CBO 1225-10 - Diretor de produção e operações de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
O profissional no cargo de Diretor de produção e operações de hotel CBO 1225-10 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de produção e operações de empresas prestadoras de serviços de hotelaria, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Realiza pesquisas e análises de mercado visando melhorar resultados e replanejar estratégias.
Garante a qualidade de produtos e serviços oferecidos com base nos resultados da pesquisa de satisfação de clientes e no monitoramento dos processos Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal, jurídica e técnica, bem como normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1225-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de produção e operações de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de produção e operações de hotel
O Diretor de produção e operações de hotel CBO 1225-10 estabelece planos, políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de produção e operações de empresas prestadoras de serviços de hotelaria, de acordo com as orientações do conselho de administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Define políticas de benefícios para força de trabalho, de promoções para gerentes e chefes, de manutenção e de segurança.
Estabelece estratégias de marketing e de vendas, políticas de qualidade, indicadores de desempenho e suas metas e tipos e quantidade de auditorias.
Define parâmetros para as instalações e ambientes e padrões de organização para mobiliário, enxovais, uniformes, equipamentos etc Planeja a implantação de inovações em hotelaria em conjunto com diretores e gerentes, identificando fornecedores dessas tecnologias e elaborando projeto de implementação.
Traça plano operacional em conjunto com gerentes executivos, utilizando-se de sistemas de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Planeja e autoriza investimentos, estimando taxa de retorno do capital.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação e acompanhamento do planejamento estratégico Se necessário, realiza ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Executa planos de negócios, com apoio de diretores e gerentes executivos, para pesquisar, contatar e negociar com fornecedores, clientes e parceiros.
Firma contratos de compras e de seguros, acompanha contratos negociados e controla o histórico de reservas Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.
Estabelece, negocia, implementa e avalia o desempenho de parcerias Realiza a gestão dos recursos materiais e financeiros e dos custos da operação, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistema de inteligência empresarial Contrata auditorias.
Garante resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucros, analisa histórico dos resultados, avalia relatórios e altera produtos conforme oscilação de custos e de preço final Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o conselho de administração ou órgão superior e os acionistas, quando houver.
Coordena equipes de gestores, selecionando-os, provendo capacitação das equipes e orientando seus membros Garante a qualidade de produtos e serviços, solicitando pesquisa de satisfação do cliente e analisando os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização, assegurando a qualidade das instalações e facilidades disponibilizadas aos hóspedes, a higiene dos funcionários, das instalações e dos ambientes e a salubridade dos processos Cobra a padronização dos serviços, corrigindo desvios.
Realiza análise de mercado, acompanhando e comparando condições da concorrência, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1225-10 deve comunicar-se, traçar plano operacional, produzir resultados, demonstrar competências pessoais, executar planos de negócios, garantir qualidade de produtos e serviços, definir planos, políticas e diretrizes, analisar mercado, coordenar equipes.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-10
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Diretor de produção e operações de hotel CBO 1225-10
Um Diretor de produção e operações de hotel (ou sinônimo) deve definir políticas de qualidade, aprovar campanhas de marketing, gerir custos, autorizar investimento, autorizar planejamento de cozinhas, controlar divulgação de produtos, definir políticas de benefícios para colaboradores, programar promoções, gerir recursos materiais e financeiros, zelar pelo funcionamento da organização, zelar pela imagem da organização, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, analisar pesquisa de satisfação do cliente, assegurar higiene dos funcionários, definir políticas de promoções para gerentes e chefes, escolher formas de divulgação, firmar contratos de seguros, definir objetivos, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, realizar visitas de inspeção, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, selecionar equipes, demonstrar poder de convencimento, contatar fornecedores, definir tipos e quantidade de auditorias, demonstrar visão de mercado, corrigir desvios, promover funcionários, dispensar gerentes e chefes, monitorar indicadores de desempenho, definir estratégias de marketing, atender a franqueados e parceiros, demonstrar flexibilidade, visualizar futuro, contratar auditorias, firmar contratos de compras, definir indicadores de desempenho, avaliar margem de lucros, tomar decisões, definir prioridades, estabelecer formas de pagamento, definir estratégias de vendas, acompanhar contratos negociados, demonstrar proatividade, estabelecer preços de produtos e serviços, avaliar desempenho dos parceiros, escolher produtos para veiculação, participar de feiras nacionais e internacionais, demonstrar criatividade, definir padrões da organização - móveis, uniformes, utensílios etc., assegurar higiene dos utensílios e do ambiente, estabelecer parcerias, demonstrar liderança, premiar desempenho de funcionários, definir políticas de segurança, demonstrar dinamismo, representar empresa em eventos, trabalhar em equipe, definir parâmetros para cozinhas, definir políticas de manutenção, avaliar comportamento dos resultados, conceder entrevistas, demonstrar agilidade, pesquisar fornecedores, visitar parceiros, capacitar equipes, avaliar desempenho de equipes, demonstrar fluência em outro idioma, aprovar eventos, acompanhar concorrência, fixar metas, orientar equipes, avaliar vendas, comparar condições da concorrência, cobrar padronização de produtos e serviços, avaliar relatórios, monitorar metas, prestar contas a superiores, calcular retorno de investimento, aprovar orçamentos, aprovar alterações de padrão, receber visitantes, demonstrar confiabilidade, controlar reservas, escolher produtos para promoção, informar-se da situação da organização, implementar parcerias, demonstrar objetividade.