CBO 4201-30 - Supervisor de telefonistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de telefonistas CBO 4201-30 supervisiona a execução de serviços de atendimento telefônico, planejando o trabalho de telefonistas, controlando a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, avaliando a qualidade dos serviços prestados Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4201-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telefonistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de telefonistas

O Supervisor de telefonistas CBO 4201-30 planeja o trabalho de telefonistas, definindo rotinas, propondo ações de melhoria em processos e estabelecendo regras para atendimento e para fornecimento de informações Dimensiona a equipe e distribui a carga de trabalho.

Providencia materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas, capacitando e orientando a equipe Controla a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, orientando equipe quanto aos procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho, monitorando atendimento telefônico e administrando conflitos.

Propõe alternativas contingenciais para resolução de problemas Administra banco de dados e listagens, sistematizando informações sobre ligações realizadas.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de telefonistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos e analisando resultados da equipe em centrais telefônicas Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos.

Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-30 deve atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-30

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de telefonistas CBO 4201-30

Um Supervisor de telefonistas (ou sinônimo) deve reenquadrar funcionários em outra função, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, relatar falhas do processo de trabalho, expressar-se com fluência verbal, elaborar cronograma de trabalho, verificar necessidades de novos equipamentos, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, selecionar pessoal, prestar informações ao público e informantes, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, orientar trabalho dos empregados, agir com flexibilidade, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, rever rotinas de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, administrar conflitos entre funcionários e clientes, agir com desenvoltura, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, monitorar atendimento telefônico, promover atendimento personalizado ao cliente, promover reuniões, intermediar conflitos entre áreas internas, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, definir recursos de trabalho, elaborar programação de férias, propor promoções de funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, tabular dados, propor desligamentos de funcionários, reconhecer diferenças pessoais, criar relacionamento interpessoal, aplicar penalidades aos funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, manter-se atualizado, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, atuar com dinamismo, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, agir com ética e atitude profissional, treinar novos funcionários, controlar as emoções, liderar equipe, controlar ligações telefônicas, dimensionar equipe de trabalho, analisar relatórios, identificar prioridades, propor admissões de funcionários, agir com empatia, definir rotinas de trabalho, propor reciclagem de funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, administrar banco de dados e listagens, identificar falhas do processo de trabalho, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, administrar conflitos entre funcionários, verificar consistência de dados coletados, agir com criatividade, elaborar escalas de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, demonstrar atitude pró-ativa, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, emitir relatórios de controle e desempenho, relatar necessidades de clientes e não clientes, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, definir perfil para cargos, propor penalidades aos funcionários.

Cargos e salários CBO 4201-30 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Telefonistas

Supervisor de Telefonistas: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Telefonistas CBO 4201-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.454 e 4.274 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-30.
Salário Encarregado de Telefonistas

Encarregado de Telefonistas: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Telefonistas CBO 4201-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.454 e 4.274 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-30.