CBO 1223-05 - Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de obras em empresa de construção

O profissional no cargo de Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05 dirige as operações executadas em empresas de construção de edifícios (como os residenciais, comerciais e industriais) e de obras de infraestrutura (pontes, túneis, ferrovias, entre outras), considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração, além de estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em todas as etapas dos processos de construção, planejando atividades técnicas, definindo processos de construção, monitorando atividades, e controlando qualidade.

Prospecta oportunidades de novos negócios, analisa a viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos, e supervisiona contratos de obras Gerencia o atendimento pós-venda Administra e supervisiona equipes.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 1223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de obras em empresa de construção que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações de obras pública e civil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de obras em empresa de construção CBO 1223-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1223-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores de operações de obras em empresa de construção.
      • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).

O que faz um Diretor de operações de obras pública e civil

O Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de construção de edifícios e de obras de infraestrutura, realizando análise de mercado e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de construção e a lucratividade prevista nas operações.

Planeja atividades técnicas, definindo critérios para elaboração de projetos executivos, de memorial descritivo, de orçamentos de execução de obras e de cronogramas físico-financeiros.

Aprova organograma de obras e indica seus responsáveis Define tecnologias de construção, analisando legislação, impacto ambiental e experiências anteriores.

Avalia temas de desafios tecnológicos inerentes às grandes obras de edificações, de complexidade e uso de alta tecnologia na engenharia civil de ferrovias e metrovias, do estado da arte em métodos construtivos de superestrutura de pontes e viadutos, entre outros Pesquisa novos produtos e fornecedores.

Define processos de construção - inclusive do tipo fora do local de construção, ou seja, do canteiro de obras (“off-site”) -, que segue tendências pelo uso de estruturas pré-fabricadas.

Desenvolve e acompanha implantação de novas tecnologias, produtos e materiais Promove a utilização de novas ferramentas tecnológicas para levantamentos de campo - como “softwares” interativos para apresentar mapas, “drone” para produzir fotografias aéreas, dentre outras -, de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e de BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).

Promove programas de qualidade e de produtividade.

Prospecta oportunidades de novos negócios, estabelecendo contatos com clientes e formando parcerias Seleciona editais para participação em licitações e realiza estudos técnicos preliminares Avalia a influência da conjuntura econômica nos negócios.

Analisa a viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos de obras de construção, analisando projetos, custos, propostas técnicas e comerciais Supervisiona contratos de obras, gerenciando o relacionamento entre empresa e clientes e o equilíbrio econômico e financeiro de cada contrato Inspeciona obras, acompanha cronograma físico e financeiro, e controla indicadores de resultados.

Negocia subcontratações e aquisições estratégicas Reavalia planejamento de obras e aprova termos aditivos contratuais.

Gerencia o atendimento pós-venda, determinando os procedimentos para essa atividade e participando da definição de critérios para avaliação da satisfação do cliente Levanta informações subsidiárias para aprimorar tecnologias em uso Com relação às ocorrências de garantia, determina medidas preventivas, realiza seu monitoramento, e conduz a análise de seus custos.

Administra a força de trabalho, participando na definição de políticas de pessoal e estabelecendo diretrizes de segurança e medicina do trabalho Supervisiona equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e promovendo programas de qualificação Reúne-se com os gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades.

Expõe resultados do monitoramento de indicadores estatísticos da empresa Dissemina cultura de preservação ambiental nas obras Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas.

Participa de feiras, cursos e congressos, para acompanhar a implantação de novas tecnologias, de novos produtos e de novos materiais na área de construção Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Relaciona-se com entidades de classe Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1223-05 deve analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos, demonstrar competências pessoais, participar do planejamento estratégico da empresa, definir tecnologias de construção, desenvolver negócios, planejar atividades técnicas, gerenciar atendimento pós venda, administrar recursos humanos, supervisionar contratos de obras.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1223-05

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.

Atividades exercidas por um Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05

Um Diretor de operações de obras pública e civil (ou sinônimo) deve definir critérios para elaboração de projetos executivos, realocar equipes de trabalho, estabelecer contatos com clientes, analisar contratos, elaborar relatórios para diretoria, analisar custos, definir nível de autonomia das gerências, implementar políticas de recursos humanos, reavaliar planejamento de obras, analisar legislação pertinente, relacionar-se com entidades de classes, indicar responsáveis por obras, manter-se atualizado, determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia, gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias, demonstrar capacidade de influenciar pessoas, avaliar o grau de satisfação do cliente, acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos, gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos, analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios, acompanhar custos de obras, definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro, demonstrar versatilidade, pesquisar novos produtos e fornecedores, promover programas de qualidade e produtividade, analisar mercado, formar parcerias, demonstrar espírito empreendedor, gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, monitorar indicadores estatísticos da empresa, selecionar editais de licitações, analisar projetos, demonstrar capacidade de liderança, determinar procedimentos para atendimento pós venda, aprovar propostas técnicas, definir metas de qualificação da equipe de trabalho, participar de feiras, cursos e congressos, levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso, demonstrar capacidade de comunicação, monitorar ocorrências de garantia, demonstrar iniciativa, realizar estudos técnicos preliminares, propor metas, analisar experiências anteriores, demonstrar capacidade de adaptabilidade, participar da formulação da política de recursos humanos, definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho, realizar inspeções às obras, aprovar propostas comerciais, demonstrar criatividade, participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente, propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes, acompanhar cronograma físico-financeiro, analisar custos das ocorrências de garantia, gerenciar relacionamento empresa-clientes privados, definir critérios de elaboração de memorial descritivo, demonstrar capacidade de relacionamento, supervisionar equipe de trabalho, demonstrar capacidade de negociação, negociar sub-contratações estratégicas, analisar relatórios gerenciais, definir processos de construção, avaliar tecnicamente a concorrência, definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras, aprovar promoções de funcionários, analisar impacto ambiental, negociar aquisições estratégicas, controlar indicadores de resultados, prospectar oportunidades de negócios, aprovar organograma de obras, desenvolver novas tecnologias e produtos, aprovar termos aditivos contratuais.

Cargos e salários CBO 1223-05 - Diretores de operações de obras em empresa de construção

Salário Superintendente de Contratos de Operações de Obras Pública e Civil

Superintendente de Contratos de Operações de Obras Pública e Civil: Brasil

  • 323
  • Brasil
  • 15.035 - 47.292
  • 42h
O profissional no cargo de Superintendente de Contratos de Operações de Obras Pública e Civil CBO 1223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 15.035 e 47.292 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1223-05.
Salário Diretor de Operações de Obras Publica e Civil

Diretor de Operações de Obras Publica e Civil: Brasil

  • 323
  • Brasil
  • 15.035 - 47.292
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Operações de Obras Publica e Civil CBO 1223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 15.035 e 47.292 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1223-05.
Salário Diretor de Contratos de Obras Pública e Civil

Diretor de Contratos de Obras Pública e Civil: Brasil

  • 323
  • Brasil
  • 15.035 - 47.292
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Contratos de Obras Pública e Civil CBO 1223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 15.035 e 47.292 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1223-05.
Salário Diretor de Obras Pública e Civil

Diretor de Obras Pública e Civil: Brasil

  • 323
  • Brasil
  • 15.035 - 47.292
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Obras Pública e Civil CBO 1223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 15.035 e 47.292 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1223-05.
Salário Diretor de Produção de Obras Pública e Civil

Diretor de Produção de Obras Pública e Civil: Brasil

  • 323
  • Brasil
  • 15.035 - 47.292
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Produção de Obras Pública e Civil CBO 1223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 15.035 e 47.292 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1223-05.