CBO 1224-05 - Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações em empresa do comércio
O profissional no cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 Formula e implementa estratégia comercial de empresas de varejo e atacado, definindo diretrizes em conformidade com o Conselho de Administração Identifica oportunidades de crescimento, estabelece objetivos comerciais e metas de vendas, e define a abordagem de precificação.
Lidera a estratégia comercial, implementando planos estratégicos e supervisionando os desdobramentos táticos em função de resultados estabelecidos Coordena o gerenciamento de equipes, garantindo o recrutamento, treinamento e orientação adequados para maximizar o desempenho dos funcionários Analisa o mercado, monitora tendências, pesquisa a concorrência e as necessidades dos clientes, considerando a análise de custos, a estratégia de posicionamento, a concorrência e a elasticidade da demanda para tomada de decisões.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1224-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações em empresa do comércio que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações em empresa do comércio CBO 1224-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1224-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações em empresa do comércio.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
O Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de empresas de comércio varejista e de atacado, e-commerce, B2B (business-to-business), indústria manufatureira e empresas de serviços, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e impulsionando o desempenho individual e coletivo.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários.
Estuda tendências e mudanças no mercado e do setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais.
Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como gestão empresarial, de estoques, de relacionamento com clientes, de automação de vendas, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1224-05 deve implantar filiais e representações comerciais, dirigir operações do comércio, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de marketing, estabelecer diretrizes de operações do comércio, coordenar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1224-05
O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05
Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) (ou sinônimo) deve sugerir desenvolvimento de novos produtos, representar a empresa em negociações comerciais, assegurar cumprimento de objetivos e metas, verificar resultados de campanhas de vendas, negociar soluções comerciais, participar da ação de venda, definir fornecedores, decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe, levantar necessidades de treinamento da equipe, firmar contratos de fornecimento, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado, demonstrar capacidade de comunicação verbal, exercer liderança, identificar talentos, estabelecer estratégia de participação em eventos, definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos, estabelecer indicadores de resultado, controlar orçamento, contratar pessoal para a equipe, atender auditoria, executar as políticas de comercialização, decidir sobre meios de comunicação com o mercado, negociar aquisição de recursos materiais, monitorar desempenho de filiais e representações comerciais, firmar contratos de aquisição, delinear organograma da equipe, definir descontos aplicáveis às listas, validar campanhas mercadológicas, discutir resultados obtidos, estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado, adequar estratégias conforme resultados alcançados, especificar recursos humanos e materias para abertura de filiais, apresentar planos de comercialização, demonstrar automotivação, submeter a diretoria, plano de investimento na área, definir preço e condições de fornecimento - prazos, transporte, forma de entrega, determinar parcerias, procurar inovação, definir critéros básicos de comercialização, exercer comando, estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing, expor relatórios de resultados, organizar seminários e palestras, colaborar na definição de critérios da remuneração variável, estabelecer parcerias promocionais, demonstrar interesse em atualização profissional, demonstrar empatia, estabelecer indicadores de desempenho, definir metodologia de vendas, analisar cenário político-econômico, solicitar aprovação de plano de investimentos na área, atuar em reuniões com demais diretores, promover treinamento de vendedores, identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações, sugerir campanhas mercadológicas, definir formas de comercialização, divulgar novos produtos, estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica, dimensionar necessidade de pessoal na equipe, gerir conflitos, elaborar orçamento, decidir sobre participação em eventos, aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe, apresentar idéias e inovações, realizar seminários e palestras, demonstrar convivência, analisar a dinâmica dos mercados, analisar tendências de consumo, extinguir filiais e representações comerciais, implementar programas de incentivo a produtividade, fixar política de estoques, fixar políticas de comercialização, formular linhas gerais de campanhas de vendas, fixar metas, colaborar na seleção de pessoal, decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe, participar de eventos - feiras, seminários, congressos..., demonstar equilíbrio emocional, analisar demanda de novos produtos, negociar condições de fornecimento com fornecedores, autorizar criação de filiais e representações comerciais, verificar condições especiais de venda, verificar níveis de preços a praticar, demonstrar cultura geral, acompanhar desempenho de vendas por região, participar de pesquisas de mercado, conceder entrevistas, orientar pesquisa para implantação de filiais e representações, situar concorrentes, delinear perfil de pessoal da equipe de vendas, estruturar equipe, decidir sobre promoção de produtos, propor listas de preços, promover treinamento de clientes e operadores, prospectar novos segmentos de mercado, avaliar desempenho da equipe, definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro, sugerir melhoria em produtos atuais, acompanhar resultados das vendas, contatar clientes e distribuidores, definir recursos materiais e financeiros.