CBO 1224-05 - Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações em empresa do comércio
O profissional no cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 Formula e implementa estratégia comercial de empresas de varejo e atacado, definindo diretrizes em conformidade com o Conselho de Administração Identifica oportunidades de crescimento, estabelece objetivos comerciais e metas de vendas, e define a abordagem de precificação.
Lidera a estratégia comercial, implementando planos estratégicos e supervisionando os desdobramentos táticos em função de resultados estabelecidos Coordena o gerenciamento de equipes, garantindo o recrutamento, treinamento e orientação adequados para maximizar o desempenho dos funcionários Analisa o mercado, monitora tendências, pesquisa a concorrência e as necessidades dos clientes, considerando a análise de custos, a estratégia de posicionamento, a concorrência e a elasticidade da demanda para tomada de decisões.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1224-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações em empresa do comércio que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações em empresa do comércio CBO 1224-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1224-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações em empresa do comércio.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
O Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de empresas de comércio varejista e de atacado, e-commerce, B2B (business-to-business), indústria manufatureira e empresas de serviços, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e impulsionando o desempenho individual e coletivo.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários.
Estuda tendências e mudanças no mercado e do setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais.
Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como gestão empresarial, de estoques, de relacionamento com clientes, de automação de vendas, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1224-05 deve administrar recursos materiais e financeiros, implantar filiais e representações comerciais, dirigir operações do comércio, comunicar-se, participar de atividades de marketing, estabelecer diretrizes de operações do comércio, demonstrar competências pessoais, coordenar recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1224-05
O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05
Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) (ou sinônimo) deve decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe, demonstrar cultura geral, colaborar na seleção de pessoal, promover treinamento de vendedores, participar de eventos - feiras, seminários, congressos..., firmar contratos de aquisição, demonstar equilíbrio emocional, avaliar desempenho da equipe, demonstrar capacidade de comunicação verbal, decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe, implementar programas de incentivo a produtividade, elaborar orçamento, estabelecer indicadores de resultado, solicitar aprovação de plano de investimentos na área, exercer comando, dimensionar necessidade de pessoal na equipe, formular linhas gerais de campanhas de vendas, divulgar novos produtos, adequar estratégias conforme resultados alcançados, definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos, estruturar equipe, organizar seminários e palestras, fixar metas, sugerir desenvolvimento de novos produtos, apresentar idéias e inovações, verificar níveis de preços a praticar, demonstrar empatia, fixar políticas de comercialização, acompanhar desempenho de vendas por região, estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing, verificar condições especiais de venda, discutir resultados obtidos, decidir sobre participação em eventos, prospectar novos segmentos de mercado, demonstrar automotivação, estabelecer indicadores de desempenho, definir fornecedores, definir recursos materiais e financeiros, aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe, procurar inovação, controlar orçamento, apresentar planos de comercialização, estabelecer estratégia de participação em eventos, exercer liderança, validar campanhas mercadológicas, identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações, definir descontos aplicáveis às listas, estabelecer parcerias promocionais, assegurar cumprimento de objetivos e metas, monitorar desempenho de filiais e representações comerciais, negociar condições de fornecimento com fornecedores, analisar demanda de novos produtos, firmar contratos de fornecimento, expor relatórios de resultados, orientar pesquisa para implantação de filiais e representações, negociar aquisição de recursos materiais, identificar talentos, definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro, analisar a dinâmica dos mercados, atender auditoria, analisar cenário político-econômico, analisar tendências de consumo, delinear perfil de pessoal da equipe de vendas, executar as políticas de comercialização, autorizar criação de filiais e representações comerciais, estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica, promover treinamento de clientes e operadores, fixar política de estoques, estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado, decidir sobre meios de comunicação com o mercado, delinear organograma da equipe, extinguir filiais e representações comerciais, contratar pessoal para a equipe, determinar parcerias, decidir sobre promoção de produtos, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, submeter a diretoria, plano de investimento na área, representar a empresa em negociações comerciais, participar da ação de venda, verificar resultados de campanhas de vendas, realizar seminários e palestras, sugerir campanhas mercadológicas, sugerir melhoria em produtos atuais, situar concorrentes, propor listas de preços, demonstrar interesse em atualização profissional, participar de pesquisas de mercado, levantar necessidades de treinamento da equipe, definir metodologia de vendas, atuar em reuniões com demais diretores, definir critéros básicos de comercialização, definir formas de comercialização, demonstrar convivência, conceder entrevistas, acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado, definir preço e condições de fornecimento - prazos, transporte, forma de entrega, contatar clientes e distribuidores, gerir conflitos, colaborar na definição de critérios da remuneração variável, especificar recursos humanos e materias para abertura de filiais, negociar soluções comerciais, acompanhar resultados das vendas.