CBO 4201-20 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4201-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos supervisores de atendimento ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Supervisores de atendimento ao público.
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.

Descrição dos cargos da categoria Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20 supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Condições de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Funções dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 4201-20

    Entre as principais atribuições dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20 estão as de:

    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • definir perfil para cargos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • confrontar dados coletados;
    • manter-se atualizado;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • controlar as emoções;
    • agir com empatia;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • orçar custos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • agir com desenvoltura;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • propor promoções de funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • criticar questionários preenchidos;
    • treinar novos funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • promover reuniões;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • rever rotinas de trabalho;
    • liderar equipe;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • tabular dados;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir recursos de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • estimar volume de trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • promover rodízio de funções;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • analisar relatórios;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • selecionar pessoal;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • agir com criatividade;
    • identificar prioridades;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • atuar com dinamismo;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor admissões de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;

    Cargos e salários CBO 4201-20 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

    Salário Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores

    Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores: Brasil

    • 433
    • Brasil
    • 2.575 - 5.782
    • 42h
    O profissional no cargo de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 5.782 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 433 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.
    Salário Agente de Coleta Supervisor

    Agente de Coleta Supervisor: Brasil

    • 433
    • Brasil
    • 2.575 - 5.782
    • 42h
    O profissional no cargo de Agente de Coleta Supervisor CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.575 e 5.782 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 433 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.
    Salário Supervisor de Coleta

    Supervisor de Coleta: Brasil

    • 434
    • Brasil
    • 2.57 - 5.749
    • 42h
    O profissional no cargo de Supervisor de Coleta CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.57 e 5.749 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.