CBO 1221-05 - Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária CBO 1221-05 dirige as atividades de produção em empresas do setor da agropecuária, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração, estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico, disponibilidade de recursos, e condições adequadas na implantação das atividades para maximizar efetividade e lucratividade nas operações Define cronogramas de plantio, verifica tratos culturais, e controla colheita.
Aprimora práticas de reprodução, alimentação, prevenção e tratamento de doenças do rebanho Coordena comercialização dos produtos Estabelece política de desenvolvimento de pessoal.
Controla recursos materiais e financeiros Promove a utilização de novas tecnologias Adota práticas ecologicamente corretas.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal CBO 1221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1221-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
O Diretor de produção e operações em empresa agropecuária CBO 1221-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando políticas econômicas e mercado de comodities nacionais e internacionais Avalia a concorrência e estuda o comportamento do consumidor de produtos agropecuários.
Analisa a viabilidade econômica dos produtos.
Participa de reuniões com a direção geral da empresa do setor da agropecuária para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico da empresa, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de produção e a lucratividade prevista nas operações Presta as informações sobre o planejamento estratégico para gerentes e supervisores de produção, definindo, em conjunto, as estratégias operacionais.
Define tipo e quantidades de culturas a serem cultivadas e dos rebanhos a serem criados, para atingir as metas de produção previamente definidas Administra informações meteorológicas e de mudanças climáticas que afetam a produção agropecuária.
Define condições de crescimento – em ambientes naturais ou com o uso de estufas, hidroponia ou outra técnica de cultivo vegetal, cronogramas de plantio e cuidados em agricultura.
Monitora atividades agrícolas – tais como irrigação, controle de pragas e doenças, e colheita – e pecuárias – ordenha, criação, classificação, entre outras -, para garantir o cumprimento de regulamentos e normas nacionais e internacionais Promove a melhoria contínua do processo produtivo agropecuário.
Impulsiona a melhoria constante do rebanho, aplicando conhecimentos de genética e biotecnologia, por meio do aprimoramento das práticas de reprodução, alimentação, prevenção e tratamento de doenças emergentes e reemergentes.
Aprimora processos de análise de solo, para realizar a melhor escolha de fertilizantes Determina a alocação de recursos para responder a situações imprevistas e para promover a gestão da manutenção do empreendimento agropecuário Desenvolve alternativas de produção e investimento para viabilizar estratégias comerciais em agropecuária.
Promove a utilização de tecnologias digitais em processos da agropecuária Busca certificação de produtos e processos produtivos Avalia desempenho da produção agropecuária, controlando a evolução quantitativa e avaliando a qualidade da produção.
Colabora em negociações de compras e vendas estratégicas para a empresa Auxilia na obtenção de financiamento para compra de máquinas, terras, insumos e rebanhos.
Participa da elaboração de programas estratégicos e de desenvolvimento relacionados à força de trabalho Administra recursos materiais e financeiros da empresa agropecuária, autorizando requisição de compras e controlando a alocação dos recursos Acompanha a execução de investimentos.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades Pode interagir com o conselho de administração ou órgão superior e com os acionistas, para prestar esclarecimentos sobre as atividades e os resultados alcançados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa.
Participa de órgãos de classe e de discussões de normas técnicas, legais e ambientais Avalia novas tecnologias de produção e promove a pesquisa de novos produtos e mercados Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.
Promove o cumprimento de normas ambientais Adota práticas ecologicamente corretas - como a introdução de plantas repelentes de pragas nos campos agrícolas - em substituição aos inseticidas químicos Estimula integração entre lavoura, pecuária e floresta para permitir recuperação de áreas degradadas, pastagens enfraquecidas e solos empobrecidos Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho em atividades agropecuárias.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1221-05 deve demonstrar competências pessoais, traçar estratégias comerciais, estabelecer planejamento estratégico, promover pesquisa e desenvolvimento, avaliar desempenho da produção, definir políticas de gestão da empresa, participar de negociações, administrar os recursos da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1221-05
Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.
Atividades exercidas por um Diretor de produção e operações em empresa agropecuária CBO 1221-05
Um Diretor de produção e operações em empresa agropecuária (ou sinônimo) deve definir programas de investimento, controlar execução dos investimentos, negociar junto às entidades de classe, pesquisar novos produtos e mercados, desenvolver canais de comercialização, representar legalmente a empresa, promover parcerias, aumentar rentabilidade, autorizar necessidade de compras, definir programas de integração, internos e externos, buscar certificação de produtos e processos produtivos, estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos, decidir estratégias de suprimentos e vendas, planejar políticas fiscais e tributárias, promover políticas internas de novas idéias e sugestões, definir prêmios e incentivos aos funcionários, participar da elaboração da política financeira, definir indicadores de mercado, cultivar visão holística, evidenciar comprometimento profissional, estudar o comportamento do mercado consumidor, decidir prêmios e incentivos aos funcionários, demonstrar disciplina, demonstrar criatividade, demonstrar persistência, elaborar critérios de otimização da produção, definir critérios de investimento, demonstrar objetividade, evidenciar organização, promover negociações com as hierarquias da empresa, demonstrar senso político, negociar compras e vendas, definir estratégias operacionais, dimensionar a relação custo - benefício das compras, participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais, promover o cumprimento das normas ambientais, avaliar os resultados contábeis da empresa, buscar alternativas de produção e investimento, demonstrar responsabilidade, raciocinar estrategicamente, participar da elaboração de campanhas publicitárias, definir metas e alternativas de produção, estabelecer programas de relacionamento com a comunidade, participar das políticas de definição de horários de trabalho, avaliar qualidade da produção, participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias, participar de eventos técnicos, pesquisar metodologias de gestão, evidenciar ética profissional, desenvolver capacidade de delegar, atender a legislação vigente, evidenciar liderança, definir a estrutura organizacional da empresa, analisar informações da empresa e do mercado, avaliar cronogramas de produção, definir auditorias, definir objetivos de produtividade e rentabilidade, demonstrar autoridade, participar da elaboração de contratos, participar da elaboração de programas de pós-venda, controlar investimentos, analisar viabilidade econômica dos produtos, acompanhar alocação dos recursos, resolver problemas emergenciais, avaliar novas tecnologias, controlar a evolução da produção, avaliar concorrência, participar da decisão da implementação do orçamento, avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa, aprovar recursos, analisar a execução orçamentária da empresa, acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais, demonstrar iniciativa, definir consultorias, participar de órgãos de classe, desenvolver senso de empreendedorismo, participar da elaboração de programas de recursos humanos, promover a imagem do produto e da marca, administrar informações meteorológicas, desenvolver flexibilidade, promover melhoria contínua do processo produtivo.