CBO 4201-10 - Supervisor de cobrança

Entenda o que fazem os supervisores de atendimento ao público e de pesquisa no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Supervisor de cobrança e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Supervisor de cobrança

Supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas. Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos. Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos. Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos. Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.

Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos. Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros. Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs. Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.

Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes. Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos. Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas. Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.

Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos.

Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal. Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo. Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho. Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral. Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal.

Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento. Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe.

Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS ECONOMIA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 4 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE COBRANÇA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANEJAMENTO OPERACIONAL 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE DE INADIMPLÊNCIA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - MODELOS DE CARTA DE COBRANÇA 4 4 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICA DE COBRANÇA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE COBRANÇA 4 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINA PARA ENCAMINHAMENTO DE TÍTULO PARA PROTESTO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS PARA COBRANÇA E NEGOCIAÇÃO JUDICIAL 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO APLICADAS À COBRANÇA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TERCEIRIZAÇÃO DE COBRANÇA 3 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PDP) 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMA DE RECONHECIMENTO DO DESEMPENHO DE FUNCIONÁRIOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSO DE INTEGRAÇÃO EM EMPRESA INTEGRAÇÃO EM EMPRESA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - INDICADORES DE DESEMPENHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 2 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 5 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 4

Condições de Trabalho

Atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • verificar necessidades de novos equipamentos;
  • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
  • rever rotinas de trabalho;
  • treinar novos funcionários;
  • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
  • identificar prioridades;
  • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
  • conferir faturas;
  • controlar as emoções;
  • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
  • expressar-se com fluência verbal;
  • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
  • propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários;
  • propor reciclagem de funcionários;
  • aplicar penalidades aos funcionários;
  • agir com ética e atitude profissional;
  • definir perfil para cargos;
  • propor desligamentos de funcionários;
  • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
  • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
  • conferir numerário e produtos do caixa;
  • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
  • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • identificar falhas do processo de trabalho;
  • promover rodízio de funções;
  • relatar falhas do processo de trabalho;
  • intermediar conflitos entre áreas internas;
  • elaborar cronograma de trabalho;
  • monitorar atendimento telefônico;
  • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
  • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
  • agir com empatia;
  • orientar trabalho dos empregados;
  • reenquadrar funcionários em outra função;
  • definir rotinas de trabalho;
  • verificar consistência de dados coletados;
  • definir recursos de trabalho;
  • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
  • controlar ligações telefônicas;
  • manter-se atualizado;
  • propor promoções de funcionários;
  • elaborar programação de férias;
  • promover atendimento personalizado ao cliente;
  • prestar informações ao público e informantes;
  • propor admissões de funcionários;
  • agir com desenvoltura;
  • atuar com dinamismo;
  • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
  • relatar necessidades de clientes e não clientes;
  • administrar banco de dados e listagens;
  • selecionar pessoal;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • propor penalidades aos funcionários;
  • demonstrar atitude pró-ativa;
  • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
  • negociar pagamentos com devedores;
  • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
  • agir com criatividade;
  • promover reuniões;
  • analisar relatórios;
  • liderar equipe;
  • estimar volume de trabalho;
  • agir com flexibilidade;
  • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
  • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
  • avaliar desempenho dos funcionários;
  • justificar diferenças de caixa;
  • esclarecer dúvidas dos funcionários;
  • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
  • propor novos serviços aos clientes;
  • reconhecer diferenças pessoais;
  • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
  • emitir relatórios de controle e desempenho;
  • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
  • criar relacionamento interpessoal;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-10

CBO 4201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisor de cobrança que pertence ao grupo dos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4201-10 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 420110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 420110 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Supervisor de Cobrança

Supervisor de Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.155 e 6.343 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança

Chefe de Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.155 e 6.343 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança

Coordenador de Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.155 e 6.343 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Encarregado de Cobrança

Encarregado de Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.155 e 6.343 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança

Supervisor de Cobrança: São Paulo

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.610 e 7.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.656 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança Fortaleza

Supervisor de Cobrança: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.169 e 3.537 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 136 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança Goiânia

Supervisor de Cobrança: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.780 e 5.256 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança Belo Horizonte

Supervisor de Cobrança: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.207 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança São Paulo

Supervisor de Cobrança: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.023 e 8.812 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 883 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança Curitiba

Supervisor de Cobrança: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.609 e 4.592 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança Porto Alegre

Chefe de Cobrança: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.012 e 5.917 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança São Paulo

Chefe de Cobrança: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.035 e 8.927 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 887 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança

Chefe de Cobrança: São Paulo

O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.610 e 7.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.656 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Rio de Janeiro

Coordenador de Cobrança: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.003 e 7.788 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Joinville

Coordenador de Cobrança: Joinville, SC

O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 3.084 e 5.262 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 61 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Belo Horizonte

Coordenador de Cobrança: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.207 e 5.899 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Fortaleza

Coordenador de Cobrança: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.145 e 3.435 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Porto Alegre

Coordenador de Cobrança: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.012 e 5.917 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.