CBO 1225-05 - Diretor de produção e operações de alimentação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
O profissional no cargo de Diretor de produção e operações de alimentação CBO 1225-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de produção e operações de empresas prestadoras de serviços de alimentação, como as de alimentação corporativa, ou da área de alimentação coletiva, que atendem a vários clientes, redes de “fastfood”, de franquias e de restaurantes, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Realiza pesquisas e análises de mercado visando melhorar resultados e replanejar estratégias.
Garante a qualidade de produtos e serviços oferecidos com base nos resultados da pesquisa de satisfação de clientes e no monitoramento dos processos Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
CBO 1225-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de produção e operações de alimentação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de produção e operações de alimentação
O Diretor de produção e operações de alimentação CBO 1225-05 estabelece planos, políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de produção e operações de empresas prestadoras de serviços de alimentação, de acordo com as orientações do conselho de administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Define políticas de benefícios para colaboradores, de promoções para gerentes e chefes, de manutenção e de segurança.
Define estratégias de marketing e de vendas.
Define políticas de qualidade, indicadores de desempenho e suas metas, estabelecendo os tipos e quantidade de auditorias Define parâmetros para cozinhas e padrões de organização para móveis, uniformes, utensílios etc.
Traça plano operacional em conjunto com gerentes executivos, utilizando-se de sistemas de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Planeja e autoriza investimentos, calculando o retorno destes.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação e acompanhamento do planejamento estratégico Se necessário, realiza ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Executa planos de negócios, pesquisando e contatando fornecedores, negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros, acompanhando os contratos negociados.
Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação, selecionando produtos para promoção e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas Estabelece e implementa parcerias, negocia com parceiros, avaliando o desempenho destes.
Realiza a gestão dos recursos materiais e financeiros e dos custos de produção, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistema de inteligência empresarial Contrata auditorias Produz resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucros, analisando histórico dos resultados, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o conselho de administração ou órgão superior e os acionistas, quando houver Coordena equipes de gestores, selecionando-os, provendo capacitação das equipes e orientando seus membros.
Garante a qualidade de produtos e serviços, solicitando pesquisa de satisfação do cliente e analisando os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização, assegurando a qualidade dos insumos e dos alimentos processados, a higiene dos funcionários, dos utensílios e dos ambientes e a salubridade dos processos Cobra a padronização de produtos e serviços, corrigindo desvios Providencia estudos e análise de mercado, para acompanhar e comparar as condições da concorrência, recomendando o uso de sistemas de inteligência empresarial e de mercado.
Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1225-05 deve coordenar equipes, definir planos, políticas e diretrizes, produzir resultados, executar planos de negócios, demonstrar competências pessoais, traçar plano operacional, garantir qualidade de produtos e serviços, comunicar-se, analisar mercado.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-05
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Diretor de produção e operações de alimentação CBO 1225-05
Um Diretor de produção e operações de alimentação (ou sinônimo) deve representar empresa em eventos, definir estratégias de marketing, definir objetivos, comparar condições da concorrência, aprovar campanhas de marketing, gerir recursos materiais e financeiros, contratar auditorias, escolher formas de divulgação, aprovar eventos, demonstrar proatividade, trabalhar em equipe, tomar decisões, demonstrar agilidade, premiar desempenho de funcionários, monitorar indicadores de desempenho, visitar parceiros, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, avaliar comportamento dos resultados, demonstrar objetividade, definir estratégias de vendas, promover funcionários, demonstrar criatividade, assegurar qualidade da matéria-prima, definir indicadores de desempenho, calcular retorno de investimento, avaliar desempenho de equipes, cobrar padronização de produtos e serviços, receber visitantes, visualizar futuro, dispensar gerentes e chefes, demonstrar dinamismo, demonstrar confiabilidade, demonstrar poder de convencimento, monitorar metas, estabelecer parcerias, definir políticas de benefícios para colaboradores, avaliar vendas, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, orientar equipes, zelar pela imagem da organização, demonstrar liderança, fixar metas, avaliar relatórios, contatar fornecedores, definir parâmetros para cozinhas, corrigir desvios, escolher produtos para promoção, participar de feiras nacionais e internacionais, escolher produtos para veiculação, definir políticas de qualidade, firmar contratos de compras, acompanhar contratos negociados, avaliar desempenho dos parceiros, autorizar planejamento de cozinhas, definir políticas de promoções para gerentes e chefes, conceder entrevistas, definir políticas de segurança, definir prioridades, definir padrões da organização - móveis, uniformes, utensílios etc., assegurar salubridade dos alimentos processados, prestar contas a superiores, definir tipos e quantidade de auditorias, autorizar investimento, firmar contratos de seguros, acompanhar concorrência, pesquisar fornecedores, informar-se da situação da organização, avaliar margem de lucros, demonstrar flexibilidade, assegurar higiene dos funcionários, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, implementar parcerias, selecionar equipes, analisar pesquisa de satisfação do cliente, aprovar alterações de padrão, atender a franqueados e parceiros, demonstrar fluência em outro idioma, estabelecer formas de pagamento, aprovar orçamentos, demonstrar visão de mercado, controlar divulgação de produtos, gerir custos, definir políticas de manutenção, assegurar higiene dos utensílios e do ambiente, programar promoções, estabelecer preços de produtos e serviços, acompanhar mercado de comodities, zelar pelo funcionamento da organização, capacitar equipes.