CBO 4201-25 - Supervisor de recepcionistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de recepcionistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-25 deve qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve inventariar móveis, equipamentos e produtos, agir com ética e atitude profissional, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, administrar conflitos entre funcionários, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, orientar trabalho dos empregados, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, promover atendimento personalizado ao cliente, administrar banco de dados e listagens, expressar-se com fluência verbal, intermediar conflitos entre áreas internas, identificar prioridades, definir recursos de trabalho, promover reuniões, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, estimar volume de trabalho, reenquadrar funcionários em outra função, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, treinar novos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, definir perfil para cargos, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, esclarecer dúvidas dos funcionários, promover rodízio de funções, agir com empatia, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, elaborar escalas de trabalho, tabular dados, monitorar atendimento telefônico, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, definir rotinas de trabalho, verificar consistência de dados coletados, propor desligamentos de funcionários, propor promoções de funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, agir com desenvoltura, analisar relatórios, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, elaborar cronograma de trabalho, controlar as emoções, manter-se atualizado, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor novos serviços aos clientes, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, selecionar pessoal, demonstrar atitude pró-ativa, conferir faturas, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, conferir numerário e produtos do caixa, identificar falhas do processo de trabalho, relatar falhas do processo de trabalho, prestar informações ao público e informantes, justificar diferenças de caixa, rever rotinas de trabalho, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, elaborar programação de férias, emitir relatórios de controle e desempenho, verificar necessidades de novos equipamentos, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, atuar com dinamismo, avaliar desempenho dos funcionários, criar relacionamento interpessoal, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, orçar custos, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, aplicar penalidades aos funcionários, agir com criatividade, controlar movimentação de questionários, agir com flexibilidade, relatar necessidades de clientes e não clientes, administrar conflitos entre funcionários e clientes, propor fechamento de contratos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, controlar ligações telefônicas, propor reciclagem de funcionários, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, reconhecer diferenças pessoais, propor penalidades aos funcionários, propor admissões de funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, liderar equipe.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: Brasil

  • 7.806
  • Brasil
  • 2.431 - 4.781
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: Brasil

  • 7.806
  • Brasil
  • 2.431 - 4.781
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: Brasil

  • 7.806
  • Brasil
  • 2.431 - 4.781
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção

Encarregado de Recepção: Brasil

  • 7.806
  • Brasil
  • 2.431 - 4.781
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Brasil

  • 7.806
  • Brasil
  • 2.431 - 4.781
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.806 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: São Paulo

  • 2.616
  • São Paulo
  • 2.646 - 4.755
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.646 e 4.755 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: Minas Gerais

  • 555
  • Minas Gerais
  • 2.275 - 4.057
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.275 e 4.057 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Rio de Janeiro

Supervisor de Recepcionistas: Rio de Janeiro, RJ

  • 593
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.725 - 4.896
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.725 e 4.896 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 593 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Cascavel

Supervisor de Recepcionistas: Cascavel, PR

  • 21
  • Cascavel, PR
  • 2.141 - 3.649
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.141 e 3.649 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: Rio de Janeiro

  • 846
  • Rio de Janeiro
  • 2.555 - 4.545
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.555 e 4.545 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 846 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Brasília

Supervisor de Recepcionistas: Brasília, DF

  • 247
  • Brasília, DF
  • 2.256 - 4.039
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.256 e 4.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas São Paulo

Supervisor de Recepcionistas: São Paulo, SP

  • 1.003
  • São Paulo, SP
  • 3.011 - 5.507
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.011 e 5.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.003 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Balneário Camboriú

Supervisor de Recepcionistas: Balneário Camboriú, SC

  • 35
  • Balneário Camboriú, SC
  • 2.779 - 4.858
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 2.779 e 4.858 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas João Pessoa

Supervisor de Recepcionistas: João Pessoa, PB

  • 52
  • João Pessoa, PB
  • 1.954 - 3.414
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.954 e 3.414 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Belo Horizonte

Supervisor de Recepcionistas: Belo Horizonte, MG

  • 169
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.502 - 4.628
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.502 e 4.628 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Florianópolis

Chefe de Recepção: Florianópolis, SC

  • 52
  • Florianópolis, SC
  • 3.013 - 5.562
  • 42h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.013 e 5.562 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Rio de Janeiro

Chefe de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

  • 593
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.725 - 4.896
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.725 e 4.896 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 593 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção São Paulo

Chefe de Recepção: São Paulo, SP

  • 1.003
  • São Paulo, SP
  • 3.011 - 5.507
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.011 e 5.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.003 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.