeira, de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Define políticas de alçadas e estabelece regras de segregação de funções.
Define segmentos de mercado, necessidades de novos produtos e campanhas de incentivo à sua comercialização.
Determina características de garantias contratuais Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão Manifesta-se em decisões macroeconômicas e sobre políticas de créditos e investimentos, apresentando propostas ao comitê.
Participa da análise de dossiê de clientes e homologa novos produtos e rotinas operacionais e comerciais.
Manifesta-se sobre informações de movimentações suspeitas ou que envolvam ocultação de bens, direitos e valores Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Monitora operacionalização e desempenho de produtos e serviços.
Controla qualidade e evolução do portfólio de crédito, apontando deficiências e corrigindo desvios Monitora tramitação de dossiê de cliente Acompanha fidelização de clientes e avaliação do atendimento prestado.
Avalia rentabilidade das operações de crédito e da captação de recursos no mercado financeiro e interbancário Analisa relatórios de tendências, situação política interna e externa e mercado financeiro nacional e internacional Estabelece metas e estratégias de atuação em segmentos específicos.
Define diretrizes de segurança e de controle de riscos Identifica mercados potenciais para instalação de agências e pontos de atendimento e comercialização de produtos e serviços financeiros.
Dimensiona equipes, planeja sua preparação e as campanhas de incentivo à força de trabalho Estabelece ponto de retorno e linhas para financiamentos de importação e exportação Desenvolve estratégias de aumento de base de clientes e identifica necessidades de campanhas para captação de recursos.
Desenvolve produtos e serviços financeiros de acordo com os segmentos de mercado, promovendo melhoria contínua no portfólio ofertado Avalia concorrentes, fornecedores, ramos de atividades e qualidade dos ativos dos clientes, promovendo, se necessário, adequação das operações Analisa relatórios de inspeção e capacidade de pagamento.
Avalia propostas de crédito, riscos das operações e estipula garantias Submete propostas de crédito a instâncias superiores Treina e orienta equipes, avaliando seu desempenho.
Assessora gerentes no relacionamento com clientes e entrevista candidatos a postos de gerência Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Divulga metas, estratégias, políticas e procedimentos Anuncia decisões dos comitês e aprovação de operações financeiras.
Conduz reuniões, visita clientes e consulta meios de comunicação Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição Classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1227-05 deve comunicar-se, assegurar conformidade da instituição frente a normas, aprovar operações financeiras, participar de comitês de decisão, demonstrar competências pessoais, dirigir equipes, estabelecer estratégias operacionais, definir políticas e diretrizes, desenvolver produtos e serviços, controlar operações financeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1227-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor comercial em operações de intermediação financeira CBO 1227-05
Um Diretor comercial em operações de intermediação financeira (ou sinônimo) deve estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, corrigir desvios, adequar operações às necessidades dos clientes, acompanhar fidelização de clientes, divulgar aprovação de operações financeiras, avaliar riscos das operações, definir necessidades de novos produtos, avaliar propostas de crédito, determinar público alvo, monitorar operacionalização de produtos e serviços, controlar tramitação de dossiê de cliente, homologar rotinas operacionais, analisar relatórios de tendências, identificar conflitos de interesses, demonstrar agilidade, divulgar decisões dos comitês, planejar campanhas de incentivo para as equipes, tomar decisões, decidir tipos de garantias, demonstrar segurança, visitar clientes, estabelecer regras de segregação de funções, analisar situação política, interna e externa, antecipar-se às tendências de mercado, demonstrar transparência nas ações, preparar relatórios, apontar deficiências, homologar novos produtos, participar de seminários e eventos, avaliar relatórios de inspeção de clientes, demonstrar poder de persuasão, participar da análise de dossiê de clientes, transferir pessoal, programar preparação da equipe, estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação, exercer liderança, adaptar-se a situações adversas, representar a instituição em fóruns, definir campanhas de incentivo a produção, monitorar implantação de mecanismos de controle, demonstrar disciplina, avaliar qualidade dos ativos de clientes, dispensar gerentes, identificar segmentos de mercado, ministrar palestras, definir características de garantias contratuais, identificar necessidades de campanhas para captação de recursos, avaliar rentabilidade da captação de recursos, apresentar propostas ao comitê de crédito, avaliar rentabilidade das operações de crédito, estabelecer estratégias de atuação - atacado e varejo, monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito, demonstrar habilidade interpessoal, dimensionar equipes para atendimento, treinar equipes, criar intrumentos de avaliação de riscos, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas, classificar níveis de riscos, definir segmentos de mercado, divulgar metas, avaliar concorrentes e fornecedores de clientes, monitorar desempenho de produtos e serviços, consultar meios de comunicação, identificar mercados potenciais para instalação de agências, fixar metas, cumprir normas e legislação, avaliar capacidade de pagamento de clientes, opinar em decisões macroeconômicas - taxas, tendências, analisar mercado financeiro nacional e internacional, identificar situações adversas a instituição, demonstrar criatividade, conduzir reuniões, promover pessoal, demonstrar habilidade de negociação, conceder bonificações, identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços, demonstrar fluência verbal, identificar principais áreas de risco, demonstrar comprometimento, entrevistar candidatos a gerência, assessorar gerentes no relacionamento com clientes, submeter propostas de crédito a instâncias superiores, orientar equipes, avaliar desempenho, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, avaliar ramos de atividades de clientes, acompanhar avaliação de atendimento, definir políticas de alçadas para agências, desenvolver estratégias de aumento de base de clientes, estabelecer ponto de retorno, demonstrar sensibilidade a riscos.