CBO 1221-15 - Diretor de produção e operações em empresa florestal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Diretor de produção e operações em empresa florestal CBO 1221-15 dirige as atividades de produção em empresas do setor florestal, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração, estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico, disponibilidade de recursos, e condições adequadas na implantação das atividades para maximizar efetividade e lucratividade nas operações Atua em todas as etapas da produção florestal, gerenciando criação de mudas, manejo de florestas naturais ou plantadas, colheita e demais atividades.
Coordena comercialização dos produtos Estabelece política de desenvolvimento de pessoal Controla recursos materiais e financeiros.
Promove a utilização de novas tecnologias Adota práticas ecologicamente corretas Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1221-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de produção e operações em empresa florestal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal CBO 1221-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1221-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de produção e operações em empresa florestal
O Diretor de produção e operações em empresa florestal CBO 1221-15 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando políticas econômicas e informações do setor florestal do país e do exterior Avalia a concorrência e estuda o comportamento do mercado consumidor de produtos florestais, tais como madeira serrada, maciça e processada, biomassa, resinas, borrachas, gomas naturais, entre outros.
Analisa viabilidade econômica dos produtos.
Participa de reuniões com a direção geral da empresa do setor florestal, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico da empresa, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de produção e a lucratividade prevista nas operações Presta as informações sobre o planejamento estratégico para gerentes e supervisores de produção, definindo, em conjunto, as estratégias operacionais.
Estabelece cronograma de produção e define tecnologias específicas para manejo de florestas naturais ou de florestas plantadas de pinus, eucalipto, erva-mate, entre outras culturas Administra informações meteorológicas e de mudanças climáticas que afetam a produção florestal.
Realiza o gerenciamento da criação de mudas, do monitoramento e preservação de florestas, da colheita e demais atividades da cadeia florestal.
Realiza abordagem de desafios na área florestal, especialmente problemas de pragas e doenças Avalia possíveis soluções, como manejo integrado e controle biológico de pragas, estímulo ao uso de insumos com potencial de controle de pragas, entre outras.
Colabora nos esforços de monitoramento e detecção de entrada de novas pragas florestais no país.
Pode adotar práticas de clonagem vegetal, para obtenção de clones resistentes a determinadas pragas e doenças Promove melhoria contínua do processo produtivo florestal, com a utilização de tecnologias digitais e de controle e automação em processos da área florestal Avalia novas tecnologias de produção e promove pesquisa de novos produtos e mercados.
Fomenta programas de melhoramento genético, de nutrição florestal e de incremento da qualidade da madeira produzida Faz uso de tecnologia de controle e automação em viveiros de mudas Aperfeiçoa técnicas de manejo e de colheita florestal.
Incentiva pesquisa e desenvolvimento em prol do aumento da utilização da madeira, envolvendo usos tradicionais e novos usos Busca certificação de produtos e processos produtivos.
Avalia desempenho da produção florestal, controlando a evolução quantitativa e avaliando a qualidade da produção Coordena negociações de compras e vendas estratégicas para a empresa florestal Promove a participação da empresa florestal no mercado de carbono.
Participa na definição de critérios e programas de investimento Auxilia na obtenção de financiamento para compra de terras para florestas plantadas e de máquinas, equipamentos, implementos e outros insumos Participa da elaboração de programas de desenvolvimento relacionados à força de trabalho.
Administra recursos materiais e financeiros da empresa, autorizando requisição de compras e controlando a alocação dos recursos Acompanha a execução de investimentos Pode utilizar “software” de gestão da cadeia de produção florestal.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades Pode interagir com o conselho de administração ou órgão superior e com os acionistas, para prestar esclarecimentos sobre as atividades e os resultados alcançados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Participa de órgãos de classe e discute normas técnicas, legais e ambientais Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.
Promove o cumprimento de normas ambientais Adota práticas ecologicamente corretas Pode estimular a integração entre lavoura, pecuária e floresta Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho em atividades florestais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1221-15 deve participar de negociações, administrar os recursos da empresa, definir políticas de gestão da empresa, traçar estratégias comerciais, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho da produção, promover pesquisa e desenvolvimento, estabelecer planejamento estratégico.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aqüícola e florestal os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1221-15
Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.
Atividades exercidas por um Diretor de produção e operações em empresa florestal CBO 1221-15
Um Diretor de produção e operações em empresa florestal (ou sinônimo) deve analisar a execução orçamentária da empresa, avaliar os resultados contábeis da empresa, avaliar cronogramas de produção, autorizar necessidade de compras, promover a imagem do produto e da marca, estabelecer programas de relacionamento com a comunidade, analisar informações da empresa e do mercado, promover negociações com as hierarquias da empresa, avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa, analisar viabilidade econômica dos produtos, demonstrar responsabilidade, demonstrar disciplina, dimensionar a relação custo - benefício das compras, demonstrar objetividade, evidenciar comprometimento profissional, definir a estrutura organizacional da empresa, demonstrar persistência, definir auditorias, participar da decisão da implementação do orçamento, estudar o comportamento do mercado consumidor, promover parcerias, participar de eventos técnicos, acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais, evidenciar liderança, desenvolver flexibilidade, definir prêmios e incentivos aos funcionários, desenvolver senso de empreendedorismo, definir indicadores de mercado, participar da elaboração de programas de pós-venda, aumentar rentabilidade, aprovar recursos, definir programas de investimento, estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos, demonstrar criatividade, demonstrar iniciativa, planejar políticas fiscais e tributárias, negociar compras e vendas, demonstrar senso político, avaliar concorrência, decidir estratégias de suprimentos e vendas, participar de órgãos de classe, definir objetivos de produtividade e rentabilidade, participar da elaboração da política financeira, buscar certificação de produtos e processos produtivos, promover o cumprimento das normas ambientais, decidir prêmios e incentivos aos funcionários, pesquisar novos produtos e mercados, definir metas e alternativas de produção, buscar alternativas de produção e investimento, evidenciar organização, controlar investimentos, cultivar visão holística, participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais, atender a legislação vigente, negociar junto às entidades de classe, participar das políticas de definição de horários de trabalho, acompanhar alocação dos recursos, avaliar qualidade da produção, definir critérios de investimento, elaborar critérios de otimização da produção, promover políticas internas de novas idéias e sugestões, definir estratégias operacionais, participar da elaboração de contratos, administrar informações meteorológicas, desenvolver canais de comercialização, controlar execução dos investimentos, participar da elaboração de campanhas publicitárias, definir programas de integração, internos e externos, resolver problemas emergenciais, demonstrar autoridade, representar legalmente a empresa, promover melhoria contínua do processo produtivo, avaliar novas tecnologias, desenvolver capacidade de delegar, participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias, definir consultorias, evidenciar ética profissional, participar da elaboração de programas de recursos humanos, pesquisar metodologias de gestão, controlar a evolução da produção, raciocinar estrategicamente.