CBO 1225-10 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1225-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos diretores de produção e operações, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
      • Diretores de produção e operações.
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.

Descrição dos cargos da categoria Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-10 dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Condições de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Funções dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-10

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • analisar mercado;
  • executar planos de negócios;
  • traçar plano operacional;
  • produzir resultados;
  • coordenar equipes;
  • comunicar-se;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 1225-10

    Entre as principais atribuições dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-10 estão as de:

    • representar empresa em eventos;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • demonstrar dinamismo;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • contratar auditorias;
    • selecionar equipes;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • corrigir desvios;
    • aprovar alterações de padrão;
    • programar promoções;
    • avaliar vendas;
    • acompanhar concorrência;
    • realizar visitas de inspeção;
    • orientar equipes;
    • demonstrar criatividade;
    • definir objetivos;
    • zelar pela imagem da organização;
    • definir estratégias de vendas;
    • demonstrar liderança;
    • definir prioridades;
    • conceder entrevistas;
    • aprovar eventos;
    • implementar parcerias;
    • definir políticas de qualidade;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • demonstrar proatividade;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • escolher produtos para promoção;
    • escolher produtos para veiculação;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • controlar divulgação de produtos;
    • definir políticas de segurança;
    • pesquisar fornecedores;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • receber visitantes;
    • firmar contratos de seguros;
    • informar-se da situação da organização;
    • capacitar equipes;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • definir estratégias de marketing;
    • demonstrar visão de mercado;
    • tomar decisões;
    • visualizar futuro;
    • avaliar margem de lucros;
    • demonstrar agilidade;
    • acompanhar contratos negociados;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • firmar contratos de compras;
    • fixar metas;
    • calcular retorno de investimento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • visitar parceiros;
    • monitorar metas;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • promover funcionários;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • aprovar orçamentos;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • prestar contas a superiores;
    • avaliar relatórios;
    • definir políticas de manutenção;
    • controlar reservas;
    • definir indicadores de desempenho;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • gerir custos;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • escolher formas de divulgação;
    • autorizar investimento;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • estabelecer parcerias;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • comparar condições da concorrência;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • demonstrar confiabilidade;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • demonstrar objetividade;
    • contatar fornecedores;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • trabalhar em equipe;

    Cargos e salários CBO 1225-10 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

    Salário Diretor de Produção e Operações de Hotel

    Diretor de Produção e Operações de Hotel: Brasil

    • 139
    • Brasil
    • 4.54 - 15.104
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Produção e Operações de Hotel CBO 1225-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.54 e 15.104 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-10.