CBO 1225-05 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1225-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos diretores de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
      • Diretores de produção e operações.
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.

Descrição dos cargos da categoria Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-05 dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Condições de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Funções dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-05

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • coordenar equipes;
  • executar planos de negócios;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • analisar mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • produzir resultados;
  • traçar plano operacional;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • Atividades dos cargos CBO 1225-05

    Entre as principais atribuições dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-05 estão as de:

    • avaliar margem de lucros;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • definir objetivos;
    • escolher produtos para veiculação;
    • receber visitantes;
    • definir estratégias de marketing;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • corrigir desvios;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar visão de mercado;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar relatórios;
    • demonstrar agilidade;
    • tomar decisões;
    • definir políticas de segurança;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • definir indicadores de desempenho;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • definir prioridades;
    • programar promoções;
    • selecionar equipes;
    • implementar parcerias;
    • demonstrar liderança;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • orientar equipes;
    • visualizar futuro;
    • informar-se da situação da organização;
    • demonstrar criatividade;
    • gerir custos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • aprovar orçamentos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • controlar divulgação de produtos;
    • autorizar investimento;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • promover funcionários;
    • contatar fornecedores;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • fixar metas;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • firmar contratos de seguros;
    • comparar condições da concorrência;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • escolher produtos para promoção;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • escolher formas de divulgação;
    • trabalhar em equipe;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • definir políticas de manutenção;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • demonstrar objetividade;
    • acompanhar concorrência;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • definir estratégias de vendas;
    • aprovar alterações de padrão;
    • prestar contas a superiores;
    • conceder entrevistas;
    • contratar auditorias;
    • acompanhar contratos negociados;
    • firmar contratos de compras;
    • monitorar metas;
    • zelar pela imagem da organização;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • demonstrar confiabilidade;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • calcular retorno de investimento;
    • pesquisar fornecedores;
    • avaliar vendas;
    • representar empresa em eventos;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • capacitar equipes;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • aprovar eventos;
    • definir políticas de qualidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • visitar parceiros;
    • estabelecer parcerias;

    Cargos e salários CBO 1225-05 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

    Salário Diretor de Produção e Operações de Alimentação

    Diretor de Produção e Operações de Alimentação: Brasil

    • 185
    • Brasil
    • 6.414 - 22.383
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Produção e Operações de Alimentação CBO 1225-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.414 e 22.383 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 185 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-05.