CBO 8414-60 - Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos
O profissional no cargo de Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras) CBO 8414-60 opera instalações de beneficiamento de grãos de soja, milho, amendoim e outras oleaginosas, destinados à extração de óleos, gorduras e farelos Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço e programação da produção.
Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia Cumpre legislação sanitária, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 8414-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos CBO 8414-60 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8414-60
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos.
- Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.
O que faz um Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras)
O Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras) CBO 8414-60 prepara as atividades, de acordo com ordem de serviço e programação da produção Seleciona ferramentas e instrumentos de trabalho, de acordo com as especificações do processo.
Inspeciona as condições operacionais de máquinas e equipamentos.
Interpreta os procedimentos e controla as variáveis do processo, conforme parâmetros especificados Recebe grãos de soja, milho, amendoim e outros oleaginosos.
Realiza a fase de limpeza, removendo folhas, pedras, areia, metais e outros materiais, com o uso de equipamentos, como tambores rotativos de chapas perfuradas, peneiras vibratórias e eletroímãs colocados em esteira transportadora Realiza a secagem dos grãos, reduzindo o teor de umidade.
Nos grãos com casca, executa a separação de polpa e casca no quebrador.
Encaminha os grãos para silos de armazenamento Fragmenta os grãos a pequenas partículas.
Efetua a laminação da polpa do grão a flocos finos.
Realiza o processo de cozimento, que promove uma ruptura adicional nos grãos, por meio do calor úmido, do vapor direto ou do indireto Define a temperatura de cozimento, de acordo com o grão a ser processado Mede massa, volume, temperatura e controla tempo e pressão de aquecimento do cozimento.
Para a extração de óleo e de gordura, executa e controla as operações unitárias de prensagem mecânica - prensagem contínua e prensagem hidráulica ou descontínua – e extração com uso de solventes Encaminha óleos e gorduras crus para serem submetidos a tratamentos, visando atendimento aos usos a que se destinam Separa as tortas – resíduos do processo de extração por prensagem – para utilização do farelo, na fabricação de ração animal.
Efetua amostragem e inspeções dos produtos em etapas intermediárias e final, controlando a acidez e o teor de gordura conforme resultados das análises Emite relatórios e registros da produção e do controle de qualidade do produto.
Presta informações sobre o processo realizado, para orientar a sua continuidade Mantém as condições de limpeza, higiene e esterilização dos equipamentos das linhas de produção Conserva o ambiente limpo e organizado.
Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento Verifica o funcionamento das máquinas e dos equipamentos Desliga máquinas e equipamentos ao ouvir alarmes de mau funcionamento, requisitando a necessária manutenção ou substituição Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando descarte de acordo com as normas ambientais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8414-60 deve cozinhar produtos alimentícios, preparar rações, demonstrar competências pessoais, fabricar manteiga, prensar frutas e grãos, preparar alimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos atuam no setor primário da economia (agricultura, pecuária, pesca) e na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, pó, odores e câmaras frias.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8414-60
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras) CBO 8414-60
Um Operador de preparação de grãos vegetais (óleos e gorduras) (ou sinônimo) deve manter-se atualizado na carreira profissional, detectar e definir soluções para trabalhos em condições desfavoráveis, controlar processo de expansão de grãos, filtrar óleo através de centrífuga ou prensa de filtro, demonstrar iniciativa, preencher os relatórios de controle dos equipamentos para orientar a continuação do processo, preparar relatórios ou registros de informações, operar moinho de grãos para ração, controlar vazão, separação de polpa e casca no quebrador, participar de discussões técnicas, reconhecer os limites de autoridade, interpretar relatórios, tabelas, procedimentos e fórmulas, efetuar medidas de massa, volume e temperatura, controlar umidade de grãos no pré-processamento, desinfetar o sistema utilizando soluções bactericidas, determinar as proporções requeridas, controlar o stress, manter higiene pessoal, manipular bombas, válvulas, e vapor dágua de aquecimento, trabalhar em equipe, controlar temperatura, tempo e pressão de aquecimento, efetuar laminação de polpa de grãos regulando moinho laminador, controlar vazão conforme capacidade da prensa.