CBO 1225-10 - Diretor de produção e operações de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
O profissional no cargo de Diretor de produção e operações de hotel CBO 1225-10 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de produção e operações de empresas prestadoras de serviços de hotelaria, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Realiza pesquisas e análises de mercado visando melhorar resultados e replanejar estratégias.
Garante a qualidade de produtos e serviços oferecidos com base nos resultados da pesquisa de satisfação de clientes e no monitoramento dos processos Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal, jurídica e técnica, bem como normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1225-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de produção e operações de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de produção e operações de hotel
O Diretor de produção e operações de hotel CBO 1225-10 estabelece planos, políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de produção e operações de empresas prestadoras de serviços de hotelaria, de acordo com as orientações do conselho de administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Define políticas de benefícios para força de trabalho, de promoções para gerentes e chefes, de manutenção e de segurança.
Estabelece estratégias de marketing e de vendas, políticas de qualidade, indicadores de desempenho e suas metas e tipos e quantidade de auditorias.
Define parâmetros para as instalações e ambientes e padrões de organização para mobiliário, enxovais, uniformes, equipamentos etc Planeja a implantação de inovações em hotelaria em conjunto com diretores e gerentes, identificando fornecedores dessas tecnologias e elaborando projeto de implementação.
Traça plano operacional em conjunto com gerentes executivos, utilizando-se de sistemas de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Planeja e autoriza investimentos, estimando taxa de retorno do capital.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação e acompanhamento do planejamento estratégico Se necessário, realiza ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Executa planos de negócios, com apoio de diretores e gerentes executivos, para pesquisar, contatar e negociar com fornecedores, clientes e parceiros.
Firma contratos de compras e de seguros, acompanha contratos negociados e controla o histórico de reservas Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.
Estabelece, negocia, implementa e avalia o desempenho de parcerias Realiza a gestão dos recursos materiais e financeiros e dos custos da operação, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistema de inteligência empresarial Contrata auditorias.
Garante resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucros, analisa histórico dos resultados, avalia relatórios e altera produtos conforme oscilação de custos e de preço final Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o conselho de administração ou órgão superior e os acionistas, quando houver.
Coordena equipes de gestores, selecionando-os, provendo capacitação das equipes e orientando seus membros Garante a qualidade de produtos e serviços, solicitando pesquisa de satisfação do cliente e analisando os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização, assegurando a qualidade das instalações e facilidades disponibilizadas aos hóspedes, a higiene dos funcionários, das instalações e dos ambientes e a salubridade dos processos Cobra a padronização dos serviços, corrigindo desvios.
Realiza análise de mercado, acompanhando e comparando condições da concorrência, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1225-10 deve coordenar equipes, garantir qualidade de produtos e serviços, definir planos, políticas e diretrizes, analisar mercado, produzir resultados, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, executar planos de negócios, traçar plano operacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-10
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Diretor de produção e operações de hotel CBO 1225-10
Um Diretor de produção e operações de hotel (ou sinônimo) deve participar de feiras nacionais e internacionais, definir políticas de benefícios para colaboradores, aprovar eventos, atender a franqueados e parceiros, realizar visitas de inspeção, demonstrar criatividade, dispensar gerentes e chefes, monitorar indicadores de desempenho, zelar pelo funcionamento da organização, monitorar metas, avaliar desempenho de equipes, definir estratégias de marketing, controlar divulgação de produtos, demonstrar poder de convencimento, fixar metas, definir padrões da organização - móveis, uniformes, utensílios etc., estabelecer formas de pagamento, contatar fornecedores, demonstrar proatividade, pesquisar fornecedores, definir estratégias de vendas, visitar parceiros, prestar contas a superiores, demonstrar fluência em outro idioma, comparar condições da concorrência, cobrar padronização de produtos e serviços, escolher produtos para promoção, aprovar alterações de padrão, definir objetivos, definir políticas de segurança, zelar pela imagem da organização, acompanhar contratos negociados, demonstrar liderança, contratar auditorias, programar promoções, escolher formas de divulgação, demonstrar dinamismo, aprovar orçamentos, definir políticas de manutenção, gerir recursos materiais e financeiros, escolher produtos para veiculação, demonstrar agilidade, implementar parcerias, conceder entrevistas, firmar contratos de seguros, definir tipos e quantidade de auditorias, acompanhar concorrência, analisar pesquisa de satisfação do cliente, avaliar vendas, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, trabalhar em equipe, gerir custos, corrigir desvios, aprovar campanhas de marketing, assegurar higiene dos funcionários, assegurar higiene dos utensílios e do ambiente, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, definir políticas de qualidade, controlar reservas, premiar desempenho de funcionários, demonstrar confiabilidade, definir prioridades, demonstrar flexibilidade, estabelecer parcerias, representar empresa em eventos, demonstrar visão de mercado, avaliar comportamento dos resultados, receber visitantes, avaliar relatórios, visualizar futuro, orientar equipes, avaliar margem de lucros, selecionar equipes, definir indicadores de desempenho, demonstrar objetividade, calcular retorno de investimento, avaliar desempenho dos parceiros, firmar contratos de compras, estabelecer preços de produtos e serviços, capacitar equipes, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, definir parâmetros para cozinhas, autorizar planejamento de cozinhas, tomar decisões, autorizar investimento, informar-se da situação da organização, promover funcionários, definir políticas de promoções para gerentes e chefes.