CBO 4201-20 - Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa
O profissional no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20 supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.
Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4201-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Supervisor de entrevistadores e recenseadores
O Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20 planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.
Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.
Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.
Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.
Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.
Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.
Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.
Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4201-20 deve qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-20
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20
Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores (ou sinônimo) deve elaborar escalas de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, verificar consistência de dados coletados, administrar conflitos entre funcionários, identificar prioridades, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, elaborar programação de férias, propor desligamentos de funcionários, manter-se atualizado, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, confrontar dados coletados, providenciar substituição de insumos pesquisados, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, tabular dados, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, dimensionar equipe de trabalho, controlar as emoções, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, promover rodízio de funções, orientar trabalho dos empregados, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, selecionar pessoal, promover reuniões, reenquadrar funcionários em outra função, administrar conflitos entre funcionários e clientes, rever rotinas de trabalho, orçar custos, agir com ética e atitude profissional, verificar necessidades de novos equipamentos, definir recursos de trabalho, criar relacionamento interpessoal, analisar relatórios, avaliar desempenho dos funcionários, reconhecer diferenças pessoais, liderar equipe, prestar informações ao público e informantes, propor novos serviços aos clientes, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, expressar-se com fluência verbal, inventariar móveis, equipamentos e produtos, aplicar penalidades aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, elaborar cronograma de trabalho, estimar volume de trabalho, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, agir com criatividade, propor promoções de funcionários, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, controlar ligações telefônicas, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, criticar questionários preenchidos, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, administrar banco de dados e listagens, intermediar conflitos entre áreas internas, promover atendimento personalizado ao cliente, propor penalidades aos funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, agir com desenvoltura, controlar movimentação de questionários, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, definir perfil para cargos, agir com empatia, emitir relatórios de controle e desempenho, propor reciclagem de funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, agir com flexibilidade, treinar novos funcionários, atuar com dinamismo, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, demonstrar atitude pró-ativa, propor admissões de funcionários, definir rotinas de trabalho.