CBO 1225-05 - Diretor de produção e operações de alimentação

Entenda o que fazem os diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de produção e operações de alimentação e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de produção e operações de alimentação

O Diretor de produção e operações de alimentação dirige as atividades de empresas prestadoras de serviços de alimentação (como redes de “fast-food”, fornecedoras de refeições coletivas para presídios, entre outras), considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e operacionalizando estratégias, metas e ações estabelecidas no planejamento estratégico. Monitora resultados de ações de “marketing”. Define padrões para produção de alimentos e para operações de alimentação, por meio de atendimento direto a clientes ou distribuição de refeições coletivas. Acompanha desenvolvimento de pessoal. Controla execução orçamentária. Avalia resultados das atividades. Controla qualidade de produtos e serviços. Promove a utilização de sistemas informatizados de gestão. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 1225-05

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa prestadora de serviços de alimentação, acompanhando as tendências de mercado, examinando as mudanças no setor, avaliando a concorrência, estudando as necessidades e as preferências dos clientes, e analisando a viabilidade econômica de projetos.

Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.

Presta as informações sobre o planejamento estratégico para gerentes e supervisores, definindo, em conjunto, as estratégias operacionais de atuação.

Dirige operações de prestação de serviços, contribuindo para a melhoria contínua do desempenho da empresa.

Participa da tomada de decisões na área de “marketing”, atuando na escolha de produtos para divulgação e na seleção de estratégias – inclusive digitais - para promoção de ações. Monitora resultados de pesquisas de mercado, de campanhas mercadológicas e de realização de eventos. Avalia os processos de identificação de potenciais cientes.

Coordena a execução de planos de negócios, ajustando as estratégias de atuação de acordo com as demandas do mercado.

Define parâmetros para funcionamento de cozinhas, aprovando planejamento de conjunto de alimentos, após analisar solicitações de clientes, estabelecendo padrões de organização de insumos (equipamentos, utensílios, entre outros), cobrando qualidade das matérias-primas, e monitorando a salubridade dos alimentos processados. Controla a padronização dos processos e dos produtos. Pode coordenar processo automatizado de produção, aprovando padrões das operações, tais como dosagem, homogeneização e embalagem. Pode alterar relação de produtos, após analisar custos e preço final.

Estabelece padrões para servir refeições, definindo práticas para atendimento a clientes. Controla aplicação de protocolos de higiene.

Decide sobre logística de entrega de refeições coletivas, para estabelecimentos prisionais, redes de unidades escolares, entre outros clientes.

Aprova definição de procedimentos para garantir conservação de alimentos.

Participa na estruturação e no dimensionamento de equipes de trabalho. Acompanha o estabelecimento de critérios para realização de programas de desenvolvimento de pessoal.

Coordena ações de controle de recursos materiais e financeiros. Acompanha a realização do plano de investimentos. Analisa resultados de análise de custos. Monitora a execução orçamentária.

Fixa política de estoques. Aprova resultados de pesquisa e negociação com fornecedores, para celebração de contratos de compras.

Providencia aquisição, implantação e atualização de sistemas informatizados de gerenciamento, tais como gestão empresarial, gestão de serviços de refeições coletivas, entre outros.

Controla qualidade de produtos e serviços, verificando resultados de pesquisa de satisfação do cliente e analisando os indicadores de desempenho. Toma medidas corretivas, quando necessário.

Avalia comportamento dos resultados das atividades, analisando informações sistematizadas e examinando relatórios gerenciais. Verifica margem de lucros. Zela pela imagem da organização.

Estabelece os tipos e a quantidade de auditorias.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades. Pode interagir com o conselho de administração ou órgão superior e com os acionistas, para prestar esclarecimentos sobre as atividades e os resultados alcançados.

Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos e participando de feiras nacionais e internacionais.

Supervisiona o cumprimento de normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
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  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
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  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO EMPRESARIAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA 4 4 4
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  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
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  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA 4

Condições de Trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Comunicar-se;
  • Analisar mercado;
  • Executar planos de negócios;
  • Produzir resultados;
  • Garantir qualidade de produtos e serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Coordenar equipes;
  • Definir planos, políticas e diretrizes;
  • Traçar plano operacional;
  • Definir prioridades;
  • Aprovar campanhas de marketing;
  • Representar empresa em eventos;
  • Visitar parceiros;
  • Receber visitantes;
  • Demonstrar criatividade;
  • Implementar parcerias;
  • Aprovar eventos;
  • Avaliar desempenho de equipes;
  • Atender a franqueados e parceiros;
  • Definir padrões da organização - móveis, uniformes, utensílios etc.;
  • Solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
  • Definir parâmetros para cozinhas;
  • Definir indicadores de desempenho;
  • Comparar condições da concorrência;
  • Definir políticas de manutenção;
  • Demonstrar visão de mercado;
  • Demonstrar liderança;
  • Definir estratégias de marketing;
  • Definir políticas de segurança;
  • Cobrar padronização de produtos e serviços;
  • Alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
  • Conceder entrevistas;
  • Zelar pelo funcionamento da organização;
  • Firmar contratos de seguros;
  • Controlar divulgação de produtos;
  • Avaliar vendas;
  • Demonstrar objetividade;
  • Corrigir desvios;
  • Calcular retorno de investimento;
  • Avaliar comportamento dos resultados;
  • Definir políticas de benefícios para colaboradores;
  • Zelar pela imagem da organização;
  • Demonstrar agilidade;
  • Demonstrar proatividade;
  • Orientar equipes;
  • Fixar metas;
  • Prestar contas a superiores;
  • Estabelecer formas de pagamento;
  • Escolher produtos para promoção;
  • Avaliar desempenho dos parceiros;
  • Acompanhar contratos negociados;
  • Estabelecer parcerias;
  • Contatar fornecedores;
  • Assegurar qualidade da matéria-prima;
  • Gerir custos;
  • Assegurar higiene dos funcionários;
  • Capacitar equipes;
  • Definir tipos e quantidade de auditorias;
  • Gerir recursos materiais e financeiros;
  • Promover funcionários;
  • Programar promoções;
  • Analisar pesquisa de satisfação do cliente;
  • Definir objetivos;
  • Escolher produtos para veiculação;
  • Aprovar orçamentos;
  • Monitorar metas;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Firmar contratos de compras;
  • Demonstrar confiabilidade;
  • Aprovar alterações de padrão;
  • Pesquisar fornecedores;
  • Selecionar equipes;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Definir estratégias de vendas;
  • Acompanhar concorrência;
  • Participar de feiras nacionais e internacionais;
  • Assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
  • Informar-se da situação da organização;
  • Visualizar futuro;
  • Avaliar relatórios;
  • Demonstrar poder de convencimento;
  • Autorizar planejamento de cozinhas;
  • Escolher formas de divulgação;
  • Acompanhar mercado de comodities;
  • Demonstrar fluência em outro idioma;
  • Monitorar indicadores de desempenho;
  • Tomar decisões;
  • Trabalhar em equipe;
  • Definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
  • Assegurar salubridade dos alimentos processados;
  • Premiar desempenho de funcionários;
  • Contratar auditorias;
  • Dispensar gerentes e chefes;
  • Avaliar margem de lucros;
  • Estabelecer preços de produtos e serviços;
  • Definir políticas de qualidade;
  • Autorizar investimento;
  • Negociar com fornecedores, clientes e parceiros;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-05

CBO 1225-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de produção e operações de alimentação que pertence ao grupo dos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação